Nos acompanhe

Paraíba

Eleições 2024: Justiça Eleitoral convoca faltosos a justificarem ausência no primeiro turno; veja

Publicado

em

A eleitora ou o eleitor que estava fora de seu domicílio eleitoral e não pôde votar nesse domingo (06/10), dia do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, deve justificar a sua ausência à urna. Para isso, há duas possibilidades de apresentar a justificativa: pela internet ou de forma presencial. Em qualquer um dos meios, sendo obrigatória para eleitores com mais de 18 e com menos de 70 anos.

Justificativa pós-eleição

Quem não compareceu à votação e não pôde justificar a ausência no dia do pleito deve apresentar a justificativa até 60 dias após cada turno das eleições pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica, que pode ser acessado nos portais do TSE e dos TREs.

Junto com a solicitação, é necessário anexar, obrigatoriamente, documentos que comprovem a impossibilidade do exercício do voto, tais como bilhete de passagem, cartão de embarque, atestado médico e outros.

Caso não tenha acesso a essas ferramentas de justificativa on-line, a pessoa poderá comparecer a qualquer cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor de seu estado para apresentar o requerimento de forma presencial, com os mesmos documentos acima mencionados.

Clique AQUI e consulte os endereços das Zonas Eleitorais da Paraíba.

Para quem estava no exterior no dia da eleição, o prazo para justificar a ausência à urna é de 30 dias, a contar da data de retorno ao Brasil.

Consequências

Deixar de justificar ou apresentar uma justificativa que não seja aceita resulta em aplicação de multa. Se a multa não for quitada, a pessoa não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, e quem não votar nem justificar a ausência por três turnos consecutivos de eleições (cada turno corresponde a uma eleição) terá o título eleitoral cancelado se não pagar as multas devidas.

Além disso, sem votar, justificar e quitar a dívida, a pessoa fica impedida de ser investida ou nomeada em funções ou cargos públicos; obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concurso público; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e obter empréstimo em bancos públicos, entre outras consequências.

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo diz que não foi surpresa Marcelo Queiroga no segundo turno das eleições

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo (PSB), durante entrevista ao @portaldacapital, nesta quarta-feira (09/10), disse que a ida de Marcelo Queiroga para um segundo turno em João Pessoa não foi surpresa, uma vez que existe um ‘nicho’ de eleitores que fez com que fosse natural esse feito na Capital paraibana em relação ao 2º turno.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

OAB TV: entidade firma parceria com CMJP e estreará programa na TV Câmara voltada á advocacia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB), firmaram, nesta quarta-feira (09/10), um termo de cooperação técnica para a realização de um novo programa que estará na grade da TV Câmara, a OAB TV.

A estreia será na próxima quinta-feira (17/10), às 19h30, e vai contar com a participação do presidente da Ordem, Harrison Targino.

O presidente da Casa Legislativa, Dinho Dowsley (PSD), falou da importância do programa á população pessoense.

“Importante um programa cidadão para os advogados, a população se informar e a Câmara é o canal do povo e agora junto com o doutor Harrison Targino e com o nosso procurador, a gente trazendo aí junto com a Procuradora, a TV Câmara essa parceria que pra gente é com muita alegria que volta agora um programa dedicado à OAB”, frisou.

Já o presidente da OAB, Harrison Targino, deu detalhes do lançamento. “Um veículo de informações jurídicas a servir direitos e garantias à população”.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Prego batido: com apenas um voto contra, Cúpula PT aprova apoio a Cícero Lucena no 2º turno

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cúpula municipal do PT em João Pessoa aprovou, no início da tarde desta quarta-feira (09/10) e com apenas um voto contra, o apoio da legenda ao projeto de reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), no segundo turno das Eleições 2024.

O voto contra foi do Drº. Fernando, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB.

Mais cedo, o próprio governador João Azevêdo (PSB), confirmou ao @portaldacapital, estar certo de que 99% do PT apoiaria Cícero no segundo turno.

Leia mais: João aposta que 99% do PT estará com Cícero Lucena no segundo turno das eleições

Leia mais: “É o apoio de um partido”, diz Cida Ramos ao confirmar que o PT seguirá com Cícero no 2º turno

Já a deputada estadual petista Cida Ramos, durante entrevista, também na manhã desta quarta, adiantava se tratar não de apoios individuais, mas, sim, do apoio de um partido.

O presidente municipal da legenda, Marcos Túlio, comunicou pessoalmente a todos os integrantes do partido, através de vídeo, a resolução do partido em João Pessoa.

Na ocasião, ele elogiou Cida Ramos e Marcos Henriques pelas respectivas posturas fiéis ao partido bem como as suas resoluções.

Confira o vídeo:

Continue Lendo