Nos acompanhe

Paraíba

Canto lírico, jazz, blues e música brasileira no Centro Histórico de João Pessoa

Publicado

em

O projeto Viva do Centro com Música apresentará uma programação variada para quem gosta de música lírica, clássica, canto, jazz, blues, regional e internacional. As apresentações acontecem na quarta (2), quinta (3) e sexta-feira (4), a partir das 17h30, no Centro Cultural de São Francisco. O evento é gratuito e aberto ao público.

Nesta quarta-feira (2), na nave central da Igreja de São Francisco, se apresenta o dueto curto com a soprano e tenor Izadora França & Leonardo Domingos, conduzidos pelo pianista Vinícius Sales. A partir das 18h, o público poderá apreciar a performance de “Ave Maria” com a soprano Izadora França, sob a coordenação do professor e maestro Carlos Anísio.

Em seguida, no lastro do CCSF, se apresenta o grupo instrumental composto por integrantes da Big Band Rubacão Jazz com Sabiano Araújo no trombone, Diego Rafael na guitarra, Hermano de Paula no baixo) e Caio Bertazzoli na bateria. No repertório muita música brasileira e jazz contemporâneo.

Na quinta-feira (3), na nave principal da igreja de São Francisco, no mesmo horário, haverá um dueto curto de ópera com o sopranista Kleiton D’Araújo e o barítono Eduardo Cunha Lima, com acompanhamento do pianista Hamurabi Ferreira. Em seguida se apresenta a Rubacão Jazz, uma orquestra em formato de Big Band, uma clássica formação instrumental que inclui os naipes de saxofones, trombones e trompetes, além de instrumentos de apoio como bateria, percussão, guitarra, piano, sanfona e baixo.

Com 10 anos de atuação, a Rubacão Jazz se destaca no cenário cultural de João Pessoa por ser um grupo que não se dedica apenas à performance instrumental, mas também com a pesquisa histórica do nosso repertório brasileiro por meio do resgate de clássicos da nossa música. Seu repertório vai do frevo ao jazz, passando pelos clássicos e músicas de compositores e arranjadores locais.

Na sexta-feira (4) haverá uma curta ópera com os cantores líricos Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D’Araújo e Eduardo Cunha Lima, acompanhados ao piano por Hamurabi Ferreira. Em seguida se apresenta o grupo JPiston, com formação composta pelos trompetistas: Eudes Nascimento, Maurílio Souza, Geilson Nascimento e Lucas Ferreira.

O JPiston é formado pelo naipe de trompetes da Big Band Rubacão Jazz, com o intuito resgatar músicas de compositores nordestinos sobre um enfoque inovador, elaborado e popular. A apresentação do JPiston tem como principais características a descontração, alegria e a interação com o público, a fim de apresentar músicas de compositores locais e demais gêneros musicais brasileiros.

Público – A fotógrafa, Angélica Gouveia, presente no evento na semana passada, comentou que o projeto Viva o Centro com Música é muito importante para a população, uma vez que ele aproxima a arte e a cultura para a vida das pessoas. “Eu sou de Recife, e acho o projeto muito importante para os pessoenses e para os turistas também, pois aproxima a arte da gente e traz mais música boa para nossa vida”, comentou Angélica.

Sobre o projeto – O Viva o Centro com Música é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Município (Inovatec JP) em parceria com o governo do Estado da Paraíba. Em sua segunda edição, que teve início em agosto e vai até janeiro de 2025, o projeto busca revitalizar o centro histórico de João Pessoa através da cultura, especialmente a música.

O projeto Viva o Centro com Música também abre espaço para inovação tecnológica. Por meio de uma pesquisa pioneira, o projeto explora o uso de software livre e hardwares acessíveis para gravação e sonorização de eventos e estúdios caseiros. O objetivo é criar um protocolo para sonorização, gravação e transmissão ao vivo utilizando o sistema Linux, mais especificamente o Jack Áudio Connection Kit, tornando o empreendedorismo musical mais acessível.

Serviço
Projeto Viva o Centro com Música

Dias: 2, 3 e 4 outubro 2024
Hora: a partir das 17h30
Local: Centro Cultural de São Francisco, centro histórico
Entrada gratuita para todos os públicos.
Estacionamento também gratuito, com acesso por trás da igreja, no bairro do Róger.

Quarta-feira (2)
Canto lírico Izadora França & Leonardo Domingos, conduzidos pelo pianista Vinícius Sales.
Instrumental: Combo Instrumental da Rubacão Jazz

Quinta-feira (3)
Canto lírico: Dueto ópera Sopranista e Barítono – Kleiton D’Araújo e Eduardo Cunha Lima. Pianista: Hamurabi Ferreira.
Instrumental: Big Band Rubacão Jazz.

Sexta-feira (4)
Canto lírico: Ópera curta com Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D’Araújo e Eduardo Cunha Lima. Pianista: Hamurabi Ferreira
Instrumental: Grupo de trompetistas JPiston .

Continue Lendo

Paraíba

Missa de ação de graças pela liberdade de Lauremília reúne família no Mosteiro de São Bento; confira imagens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito Cícero Lucena e a primeira-dama Lauremília Lucena participaram nesta terça-feira (1º) de uma missa de ação de graças no Mosteiro de São Bento, Centro da Capital, pela decisão judicial que reparou a injustiça cometida contra a família Lucena.

“Na casa de Deus, demonstro minha gratidão à Justiça por restaurar a verdade. Lauremília é uma mulher de 67 anos, mãe, avó e com uma vida dedicada a acolher os que mais precisam. João Pessoa a conhece e não é de hoje”, afirmou Cícero, que também esteve acompanhado de netos e dos filhos Janine, Mersinho e Mateus Lucena.

A celebração foi conduzida pelo monsenhor Robson Bezerra, acompanhado do monsenhor Ivônio Cassiano e o padre Ednaldo. Reuniu o vice-prefeito Leo Bezerra, parlamentares, amigos e apoiadores de Cícero Lucena. “Em nome da família Lucena, agradeço a todos que participaram da missa das 15h, celebrada todos os dias aqui no Mosteiro de São Bento. Quero rogar a Deus e pedir bençãos a todos e, especialmente à família Lucena, para que tenham paz e felicidade”, afirmou monsenhor Robson, diante da igreja lotada.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Três Câmaras Municipais e o Procon de Esperança têm suas contas aprovadas pela 2ª Câmara do TCE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, reunida na manhã desta terça-feira (01), aprovou as prestações de contas anuais encaminhadas a seu exame pelas Câmaras de Vereadores de Gurjão, Santana de Mangueira e Parari, referentes ao exercício de 2023.

Houve aprovação, ainda, às contas da Autarquia Municipal de Proteção e Defesa do Município de Esperança (2023) e, em fase de recurso, o afastamento da multa imposta ao então gestor do Instituto de Previdência de Nazarezinho, Francisco de Assis Pedrosa Ribeiro, falecido seis dias antes do julgamento das contas de 2021 sob sua responsabilidade.

O órgão fracionário do TCE decidiu pela perda de objeto de denúncia relacionada a falhas estruturais na Escola Cidadã Integral de São José de Princesa, em razão de já terem sido os problemas ali solucionados (Processo nº 00993/24). A gestora de Riachão do Poço, Maria Auxiliadora Dias do Rego, que já sofreu multa de R$ 2 mil, tem prazo de 30 dias para solucionar problemas com o telhado e a energia elétrica de uma das escolas municipais. O processo decorreu da última Auditoria Coordenada em Educação realizada pelo TCE.

Integram a 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba os conselheiros André Carlo Torres Pontes (presidente), Arnóbio Viana e Marcus Vinicius Carvalho Farias (substituto). O Ministério Público de Contas está aí representado pelo subprocurador geral Manoel Antonio dos Santos Neto. A TV TCE-PB, Canal no YouTube, exibe os julgamentos presenciais e remotos.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa terá transporte gratuito com todas as linhas de ônibus em circulação no domingo das eleições

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), com base em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manterá todas as linhas de ônibus em circulação no próximo domingo (6) em João Pessoa, quando ocorrerão as eleições municipais 2024 por todo o país. Outra medida importante concedida para o dia do pleito será a gratuidade no embarque para toda a população.

De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente de trânsito e transporte, assegurar a oferta para os deslocamentos dos passageiros no dia da eleição auxilia que cada eleitor acesse o próprio local de votação e participe deste importante processo democrático. “Assim como ocorreu nas eleições em 2022, estaremos com todas as linhas ativas, proporcionando desta forma, viagens seguras e gratuitas, para que todos os eleitores cumpram seus papéis como cidadãos”, finalizou Expedito Leite Filho.

O embarque nos ônibus com gratuidade da tarifa poderá ser realizado por qualquer pessoa, portando o Passe Legal e o título de eleitor, entre às 6h e às 20h, proporcionando tempo suficiente para que cada passageiros possa ir, votar e retornar para casa. Para conferir todas as linhas, horários e itinerários, a recomendação é que os usuários do transporte público acessem as informações através do site: portal.semojp.pb.gov.br .

O decreto nº 10.772 de 1º de outubro de 2024 determina a suspensão da cobrança da tarifa pública no serviço público de transporte coletivo urbano do município de João Pessoa, na data de 06 de outubro de 2024 (primeiro turno das eleições municipais). Para ter acesso, os cidadãos precisam, no ato de embarque, apresentar o Cartão Passe Legal e o título de eleitor relativo à circunscrição do Município de João Pessoa.

Fiscalização – Agentes de mobilidade também estarão fiscalizando a operacionalidade dos ônibus e, caso seja observada qualquer necessidade de intervenção, as empresas serão acionadas. Os usuários também podem entrar em contato com o Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT/SemobJP), enviando mensagens (WhatsApp): 83 98760-2134 .

Continue Lendo