Nos acompanhe

Paraíba

Clique aqui e saiba quantos servidores efetivos e contratados existem em cada município paraibano

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) divulgou um panorama sobre a situação das contratações nas prefeituras paraibanas, nas seguintes categorias: Pessoas Físicas (elemento 36), Microempreendedor Individual (MEI) e temporários, referente ao período de dezembro de 2022 a junho de 2024.

Por meio de ofício (TC nº 469/2024), datado em 06/09, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Nominando Diniz Filho, encaminhou a planilha com as informações ao procurador Renan Paes Félix, da Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba. O levantamento foi realizado com base em informações contidas no Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (SAGRES), considerando folhas de pagamento e despesas empenhadas pelas prefeituras municipais.

Link das contratações por município: https://tce.pb.gov.br/contratacoes

De acordo com os dados apresentados, houve um crescimento no número de servidores contratados nesse período. Em dezembro de 2022, havia 61.870 servidores contratados por excepcional interesse público, enquanto em junho de 2024 esse número subiu para 78.952. Esse aumento de 27,61% reflete uma tendência crescente na contratação temporária pelos municípios.

No entanto, enquanto o número de contratados subia, o número de servidores efetivos sofreu uma leve redução. Em dezembro de 2022, os municípios contavam com 97.635 servidores efetivos no Poder Executivo, mas esse número caiu para 95.284 em junho de 2024, representando uma queda de 2,41%. Com isso, o percentual de contratados em relação ao total de servidores efetivos saltou de 63,37% para 82,86% ao longo do período.

O levantamento do TCE-PB também revelou que o número de servidores comissionados aumentou, passando de 27.223 em dezembro de 2022 para 30.928 em junho de 2024, o que representa um incremento de 13,61%.

Os dados apresentados oferecem um panorama das prefeituras paraibanas em relação às contratações temporárias, evidenciando a diminuição no número de servidores efetivos e a elevação dos comissionados. As informações colhidas pelo TCE têm como base a Resolução Normativa (RN-TC 04/2024), que dispõe sobre as contratações por tempo determinado e outros contratos.

Acesse o relatório completo: https://tce.pb.gov.br/publicacoes/auditorias-tematicas/relatorio-de-auditoria-tematica-03-2024

Continue Lendo

Paraíba

Justiça defere liminar e proíbe Walber Virgolino de usar carros da ALPB e equipamentos da Polícia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O cerco está se fechando contra o Deputado Estadual e candidato a Prefeito de Cabedelo, Walber Virgolino (PL).

O juíz eleitoral da 57ª vara de Cabedelo deferiu liminar na manhã desta terça-feira (01), proibindo o investigado de utilizar os veículos locados pela Assembleia Legislativa ou qualquer outro bem móvel custeado por recursos públicos.

Além dos carros, a justiça também proibiu o candidato de fazer uso de símbolos, frases ou imagens associadas a órgãos de segurança pública que possam ser confundidas com elementos oficiais.

Ao fim do processo, se condenado, Walber poderá perder o mandato de Deputado e ficar inelegível para futuras eleições.

A ação contra Walber surgiu após ele postar em suas redes sociais vídeos utilizando coletes balísticos e demais equipamentos da Policia Civil, além de diversos vídeos fazendo uso de carros locados pela ALPB para fins eleitorais.

Clique AQUI e leia a decisão na íntegra

Continue Lendo

Paraíba

Raíssa Lacerda tem prisão revogada pela Justiça e cumprirá medidas cautelares

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A vereadora de João Pessoa, Raíssa Lacerda (PSB), que foi presa no último dia 26 de setembro teve o habeas corpus concedido nesta terça-feira (01/10) após uma decisão da Justiça Eleitoral por meio da 64ª Zona Eleitoral. A juíza Maria de Fatima Lucia Ramalho determinou a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares, como o monitoramento por tornozeleira eletrônica.

A decisão ocorreu devido a vereadora ter renunciado a disputa pela reeleição no pleito do próximo dia 06 de outubro. A Corte entendeu que que Raíssa não tem mais influência no desequilíbrio e lisura nas eleições.

Ela foi presa na segunda fase da operação Território Livre, deflagrada pela Polícia Federal e Ministério Público da Paraíba (MPPB) que investiga o aliciamento violento de eleitores no pleito de 2024.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça revoga prisão da primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça revogou, nesta terça-feira (01/10), a prisão da primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, bem como da assessora Tereza Cristina Barbosa de Albuquerque.

Elas tinham sido presas na terceira fase da operação deflagrada com objetivo de investigar supostos crimes de aliciamento violento de eleitores e organização criminosa nas Eleições 2024.

A revogação foi autorizada pela juíza Maria de Fátima Ramalho, da 64ª Zona Eleitoral de João Pessoa. Ambas as prisões foram convertidas em medidas cautelares.

Constato que as investigadas são primárias, possuem residência fixa e ocupação lícita, além de que, constituindo advogados, demonstram comprometimento com a Justiça, não contribuindo com a destruição de provas, estas já devidamente coletadas por ocasião do cumprimento dos mandados de busca e apreensão em suas residências”, afirmou a magistrada.

Continue Lendo