Nos acompanhe

Paraíba

Nesta 6ª: TRE-PB encerra período de preparo de urnas eletrônicas para envio aos locais de votação

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) está realizando a preparação das urnas para as Eleições Municipais de 2024. A ação, que começou na segunda-feira (23/09) se estende até esta sexta (27/09), é realizada no Núcleo de Voto Informatizado (NVI) de João Pessoa, localizado na Av. Hilton Souto Maior, s/n, no bairro do José Américo e em outros quatro NVIs.

O trabalho visa preparar as urnas para serem enviadas aos locais de votação. O processo está acontecendo simultaneamente nos Núcleos em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras, com vista à distribuição de 11.616 unidades de urnas em todo o Estado.

Segundo o gerente de preparação de urnas e servidor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Anthony Martins, os procedimentos incluem a inserção das mídias de aplicação nos cartões de memória de carga da urna eletrônica, sistema operacional, softwares de votação dos dados e fotos das candidatas e dos candidatos a prefeitura e vice, além das vereadoras e vereadores.

A geração das mídias aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro de 2024, onde foram preparados cartões de memória de carga, de votação e de resultado, para gravação dos arquivos da urna eletrônica.

O processo, coordenado pelo servidor Anthony Martins, abrange as zonas eleitorais da Capital e de todos os municípios da Região Metropolitana de João Pessoa. De acordo com Anthony, “sob responsabilidade do NVI estão sendo preparadas 4.420 urnas, onde os cartórios responsáveis pelas seções terão até sexta-feira (27) para retirá-las e prepará-las nas seções eleitorais.”

A Comissão de Preparação das Urnas é designada por força de resolução que prevê que a supervisão dos trabalhos relativos à preparação das urnas, em cada um dos Núcleos de Voto Informatizado (NVIs) de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras caberá a um dos Juízes das Zonas Eleitorais localizadas no município sede de cada NVI, conforme deliberado entre eles, admitido o sistema de rodízio durante o período de realização dos trabalhos. No caso de Pombal e Cajazeiras, aos Juízes Eleitorais das 31ª e 68ª Zonas, respectivamente.

Toda a ação é supervisionada pela presidente do Regional, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, por ser a magistrada, também, presidente da Comissão de Preparação das Urnas.

Continue Lendo

Paraíba

Cabo Gilberto comanda agenda de Queiroga no bairro São José

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal e coordenador de campanha do PL na Região Metropolitana, Cabo Gilberto, comandou comício nesta quinta-feira (26/09) do candidato à Prefeitura de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL).

O compromisso, que ocorreu no bairro São José, também contou com a presença do candidato a vice, Sérgio Queiroz (Novo), apoiadores e da população. Na oportunidade, os candidatos ouviram demandas dos moradores e apresentaram propostas que pretendem implementar na gestão caso assumam a chefia do Executivo municipal.

Continue Lendo

Paraíba

MPT, MPF, PRF e PM atuarão em conjunto para combater assédio eleitoral e garantir o voto na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Rogério Sitônio Wanderley (MPT) se reuniu com o procurador Regional Eleitoral do Ministério Público Federal, Renan Paes Félix e representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar, na quinta-feira (26/09), para discutir atuação conjunta dos órgãos no Plantão Eleitoral do fim de semana das Eleições Municipais. O MPT anunciou que terá Plantão nos dias 5 e 6 de outubro (sábado e domingo), véspera e dia do pleito, das 8h às 17h.

O MPT pediu o apoio do MPF e das polícias da Paraíba para que os órgãos possam atuar de forma coordenada para combater o Assédio Eleitoral e assegurar o direito ao voto livre no dia do pleito, no próximo dia 6 de outubro. Durante a reunião, o MPT reforçou os seus canais de denúncias, que estão disponíveis no site da instituição.

“Estamos recebendo muitas denúncias de Assédio Eleitoral, apurando e adotando as providências necessárias, mas um dado está nos preocupando: a Paraíba é o Estado do País com o maior número de denúncias, atrás apenas da Bahia e São Paulo. Mas, se formos somar as denúncias recebidas desde as eleições passadas, a Paraíba aparece como o 1º Estado do Nordeste com mais casos. Então, o assédio está disseminado aqui no nosso Estado e precisamos, mais do que nunca, unir forças para combater essa prática”, ressaltou Rogério Sitônio.

O procurador Regional Eleitoral do MPF, Renan Paes Félix, fez um panorama das Eleições no Estado, informando que existem 68 zonas eleitorais na Paraíba, com 68 promotores eleitorais, atuando de forma efetiva. Ele informou sobre as principais ações, crimes, prisões e até os casos mais recentes de assédio e coação de eleitores por facções do tráfico de drogas. O procurador da República reforçou que o assédio e a coação eleitoral são crimes previstos no Código Eleitoral. Ele também informou que, recentemente, um novo crime foi incluído no Código Eleitoral, que é a “Violência Política de Gênero à candidata a cargo eletivo (artigo 326 B).

Participaram também da reunião o agente da PRF, José Geraldo Alves Júnior, representando o superintendente da PRF, Pedro Ivo; o sargento da Polícia Militar da Paraíba, Sharley Faber Oliveira Souza e o capitão da Polícia Militar Bruno Alves Dutra. A Polícia Militar informou que estará com mais de 8,8 mil homens atuando em todo o Estado para garantir a segurança no fim de semana das Eleições.

O que diz a Lei

Artigo 301 da Lei nº 4.737 de 15 de Julho de 1965

Institui o Código Eleitoral.

Art. 301. Usar de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido, ainda que os fins visados não sejam conseguidos:

Pena – reclusão até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa.

Confira alguns Canais de Denúncias do MPT:

DENUNCIE:

– Pelo Aplicativo MPT Pardal

– Pelo Site nacional do MPT: www.mpt.mp.br

– Pelo site do MPT-PB, no link:

www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias

– Pelo WhatsApp Denúncias do MPT Paraíba: (83) 3612-3128

– Pelo telefone: (83) 3612-3100 (João Pessoa)

Continue Lendo

Paraíba

OAB firma termo de cooperação para advogados dativos atuarem no Conselho Regional de Medicina

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, firmou durante encontro com o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), Bruno Leandro, a promoção de um termo de cooperação para a instalação da Advocacia Dativa no âmbito do CRM-PB.

Os advogados dativos serão remunerados pelo CRM. “Essa é uma ação de parceria importante que envolve duas instituições que estabelecerão uma série de atividades comuns, mas especificamente referente à Advocacia Dativa. 10% dos procedimentos que ocorrem no CRM precisam de um advogado designado para acompanhar e a Advocacia Dativa é exatamente designada para acompanhar processos em que a própria parte indique o seu defensor”, explicou o presidente da OAB-PB.

Harrison Targino acrescentou que “para formalizar o Termo de Cooperação, será realizado um curso de formação e lançado um edital para a habilitação de advogados e advogadas, para atuarem como Advogados Dativos no ambiente do Conselho Regional de Medicina”. “É uma oportunidade única para a advocacia paraibana, mais um espaço de atuação que se abre”, afirmou.

O presidente do CRM-PB, Bruno Leandro, agradeceu a OAB-PB pela parceria e afirmou que o objetivo do Conselho é evoluir em temas de interesse comum do CRM e da advocacia. “Em primeiro lugar, vamos assinar o termo de cooperação em relação a ação dos advogados dativos, que certamente será um ganho enorme para o Conselho Regional de Medicina em relação à questão processual”, afirmou.

Veja mais:

Continue Lendo