Nos acompanhe

Paraíba

Roda de conversa com transplantados marca ação de conscientização para doação de órgãos

Publicado

em

Em alusão à campanha Setembro Verde, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencente à rede estadual de saúde e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), reuniu, na manhã desta sexta-feira (27), pacientes que foram transplantados na unidade em uma roda de conversa com pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento na recepção do ambulatório para falar como suas vidas foram transformadas a partir da doação de órgãos.

A ação promovida pela equipe multi de transplante e a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) contou ainda com orientação dos profissionais de saúde, oportunidade que pôde desmistificar alguns mitos e esclarecer dúvidas. Para a médica cardiologista clínica e coordenadora do ambulatório para transplante do Metropolitano, Tauanny Frazão, o Metropolitano é referência tanto em doação de órgãos como também em transplante cardíaco, “por isso que o Setembro Verde é tão importante para toda nossa equipe. Então não esqueça de falar com seus familiares sobre a doação de órgãos, porque no final a decisão é deles”.

Na oportunidade, Joana D’Arc, esposa de José Jonoilton (paciente transplantado há cerca de cinco meses), reforçou a importância da doação de órgãos e que foi graças ao sim de uma família que o seu esposo está vivo. “Estou aqui para dizer a você que seja um doador de órgãos, que seja um doador de vidas. Hoje a qualidade de vida do meu esposo está 100% bem, por conta do seu sim, por conta do sim de uma família, hoje meu marido vive bem. Seja um doador de órgãos”, pediu Joana.

Francisco de Assis Quixaba, que realizou o transplante cardíaco em 2023, agradeceu à família doadora e ressaltou que, se mais pessoas tivessem a sensibilidade em doar, muitas outras vidas também seriam salvas. “Eu não tenho nem palavras para definir o que eu sinto hoje, mas só tenho a agradecer a Deus, à família doadora, a esse hospital, aos colaboradores que cuidaram de mim, que tiveram toda a preocupação comigo. E quero dizer que sejam doadores de órgãos, não tenham receio. Salve vida porque se estou vivo hoje foi porque alguém teve a sensibilidade em doar”, agradeceu o transplantado.

Quem também participou da ação foi Willis Pereira, o primeiro paciente transplantado do coração na rede pública. Ele afirmou que o coração que hoje bate em seu peito é de um jovem de 20 anos de idade, que aos 15 anos já havia informado à família o seu desejo de ser doador de órgãos. “O ato de doar é um ato de amor. E não precisa assinar nenhum papel, basta informar aos seus familiares o seu desejo em ser doador de órgãos. No decorrer da sua vida, você pode salvar outras vidas. Se hoje eu estou aqui, primeiramente agradeço a Deus, segundo à família desse garoto”, ressaltou Willis.

Conforme a enfermeira do CIHDOTT Maíra Aines, o momento foi uma oportunidade de as pessoas verem de perto a importância da doação de órgãos a partir do relato dos transplantados, bem como orientar, esclarecer dúvidas e incentivar o sim à doação.

Transplantes Cardíacos no HM: Desde que foi habilitado pelo Ministério da Saúde, o Hospital já realizou 10 transplantes cardíacos: o primeiro no ano de 2022, quatro transplantes em 2023 e até agosto de 2024 já foram realizados cinco transplantes. Para o diretor técnico Matheus Agra, o aumento significativo no número de transplantes no ano de 2024, que já superou o quantitativo de 2023, se deu devido às campanhas contínuas que são realizadas, tanto pela Central de Transplantes como pelo Hospital Metropolitano.

“Estamos sempre buscando divulgar e incentivar a população a ser doadora de órgãos. Sabemos o quanto é valioso o sim de uma família, que num momento de dor ainda consegue pensar em fazer o bem ao próximo. Então, seja você também um doador de órgãos e vamos ajudar a salvar mais vidas!”, conclamou o diretor.

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB oferece mais de 760 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos a partir de segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) finaliza o mês de setembro ofertando 766 vagas para quem está procurando emprego em diversas áreas, a partir de segunda-feira (30). Dentre as vagas disponíveis, 500 são para João Pessoa e as demais para os municípios de Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Patos, Sapé, Mamanguape, Cajazeiras, Cabedelo, Pombal e São Bento.

Atendente de telemarketing é a função que disponibiliza o maior número de oportunidades, com 300 vagas em João Pessoa, onde também são ofertadas vagas de motorista carreteiro – médio completo (10), pedreiro (10), atendente de padaria (6) vagas, auxiliar de logística, empacotador – a mão e pedreiro (5 vagas para cada cargo), técnico de refrigeração (instalação) e auxiliar de pedreiro (4 vagas cada), trabalhador rural, soldador, pizzaiolo, motorista de caminhão, dedetizador e atendente de lojas e mercados, (três vagas para cada função), entre outras.

Em Campina Grande há 183 vagas de emprego disponíveis para a população desempregada. A maioria – 100 vagas – é destinada para os operadores de processo de produção, mas também tem emprego para carregador e descarregador de caminhões (20), para pedreiro e operador de trator (7 vagas para cada cargo), separador de material reciclável (4), para estoquista (5) – médio completo (6 meses de CTPS) e as demais vagas em diversas áreas.

No município de Santa Rita serão oferecidas 13 vagas de emprego, dentre as quais cinco para oficial de S. gerais na M. de edificações, estofador de móveis, garçom, saladeiro e supervisor de hospedagem (2 vagas para cada função).
Guarabira ofertará 14 vagas de emprego, sendo todas destinadas para costureira em geral – médio incompleto (6 meses). No posto do Sine de Pombal, são disponibilizadas três vagas para vendedor interno com exigência de ensino médio completo.

Em Patos, serão disponibilizadas 20 vagas de emprego variados. Tem três vagas para servente de obras, enquanto para estoquista, jardineiro, faturista e vendedor de comércio varejista serão ofertadas duas vagas para cada função, e as demais oportunidades estão distribuídas para ajudante de motorista, auxiliar administrativo, conferente de mercadoria, encanador, promotor de vendas, motorista de caminhão e auxiliar de limpeza, etc.

No Sine-PB em Sapé serão oferecidas nove vagas entre os cargos de: motorista de caminhão (3), agente de vendas de serviços (3), além de mecânico de automóveis e caminhões, biomédico e coordenador administrativo, com uma vaga para cada função. No município de São Bento serão ofertadas oito vagas para operador de caixa, promotor de vendas, auxiliar de contabilidade, motorista entregador, empre. doméstico nos serviços gerais e assistente administrativo, vendedor – no comércio de mercadorias (uma vaga cada cargo).

Em Cabedelo, vão estar disponíveis 12 vagas de emprego, sendo elas para auxiliar de estoque, balconista, vendedor porta a porta, assistente de prevenção de perdas (duas vagas para cada), já para faturista, marceneiro de móveis, motorista de caminhão e assistente de mídias sociais, uma vaga para cada cargo. No posto do Sine de Mamanguape, são três vagas para frentista, operador de caixa e vendedor interno (1 vaga cada).

Por sua vez, na cidade de Cajazeiras, será uma vaga para motorista entregador – fundamental completo (6 meses/ CTPS)

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira aqui as vagas

Telefones do Sine-PB para contato:
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

Multidão toma ruas de Conde em comício de Karla Pimentel

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidata à reeleição na cidade de Conde, Karla Pimentel (PSB), realizou, na noite desta sexta-feira (27/09), um comício que arrastou uma multidão de apoiadores às ruas de Jacumã.

O evento contou com a presença do secretário de Administração do Estado e dirigente do PSB, Tibério Limeira. O gestor destacou o apoio do governador João Azevêdo (PSB) e a parceria com a prefeita na busca pela continuidade do trabalho na cidade.

“O comício da futura prefeita Karla Pimentel encheu as ruas de Jacumã e mostrou que Conde quer continuar crescendo, confiando e trabalhando junto com essa grande parceira. Vamos juntos nesse projeto com o apoio do governador João Azevêdo para fazer um Conde cada vez melhor!”, enfatizou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Com propositura de Carlão, CMJP concede ‘Título de Cidadão Pessoense’ ao bispo Alcivan Tadeus

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta sexta-feira (27/09), sessão solene para entrega do ‘Título de Cidadão Pessoense ‘a Dom Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba.

De propositura do vereador Carlão Pelo Bem (PL), a honraria teve o objetivo de destacar as iniciativas e ações feitas pelo pároco na promoção do bem-estar, inclusão e o apoio às comunidades mais vulneráveis de João Pessoa por meio da Santa Igreja.

“Vem fazendo um trabalho brilhante na cidade de João Pessoa. Ao lado do nosso arcebispo metropolitano Dom Delson, vem construindo e contribuindo com a fé do povo católico e cristão. Ajudando muito nas obras de caridade da igreja, estendendo o braço de misericórdia que a igreja faz, defendendo o evangelho de Cristo. É isso que ele vem fazendo na cidade de João Pessoa. Com esses meses que ele já está aqui, fazendo um brilhante trabalho visitando comunidades, visitando paróquias”, afirmou o parlamentar.

O Monsenhor Alcivan foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 8 de novembro de 2023, por solicitação do arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, que, na oportunidade, manifestou o desejo de poder contar com a colaboração de um auxiliar. À época, o padre Alcivan pertencia ao clero da diocese de Caicó (RN), como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó (RN). Na Arquidiocese da Paraíba, ele atua como administrador.

Continue Lendo