A Prefeitura de João Pessoa, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), ampliou a estrutura das atividades de natação no mar, realizadas na praia do Cabo Branco. Anteriormente, as aulas ocorriam em frente à academia da Orla, mas, recentemente, foram integradas ao Centro de Atendimento ao Turista Adaptado (CAT Adaptado), também localizado na Avenida Cabo Branco. A mudança garante uma maior estrutura e comodidade para os participantes do projeto “Campeões do Amanhã”.
Com a nova sede de suporte, os atletas passam a contar com chuveiros e espaços apropriados para se prepararem antes das aulas e se refrescarem após os treinos. A integração ao CAT Adaptado, além de proporcionar maior infraestrutura, promove a inclusão, oferecendo acessibilidade para pessoas com deficiência que também participam das atividades.
“Eu acredito que nessa junção das secretarias a população só tem a ganhar, principalmente por termos, a partir de agora, a inclusão da prática esportiva através da natação do mar. Ainda teremos testes glicêmicos e aferição de pressão nas terças-feiras. E continuaremos trabalhando para proporcionar ainda mais, não só para a nossa população, como aos turistas que visitam nossa cidade”, explicou Daniel Rodrigues, secretário de Turismo.
A nova sede de suporte foi equipada com chuveiros e espaços adequados para que os atletas possam se preparar antes das aulas e se refrescar após os treinos. O esporte foi o pioneiro da atual gestão, e hoje conta com mais de 440 alunos, nos dois pólos: Cabo Branco e na praia do Bessa.
“É um espaço compartilhado, e que vai nos proporcionar o melhor desenvolvimento para os praticantes da modalidade. Nesta atual gestão, foi o esporte pioneiro e a partir dele, já conseguimos formar grandes atletas. Aqui, as aulas funcionam de segunda a sexta-feira, das 5h às 8h”, ressaltou Kaio Márcio, secretário de Juventude, Esporte e Recreação.
O administrador de empresas, Fábio Falcão, de 48 anos, está na turma desde o início, há quase quatro anos. Para ele, o ingresso esportivo o fez vencer o sedentarismo, a obesidade e a depressão. “Eu me tornei um triatleta através do Campeões do Amanhã, estou aqui desde o primeiro dia de aula e frequento três vezes durante a semana. Eu sou um novo homem. Revivi. E depois de dois Ironman 70.3 e duas maratonas, estou me preparando para que em 2026 possa fazer o completo. Só tenho que agradecer por vocês existirem”, disse.
Dona Rosilda Cunha (78) explica que foi através do projeto e das aulas ministradas pelo professor Casado Filho, que conquistou uma melhor qualidade de vida. “Eu nadava no máster do Cabo Branco, e estou aqui há quatro anos. Me sinto uma pessoa realizada, renovada e com muita disposição, tudo isso eu devo ao Campeões do Amanhã e prefeitura de João Pessoa”, comentou.
Horários – Na Praia do Bessa, as aulas acontecem às terças e quintas-feiras, em dois horários: às 5h30 e às 6h30. Já na Praia do Cabo Branco, os interessados podem participar das aulas de segunda a sexta-feira, das 5h às 8h.