Nos acompanhe

Paraíba

Agevisa alerta para importância de implantação do Programa Nacional de Qualidade em Mamografia

Publicado

em

O Governo da Paraíba, por meio da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), está intensificando, junto aos serviços de radiologia em atividade no Estado, o alerta para a importância da implantação do Programa Nacional de Qualidade em Mamografia. Conforme Geraldo Moreira de Menezes, diretor-geral da Agevisa, o PNQM é um programa do governo federal que avalia a qualidade dos exames de mamografia realizados no Brasil e que é obrigatório para todos os serviços de radiologia que realizam mamografia no País, independentemente de serem públicos ou privados e de estarem ou não vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Geraldo Moreira, a exigência da implantação do PNQM nos serviços de radiologia que realizam mamografia na Paraíba é uma constante nas ações de inspeção sanitária promovidas pela Agevisa durante todo o ano, e a intensificação da exigência durante este mês faz parte da programação da agência relacionada às atividades da Campanha Outubro Rosa de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama.

Treinamento de inspetores sanitários – Para reforçar o PNQM na Paraíba por meio das inspeções sanitárias, a Agevisa/PB promoveu uma capacitação sobre o tema “Controle de Qualidade de Equipamentos”. O treinamento teve como público alvo os inspetores das Vigilâncias Sanitárias de João Pessoa e Campina Grande e foi ministrado pelo gerente de Qualidade do Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes, certificado pela ISO 17025, Caio Rodrigues de Almeida, que também é técnico de Controle de Qualidade em Radiodiagnóstico do Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Sobre o PNQM – Instituído em 2012, o Programa é gerenciado pelo Ministério da Saúde e envolve a atuação conjunta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e das Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais.

De acordo com a diretora-técnica de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos da Agevisa/PB, Vívian Miele, o programa avalia os serviços de mamografia em três dimensões: (I) Estrutura, que inclui os equipamentos e a adequação às normas; (II) Processos, que inclui a qualidade e interpretação da imagem, e a conformidade dos laudos, e (III) Resultados, que inclui indicadores de monitoramento, como o percentual de exames positivos e a taxa de detecção de câncer.

Detecção precoce – O PNQM, segundo Vívian Miele, implementa ações nacionais para aprimorar a qualidade das mamografias, no contexto das ações de detecção precoce do câncer de mama. “O Programa tem por objetivos a implementação de ações nacionais destinadas a aprimorar a qualidade das mamografias, no contexto das ações de detecção precoce do câncer de mama; a elaboração e implementação de instrumentos de garantia da qualidade da imagem, do laudo/diagnóstico e da dose de radiação empregada (controle de risco); a definição de critérios para o credenciamento e monitoramento contínuo dos serviços de mamografia públicos ou privados, vinculados ou não ao SUS, e a elaboração e implementação de um sistema automatizado de coleta, processamento e gerenciamento de informações”, explica a diretora-técnica da Agevisa.

Nos seus processos de trabalho, o PNQM desenvolve atividades de apoio aos órgãos municipais e estaduais de Vigilância Sanitária, na organização das atividades de avaliação dos serviços de mamografia e no treinamento de seus técnicos, e às Sociedades de Radiologia, na qualificação dos serviços de mamografia; de mensuração da dose de radiação empregada nos exames, por via postal, para os serviços de mamografia apoiados pelo programa, e da qualidade da imagem de simulador radiográfico de mama (phantom), por via postal, para os serviços de mamografia apoiados pelo programa, e de oferta de treinamento local e a distância nos processos relacionados à qualidade da mamografia.

Continue Lendo

Paraíba

Instituto Unimed João Pessoa lança quinta edição do projeto Mãos que Apoiam nesta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto Unimed João Pessoa lança, nesta segunda-feira (7), a 5ª edição do Projeto Mãos que Apoiam, que disponibiliza atendimento gratuito às mulheres com suspeita de câncer de mama. A iniciativa faz parte das ações da Unimed João Pessoa no Movimento Outubro Rosa. O lançamento será às 17h horas, no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro da Torre.

Este ano, o projeto vai beneficiar 33 mulheres. Elas têm mais de 40 anos e foram selecionadas na triagem. As pacientes serão acompanhadas pelas mastologistas Lakymê Mangueira, Tarciane Ramalho e Débora Cavalcanti, médicas cooperadas da Unimed JP que atendem de forma voluntária.

Ao participar do “Mãos que Apoiam”, as mulheres serão acompanhadas por 12 meses. Ao longo desse período, terão consultas médicas com as voluntárias e todos os exames complementares e de imagem garantidos pela Unimed JP. Caso seja necessária cirurgia, a paciente realizará o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas continuará assistida pela Unimed JP.

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

Nas quatro edições já realizadas do Projeto Mãos que Apoiam, 70 mulheres foram atendidas. Na edição de 2023 foram 20 beneficiadas e uma das pacientes teve o diagnóstico positivo para o câncer de mama. Ela fez uma cirurgia e recebeu toda a assistência necessária. Atualmente, se encontra em tratamento.

O Mãos que Apoiam é um dos projetos do Instituto Unimed JP, braço social da Unimed JP que desenvolve diversas iniciativas com foco em saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento e as chances de cura do câncer de mama podem chegar a 98%. A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que, a partir dos 40 anos, a mulher faça a mamografia anualmente.

Durante este mês, a campanha Outubro Rosa é realizada em todo o país e chama a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Nesta sexta-feira (5), o videocast Sem Contraindicação traz um episódio especial sobre o tema com as mastologistas Lakymê Mangueira e Jeane Sandra Nogueira. Clique aqui para assistir.

Continue Lendo

Paraíba

Portaria altera o expediente da Justiça Eleitoral paraibana da próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, por meio da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE, estabelece que o expediente da Secretaria do Tribunal e das Zonas Eleitorais, excepcionalmente, no dia 7 de outubro de 2024 (segunda-feira), terá início às 15h e término às 19h.

Clique aqui e confira a íntegra da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Continue Lendo

Paraíba

TJPB elege na próxima quarta-feira nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Justiça da Paraíba realizará, na próxima quarta-feira (09/10), a eleição para a Mesa Diretora do Poder Judiciário estadual referente ao biênio 2025/2026. A votação ocorrerá durante a sessão administrativa do Pleno, marcada para começar às 14h. A pauta foi divulgada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (3).

Estão inscritos para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça os desembargadores Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho, João Batista Barbosa e Leandro dos Santos, respectivamente.

Haverá ainda a eleição para diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma). Concorre ao cargo o desembargador Joás de Brito Pereira Filho. Em seguida, será feita a escolha do novo Ouvidor Geral e do Ouvidor Substituto. A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão está inscrita ao cargo de Ouvidora Geral e o desembargador Aluizio Bezerra Filho ao cargo de Ouvidor Substituto.

Continue Lendo