Nos acompanhe

Paraíba

Defensoria Pública lança cartilha com orientações sobre os direitos das pessoas idosas

Publicado

em

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado nesta terça-feira (1º), a Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) lança a cartilha “Guia de Direitos da Pessoa Idosa: Proteção, Cidadania e Dignidade”. O material digital oferece informações essenciais sobre os direitos desse grupo, abordando temas como educação, moradia, alimentação, transporte, lazer, trabalho, segurança e outros aspectos fundamentais para a qualidade de vida dos idosos.

ACESSE AQUI

De forma clara e acessível, o guia explica o que significa ser uma pessoa idosa e detalha as garantias previstas em lei, incluindo as medidas de proteção e os órgãos responsáveis por agir em casos de violência ou violação de direitos. A cartilha também traz informações sobre o direito à acessibilidade, a prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, e o acesso a eventos culturais, esportivos, imóveis e vagas de estacionamento.

Desenvolvido pela Escola Superior da DPE-PB, com o apoio do Núcleo Especial de Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosas (Neped), o material busca fortalecer a cidadania e promover uma vida digna para a pessoa idosa, além de oferecer suporte em situações de violação de direitos.

“A cartilha é uma ferramenta prática e de fácil compreensão, destinada a informar às pessoas idosas sobre seus direitos em diversas áreas, como saúde, previdência, assistência social e justiça. Além disso, é um recurso importante para profissionais que atuam com idosos e seus familiares, que poderão utilizá-la para orientar e auxiliar na busca pela efetivação desses direitos”, destacou Monaliza Montinegro, diretora da Escola Superior da DPE-PB.

A Defensoria Pública da Paraíba atua em diversas frentes, reforçando o compromisso em assegurar os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial, das pessoas idosas. A instituição oferece assistência judicial e extrajudicial, prestando orientações, participando de processos judiciais e administrativos, e atuando na defesa dos direitos em caso de violações.

Continue Lendo

Paraíba

Requerimento de Marmuthe, Projeto Orla Sul garante urbanização e melhorias em praias da Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As praias do Litoral Sul de João Pessoa estão ganhando investimentos para se tornarem ainda mais atrativas e serem um importante polo turístico. Com obras de urbanização e padronização, o Projeto Orla Sul vai impactar na perspectiva do turismo, mobilidade urbana e de lazer. O trecho compreende sete quilômetros entre a PB-008 e a rotatória que separa os acessos às praias do Sol e Barra de Gramame.

Com requerimento do vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), as ações contam com implantação de pista dupla asfaltada, rotatória, giradouros, ciclovias, iluminação em LED, e 45 mil m² de calçadas padronizadas e com acessibilidade (piso tátil e rampa).

Também cobre urbanização com jardinagem, rampas e um estacionamento com 150 vagas, incluindo acesso para pessoas com deficiência. Com o objetivo de melhorar a vida de todos que moram naquela região, o Orla Sul criará rotas mais acessíveis para pedestres, ciclistas e motoristas, além de representar um forte incremento à infraestrutura turística na área do Polo Turístico Cabo Branco.

No terceiro mandato na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o parlamentar, que tem forte atuação nos bairros da Zona Sul da Capital, busca a postulação nas eleições do próximo dia 06 de outubro.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Cantor da banda Limão Com Mel reforça apoio à candidatura de Mô Lima em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador e músico de profissão, Mô Lima (PP), recebeu um importante apoio a sua candidatura no projeto de reeleição à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (01/10), o cantor da banda Limão Com Mel, Edson Lima, endossou o nome do colega na disputa eleitoral.

“Passando aqui pra dizer a vocês que meu vereador em João Pessoa com certeza é Mô Lima”, enfatizou.

Sobre 

Mô Lima é cantor, compositor, musicista. É filho do saudoso Pinto do Acordeon, instrumentista, cantor, compositor e político brasileiro, natural de Conceição, no Vale do Piancó. Pinto foi eleito vereador de João Pessoa entre os anos de 1993 e 1997. Já Mô Lima, seguindo os passos do pai, em 2020 foi candidato a vereador, não obtendo êxito na disputa, onde alcançou quase três mil votos e ficou na suplência. Também ocupou o cargo de diretor na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Caso Fernando Cunha Lima: Justiça paraibana marca primeira Audiência de Instrução; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça paraibana marcou a primeira Audiência de Instrução do caso do médico pediatra Fernando Cunha Lima para o dia 29 de outubro de 2024, na 4ª Vara Criminal de João Pessoa. O agendamento foi assinado pelo juiz José Guedes Cavalcanti.

Fernando Cunha Lima, que tem 80 (oitenta) anos de idade, é acusado de abusar sexualmente de diversas crianças em seu próprio consultório instalado na Capital paraibana. Até o momento sabe-se que, pelo menos, oito pessoas deporão em favor do pediatra. A defesa, porém, chegou a indicar 38 (trinta e oito).

O médico já teve os bens imóveis bloqueados para garantir indenizações às vítimas caso sejam determinadas pela Justiça.

Clique aqui e leia mais sobre o assunto.

 

Continue Lendo