Nos acompanhe

Paraíba

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em municípios paraibanos por estiagem

Publicado

em

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (30), a situação de emergência em 23 municípios afetados por desastres. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira abaixo:

Portaria nº 3.265

Portaria nº 3.267

Portaria nº 3.268

Portaria nº 3.270

Estiagem

Afetados pela estiagem, os municípios de Inhapi e São José da Tapera, em Alagoas; Borba, Iranduba, Japurá, Manicoré e Tapauá, no Amazonas; Aveiro, no Pará; Encruzilhada e Mirante, na Bahia; Carrapateira, Pombal e Santana dos Garrotes, na Paraíba; Belo Jardim, Riacho das Almas e Tocaratu, em Pernambuco; Luís Gomes e São Tomé, no Rio Grande do Norte; Frei Paulo, em Sergipe; Roncador, no Paraná, e Mangaratiba, no Rio de Janeiro, obtiveram o reconhecimento federal.

Vendaval e Seca

Clevelândia, no Paraná, entrou na lista devido aos impactos causados por vendavais e Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe, devido ao período de seca.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

“Colocarei meu nome à disposição”, revela João sobre candidatura ao Senado em 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O cenário político paraibano já se movimenta com vistas às eleições de 2026 e possíveis disputas aos cargos majoritários vão se desenhando. O governador do Estado, João Azevêdo (PSB), reafirmou nesta quinta-feira (21/11), durante entrevista ao @portaldacapital, que seu nome será colocado à disposição para disputa do Senado Federal.

A candidatura, defendida praticamente por unanimidade entre o grupo, tem sido especulada há alguns meses e passou a ser legitimada com o fim da campanha eleitoral deste ano.

João enfatizou que apesar da pretensão, a escolha deverá ocorrer após deliberação com os partidos da base e pela militância. “Colocarei meu nome à disposição. Quem vai decidir isso será primeiramente, as discussões internas, os grupos partidos a qual nós pertencemos e depois o povo, que quem decide é o povo”, declarou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Galdino reforça busca pela “equação e condição política” para disputar o Governo do Estado em 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), durante entrevista nesta quinta-feira (21/11), fez um balanço de sua atuação enquanto governador interino e reforçou que busca “equação e condição política” para disputar o Governo do Estado em 2026.

Já estou com o meu nome na rua, dialogando com o povo da Paraíba, dialogando com os partidos políticos, com o meu partido Republicanos, com o governador, com o próprio Governo e vou buscar essa equação, vou buscar essa condição política“, afirmou o parlamentar.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Governador defende recondução de parlamentares que compõem a Mesa Diretora da Assembleia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador do Estado, João Azevêdo (PSB), defendeu, nesta quinta-feira (21/11), a recondução de parlamentares que compõem a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Uma nova eleição para a Mesa Diretora da ALPB deve ser realizada dentro de muito em breve, uma vez que a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026.

Segundo João, existe tranquilidade em relação a este tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

O caso

A Procuradoria-Geral da República (PGR) acionou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026.

De acordo com a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

Confira o vídeo:

Continue Lendo