Nos acompanhe

Paraíba

Saúde da Paraíba inicia curso para promover a Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba (Projeto Amar), iniciou, nesta terça-feira (8), a primeira turma do curso de Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), voltado para médicos e enfermeiros que atuam nos serviços de saúde das redes estadual e municipais, com o objetivo principal de promover a redução da mortalidade na infância na Paraíba.

De acordo com a gerente de Aprimoramento da Rede de Atenção à Saúde do Projeto Amar, Deborah Gomes, a iniciativa vai contribuir para a capacitação das equipes de saúde e, principalmente, para a qualificação dos serviços hospitalares, que contarão com profissionais devidamente habilitados para o desenvolvimento e a aplicação da estratégia AIDPI.

“Essa é uma ação que chega para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços de Saúde oferecidos na Paraíba, seja na rede estadual, seja nos equipamentos de saúde dos municípios. Esperamos, com essa capacitação, reduzir indicadores, ampliar a assistência em saúde e promover um melhor cenário do SUS em todo o território estadual”, destacou Deborah, frisando que a qualificação profissional também é um dos eixos do Projeto Amar, além das reformas estruturais e da aquisição de equipamentos médico-hospitalares para as instituições de saúde da rede.

Com um investimento superior a R$ 2,5 milhões, financiados com recursos oriundos de contrato de empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Projeto Amar disponibilizou 2.310 vagas para o curso AIDPI, distribuídas em 66 turmas. A maior parte das vagas é destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), enquanto 420 vagas foram destinadas às unidades hospitalares pediátricas e maternidades.

Ainda segundo Deborah Gomes, as aulas vão ocorrer na modalidade semipresencial e serão ministradas nas três Macrorregiões de Saúde, com polos instalados nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Patos. “Ao final do curso, os participantes terão direito a uma certificação emitida pela Faculdade Estácio de Sá, instituição responsável pela execução do curso”, reforçou.

AIDPI – Desenvolvida originalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência (Unicef), a estratégia AIDPI se alicerça em três pilares básicos: o primeiro é a capacitação de recursos humanos no nível primário de atenção, com a consequente melhoria da qualidade da assistência prestada; o segundo é a reorganização dos serviços de saúde, na perspectiva da AIDPI; e o último é a educação em saúde, na família e na comunidade, de modo que haja uma participação de todos na identificação, condução e resolução dos problemas de saúde dessa família, especialmente dos menores de 5 anos de idade.

No Brasil, a estratégia AIDPI foi adaptada às características epidemiológicas da criança e às normas do Ministério da Saúde relativas à promoção, prevenção e tratamento dos problemas infantis mais frequentes, como aqueles relacionados ao aleitamento materno, promoção de alimentação saudável, crescimento e desenvolvimento, imunização, assim como o controle dos agravos à saúde tais como: desnutrição, doenças diarreicas, infecções respiratórias agudas e malária, entre outros.

Continue Lendo

Paraíba

Ex-Menudo que mora na PB revela ter sido abusado por José Menendez, empresário morto pelos filhos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um dos maiores sucessos recentes da Netflix, “Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos de Pais“, retrata o assassinato de José e Kitty por seus filhos, Lyle e Erik Menendez. Com o lançamento, os irmãos voltaram aos tabloides, especialmente após o anúncio de uma nova audiência no caso.

Uma reportagem publicada pela CNN Brasil nesta terça-feira (08/10), revela conexões pouco mencionadas pela produção de plataforma de streaming e que liga o caso com o grupo musical porto-riquenho Menudo.

Isso se deve ao fato de que José Menendez era o empresário da gravadora musical RCA Records, que assinou com o grupo. Mais de 30 anos depois, em 2023, um dos integrantes da banda, Roy Rosselló, revelou em entrevistas e no documentário “Menendez + Menudo: Boys Betrayed” que o empresário o havia abusado sexualmente, em 1983.

Rosselló mora em João Pessoa, Capital da Paraíba, desde 2015.

As alegações de Rosselló agora fazem parte de uma petição que os advogados dos irmãos Menendez apresentaram ao Tribunal Superior do Condado de Los Angeles para anular suas condenações.

Os irmãos Lyle e Erik Menendez estão presos desde terem cometido o assassinato dos pais, em 20 de agosto de 1989, na residência da família em Beverly Hills, nos Estados Unidos. Condenados à prisão perpétua, eles afirmam desde o julgamento que os crimes foram resultado dos abusos físicos, emocionais e sexuais que sofreram durante a infância e a adolescência pelo pai José Menendez, e legitimado pela mãe Kitty.

 

Continue Lendo

Paraíba

Vale tudo pelo voto: Queiroga chega a elogiar gestão do PT em JP e diz que voto de Cartaxo é honra

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O clima de “vale tudo pelo voto” começa a querer aparecer em João Pessoa, tanto que o prefeitável Marcelo Queiroga, do PL, partido que se coloca como adversário número 01 do Partido dos Trabalhadores (PT) até em âmbito nacional, chegou a elogiar a gestão do PT em João Pessoa e dizer que o voto do deputado estadual petista Luciano Cartaxo seria uma “honra”.

Nós sabemos as diferenças que houve entre a gestão de Luciano e essa atual gestão […] eu ficaria honrado com o voto de Luciano“, disse Queiroga.

O comentário de Queiroga foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (09/10).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo diz que não foi surpresa Marcelo Queiroga no segundo turno das eleições

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo (PSB), durante entrevista ao @portaldacapital, nesta quarta-feira (09/10), disse que a ida de Marcelo Queiroga para um segundo turno em João Pessoa não foi surpresa, uma vez que existe um ‘nicho’ de eleitores que fez com que fosse natural esse feito na Capital paraibana em relação ao 2º turno.

Confira o vídeo:

Continue Lendo