Nos acompanhe

Paraíba

MPT, MPF, PRF e PM atuarão em conjunto para combater assédio eleitoral e garantir o voto na Paraíba

Publicado

em

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Rogério Sitônio Wanderley (MPT) se reuniu com o procurador Regional Eleitoral do Ministério Público Federal, Renan Paes Félix e representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar, na quinta-feira (26/09), para discutir atuação conjunta dos órgãos no Plantão Eleitoral do fim de semana das Eleições Municipais. O MPT anunciou que terá Plantão nos dias 5 e 6 de outubro (sábado e domingo), véspera e dia do pleito, das 8h às 17h.

O MPT pediu o apoio do MPF e das polícias da Paraíba para que os órgãos possam atuar de forma coordenada para combater o Assédio Eleitoral e assegurar o direito ao voto livre no dia do pleito, no próximo dia 6 de outubro. Durante a reunião, o MPT reforçou os seus canais de denúncias, que estão disponíveis no site da instituição.

“Estamos recebendo muitas denúncias de Assédio Eleitoral, apurando e adotando as providências necessárias, mas um dado está nos preocupando: a Paraíba é o Estado do País com o maior número de denúncias, atrás apenas da Bahia e São Paulo. Mas, se formos somar as denúncias recebidas desde as eleições passadas, a Paraíba aparece como o 1º Estado do Nordeste com mais casos. Então, o assédio está disseminado aqui no nosso Estado e precisamos, mais do que nunca, unir forças para combater essa prática”, ressaltou Rogério Sitônio.

O procurador Regional Eleitoral do MPF, Renan Paes Félix, fez um panorama das Eleições no Estado, informando que existem 68 zonas eleitorais na Paraíba, com 68 promotores eleitorais, atuando de forma efetiva. Ele informou sobre as principais ações, crimes, prisões e até os casos mais recentes de assédio e coação de eleitores por facções do tráfico de drogas. O procurador da República reforçou que o assédio e a coação eleitoral são crimes previstos no Código Eleitoral. Ele também informou que, recentemente, um novo crime foi incluído no Código Eleitoral, que é a “Violência Política de Gênero à candidata a cargo eletivo (artigo 326 B).

Participaram também da reunião o agente da PRF, José Geraldo Alves Júnior, representando o superintendente da PRF, Pedro Ivo; o sargento da Polícia Militar da Paraíba, Sharley Faber Oliveira Souza e o capitão da Polícia Militar Bruno Alves Dutra. A Polícia Militar informou que estará com mais de 8,8 mil homens atuando em todo o Estado para garantir a segurança no fim de semana das Eleições.

O que diz a Lei

Artigo 301 da Lei nº 4.737 de 15 de Julho de 1965

Institui o Código Eleitoral.

Art. 301. Usar de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido, ainda que os fins visados não sejam conseguidos:

Pena – reclusão até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa.

Confira alguns Canais de Denúncias do MPT:

DENUNCIE:

– Pelo Aplicativo MPT Pardal

– Pelo Site nacional do MPT: www.mpt.mp.br

– Pelo site do MPT-PB, no link:

www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias

– Pelo WhatsApp Denúncias do MPT Paraíba: (83) 3612-3128

– Pelo telefone: (83) 3612-3100 (João Pessoa)

Continue Lendo

Paraíba

George Morais referenda candidaturas do grupo em diversos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual e líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), George Morais (União Brasil), cumpriu uma extensa agenda referendando candidaturas do grupo em diversos municípios paraibanos.

Na cidade de Santa Terezinha, o parlamentar apoia o nome de Zé Afonso (PSDB) à Prefeitura. Já em Riacho dos Cavalos, o projeto de reeleição de Eudim de Dé (União Brasil) foi referendada durante comício. Também pelo União Brasil, Alexandre contou com o apoio de George durante encontro na cidade.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo à educação desde a pré-escola é compromisso de Eduardo Brito para Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (27/09) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é investir na educação pública da cidade desde a pré-escola. Além de construção de novas creches, Eduardo assumiu o compromisso de destinar recursos para garantir kit completo a todos os alunos da rede municipal.

“Reafirmo o compromisso de investir ainda mais no futuro das crianças da nossa terra. Com uma gestão comprometida, vamos fazer muito mais pela educação de Mamanguape”, enfatizou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Médica infectologista Helena Germoglio declara apoio a Alyne Moreira para vereadora de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A médica infectologista Helena Germoglio anunciou, nesta sexta-feira (27/09), apoio à candidatura de Alyne Moreira (Agir 36) para vereadora em João Pessoa.

“A conheço há bastante tempo, sei que ela é uma pessoa comprometida com causas sociais principalmente das crianças atípicas e adultos em geral. Ela é uma pessoa que tem experiência com gestão em saúde”, disse a médica em publicação nas redes sociais.

Alyne é especialista em gestão de saúde, tendo grande atuação no Instituto Cândida Vargas (ICV). Ela concorre pela primeira vez a um cargo eletivo e tem se mostrado uma forte defensora de causas sociais e da participação ativa da mulher na política.

Confira:

Continue Lendo