Nos acompanhe

Paraíba

Concerto da Orquestra Infantil da Paraíba integra programação do “Espaço da Criança” neste sábado

Publicado

em

A Orquestra Infantil da Paraíba vai celebrar o Dia das Crianças com um concerto especial. Será neste sábado, 12 de outubro, às 16h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com regência do maestro Marcelo Vasconcelos.

O concerto integra a programação da 13ª edição do “Espaço da Criança”, evento totalmente gratuito realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A programação começa às 13h30 e conta com atividades de música, teatro, cinema, artes visuais, tirolesa, oficinas, maquiagem artística, dança, circo, feirinha de HQs e lançamento de livros infantis.

No programa do concerto da Orquestra Infantil, músicas de Villa Lobos, Caetano Veloso, Beethoven e temas de filmes.  Os jovens músicos iniciam o concerto com “Andante Festivo”, de Jean Sibelius e “O Trenzinho do Caipira”, de Villa-Lobos, com arranjo de Norma Romano. Logo depois, vem dois temas do filme O Auto da Compadecida: “Presepada”, de Sérgio Campelo, arranjo de Marcelo Vasconcelos, e “Rói Couro”, de Dimas Sedícias.

A orquestra vai tocar também dois temas do filme de animação: “Saber Quem Sou”, de Moana, e “Não falamos do Bruno”, de Encanto, ambas compostas por Lin Manuel Miranda, com arranjos de Tom Drummond, que também é o arranjador de “Harry Potter Theme”, de John Williams, e “Leãozinho”, de Caetano Veloso. O concerto será encerrado com o “Hino à Alegria”, de Ludwing Van Beethoven, com arranjo de Norma Romano.

A Orquestra Infantil do Estado da Paraíba foi fundada pela professora Izabel Burity e coordenada pela maestrina Norma Romano, de 1986 a 2014. Atualmente é composta por 30 músicos com idades entre 9 a 16 anos, tendo o maestro Marcelo Vasconcelos como regente e Gustavo Gines de Paco como professor auxiliar dos sopros, que seguem o legado deixado por Norma Romano, com o objetivo de promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas desenvolvidas pela orquestra.

A Orquestra Infantil da Paraíba é um bem cultural que faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e como tal, visa à formação cultural e social da criança e do adolescente por meio da prática instrumental. Ao longo de anos, tem realizado apresentações no Brasil e no exterior, se destacando principalmente na interpretação do seu repertório de peças eruditas.

O regente

Marcelo Vasconcelos é bacharel em Violino pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou como músico de diversas orquestras e grupos de câmera em palcos pelo exterior e por todo o Brasil.

Ao longo de sua trajetória, foi premiado com a medalha Augusto dos Anjos, ao lado do escritor Ariano Suassuna, e como melhor trilha sonora original no I Festival Cine Cultura Viva. Como camerista, gravou CD e DVD junto a grupos de música Armorial.

Atuou como spalla, assistente e chefe de naipe em orquestras como Orquestra de Câmara de João Pessoa, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e Orquestra Sinfônica da UFPB. Atualmente, é músico violinista da Orquestra Sinfônica da UFPB, professor regente da Orquestra Infantil da Paraíba e professor da classe de violino da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). Como camerista, toca constantemente em diversas formações, com destaque para o Fórmula Duo, com a pianista Luciana Noda.

 

Serviço

Orquestra Infantil da Paraíba

Concerto Dia das Crianças

Regência: Marcelo Vasconcelos

Dia: 12 de outubro (sábado)

Hora: 16h

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural

Ingresso: Gratuito

Continue Lendo

Paraíba

Ex-Menudo que mora na PB revela ter sido abusado por José Menendez, empresário morto pelos filhos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um dos maiores sucessos recentes da Netflix, “Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos de Pais“, retrata o assassinato de José e Kitty por seus filhos, Lyle e Erik Menendez. Com o lançamento, os irmãos voltaram aos tabloides, especialmente após o anúncio de uma nova audiência no caso.

Uma reportagem publicada pela CNN Brasil nesta terça-feira (08/10), revela conexões pouco mencionadas pela produção de plataforma de streaming e que liga o caso com o grupo musical porto-riquenho Menudo.

Isso se deve ao fato de que José Menendez era o empresário da gravadora musical RCA Records, que assinou com o grupo. Mais de 30 anos depois, em 2023, um dos integrantes da banda, Roy Rosselló, revelou em entrevistas e no documentário “Menendez + Menudo: Boys Betrayed” que o empresário o havia abusado sexualmente, em 1983.

Rosselló mora em João Pessoa, Capital da Paraíba, desde 2015.

As alegações de Rosselló agora fazem parte de uma petição que os advogados dos irmãos Menendez apresentaram ao Tribunal Superior do Condado de Los Angeles para anular suas condenações.

Os irmãos Lyle e Erik Menendez estão presos desde terem cometido o assassinato dos pais, em 20 de agosto de 1989, na residência da família em Beverly Hills, nos Estados Unidos. Condenados à prisão perpétua, eles afirmam desde o julgamento que os crimes foram resultado dos abusos físicos, emocionais e sexuais que sofreram durante a infância e a adolescência pelo pai José Menendez, e legitimado pela mãe Kitty.

 

Continue Lendo

Paraíba

Vale tudo pelo voto: Queiroga chega a elogiar gestão do PT em JP e diz que voto de Cartaxo é honra

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O clima de “vale tudo pelo voto” começa a querer aparecer em João Pessoa, tanto que o prefeitável Marcelo Queiroga, do PL, partido que se coloca como adversário número 01 do Partido dos Trabalhadores (PT) até em âmbito nacional, chegou a elogiar a gestão do PT em João Pessoa e dizer que o voto do deputado estadual petista Luciano Cartaxo seria uma “honra”.

Nós sabemos as diferenças que houve entre a gestão de Luciano e essa atual gestão […] eu ficaria honrado com o voto de Luciano“, disse Queiroga.

O comentário de Queiroga foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (09/10).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo diz que não foi surpresa Marcelo Queiroga no segundo turno das eleições

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo (PSB), durante entrevista ao @portaldacapital, nesta quarta-feira (09/10), disse que a ida de Marcelo Queiroga para um segundo turno em João Pessoa não foi surpresa, uma vez que existe um ‘nicho’ de eleitores que fez com que fosse natural esse feito na Capital paraibana em relação ao 2º turno.

Confira o vídeo:

Continue Lendo