Gestores do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), pertencente à rede hospitalar do Governo da Paraíba e administrado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), receberam a equipe do Hospital Moinhos de Vento (HMV), de Porto Alegre (RS), nesta quarta-feira (2), para conclusão da primeira visita técnica que teve como objetivo iniciar a implantação do projeto Lean Helthcare, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), no setor de Urgência e Emergência. A agenda foi iniciada nessa terça-feira (1º).
O Lean Helthcare, que em inglês significa “assistência médica enxuta”, é uma filosofia de gestão que utiliza princípios para melhoria de processos de trabalho baseados em tempo e valor, e técnicas desenhadas para assegurar fluxos contínuos, eliminando tanto desperdícios quanto atividades de baixo valor agregado.
Formada pelo médico Marcus Vinicius Andrade e a enfermeira Lauriane Debiasi, a equipe do HMV foi recebida por gestores e parte do quadro multiprofissional do HSGER. Depois de uma reunião de alinhamento inicial, os consultores visitaram todos os setores do Edson Ramalho ligados à Urgência e Emergência.
Acompanhados pelo médico Raphael Henrique, coordenador do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE) do HSGER, e sua equipe, o estafe do Moinhos de Vento conheceu a estrutura do hospital paraibano e coletou dados para a elaboração do cronograma de Diagnóstico de Demandas e Capacidades (DDC).
“Essa é uma fase em que estamos conhecendo o hospital e diagnosticando a atual situação. Depois disso, a partir do próximo ano, com aplicação das ferramentas de gestão, nós vamos desenvolver o projeto junto à equipe do Edson Ramalho. O objetivo é melhorar ainda mais o atendimento aos pacientes e continuar qualificando a equipe de trabalho, melhorando os indicadores em todos os sentidos”, explicou Marcus Vinicius.
Para o coordenador do NAE do HSGER, Raphael Henrique, toda a equipe assistencial da unidade está entusiasmada em receber os consultores do Moinhos de Vento. “Sabemos que o Edson Ramalho é um dos principais hospitais do Estado com perfil porta-aberta, que abrange várias especialidades. Com essas mudanças e aperfeiçoamentos que estamos realizando enquanto gestão, a procura pelo hospital naturalmente aumenta. Então nós ficamos muito felizes por receber esse suporte técnico e empolgados em qualificar ainda mais nosso trabalho, sobretudo por se tratar de uma equipe muito qualificada como a do HMV”, observou.
Proadi-SUS – O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. Criado em 2009, seu propósito é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.