Nos acompanhe

Paraíba

Sistema para emissão do Cartão SUS passa por instabilidade

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa informa à população que o sistema do Cartão SUS está passando por instabilidade nesta terça-feira (8), o que tem gerado uma dificuldade no serviço prestado para emissão e atualização do documento.

A coordenação do Cartão SUS em João Pessoa já tentou contato com o Ministério da Saúde, mas ainda não teve retorno sobre o motivo da instabilidade e nem previsão para que o sistema volte ao normal.

“Pedimos a compreensão da população, pois estamos buscando sanar o problema o mais breve possível para que possamos atender a todos os usuários sem causar prejuízos”, disse Deborah Cavalcanti, coordenadora do serviço.

Continue Lendo

Paraíba

UFPB fica entre as 100 melhores universidades da América Latina e do Caribe; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está dentre as 100 (cem) melhores instituições universitárias da América Latina e do Caribe. A avaliação foi realizada em 23 (vinte e três) países pelo QS Latin America & The Caribbean Ranking 2025, publicado na última quinta-feira, 03 de outubro.

Das 437 (quatrocentas e trinta e sete) instituições classificadas, 96 (noventa e seis) são brasileiras (22%). Destas, 50% são federais — vinculadas ao Ministério da Educação (MEC).

A UFPB alcançou a classificação 99 (noventa e nove) e, em linha geral, o Brasil lidera o topo da lista, com quatro das dez primeiras instituições indicadas: Universidade de São Paulo (USP) em primeiro lugar; Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em terceiro; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em quinto; e Universidade Estadual Paulista (Unesp) em oitavo.

Na comparação apenas com instituições nacionais, as universidades federais seguem em destaque, com 47 instituições indicadas, além de um instituto federal.

Clique aqui e veja o ranking completo com todas as universidades avaliadas.

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece situação de emergência em mais uma cidade paraibana afetada por seca e estiagem

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (7), a situação de emergência em 13 municípios afetados por desastres. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira abaixo:

Portaria nº 347

Portaria nº 348

Portaria nº 349

Enfrentam a estiagem as cidades de Olivença e Palmeira dos Índios, em Alagoas; Macururé e Maetinga, na Bahia; Ouro Velho, na Paraíba; Afogados da Ingazeira, Ipubi, Orocó, Poção e Trindade, em Pernambuco, e Rondon, no Paraná.

Já os municípios de Paraná, no Rio Grande do Norte, e Alegre, no Espírito Santo, entraram na lista devido aos impactos causados pela seca, que é um período de ausência de chuvas mais prolongado do que a estiagem.

Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

“Não vou sair de Santa Rita”, diz Nilvan após perder a eleição para prefeito no pleito de 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O comunicador Nilvan Ferreira (Republicanos) garantiu que continuará morando em Santa Rita mesmo após perder a eleição para prefeito no pleito do domingo (06/10).

Segundo Nilvan, a derrota se deu por uma diferença de apenas 1.500 (mil e quinhentos) num âmbito de uma cidade que possui cerca de 100.000 (cem mil) votantes e que isso só aumenta a responsabilidade que tem em seguir vivendo a cidade de Santa Rita.

Os comentários do comunicador foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (08/10).

Confira o áudio:

 

Continue Lendo