Nos acompanhe

Paraíba

Lei de Adriano vira realidade com inauguração de sala de estabilização sensorial no IFPB

Publicado

em

Nesta quinta-feira (26), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande, deu um importante passo em direção à inclusão e ao acolhimento de estudantes neurodivergentes com a inauguração da Sala de Autorregulação Emocional. O novo espaço é fruto da implementação da Lei 663/2023, de autoria do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, que estabelece a criação de salas de estabilização sensorial em ambientes públicos e privados.

O projeto de lei que deu origem a essa sala é uma iniciativa que reconheceu a urgência de proporcionar ambientes adequados para pessoas com transtornos do espectro autista e outras condições neurodivergentes. “A criação dessas salas de estabilização sensorial é um marco importante na promoção de ambientes mais inclusivos. Esses espaços garantem que pessoas neurodivergentes possam encontrar um refúgio em momentos de crise, promovendo o respeito e o cuidado que todos merecem. É uma forma de assegurarmos que todos tenham condições de aprender, conviver e se desenvolver em ambientes que respeitam suas particularidades,” afirmou Adriano Galdino.

Adriano destaca agora que o objetivo é que essas salas se estendam a outros locais públicos e privados na Paraíba, promovendo uma sociedade mais inclusiva e atenta às necessidades de suas populações neurodivergentes. A sala de estabilização sensorial no IFPB já representa um avanço significativo nesse sentido, colocando o campus como um exemplo a ser seguido em todo o estado.

O evento de inauguração contou com a apresentação do projeto e uma mesa-redonda sobre os aspectos legais e os benefícios de ambientes adaptados para pessoas neurodivergentes. Entre os participantes, o servidor da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Albano Borba, representou o deputado Adriano Galdino, reforçando a importância da nova legislação.

Um espaço sensorial para acolhimento

A sala foi cuidadosamente planejada em colaboração com uma terapeuta ocupacional voluntária e é equipada com uma série de recursos sensoriais para proporcionar conforto e segurança aos estudantes. Entre os itens presentes estão iluminação suave, cores relaxantes, painéis sensoriais, almofadas com diferentes texturas, além de fones de ouvido que bloqueiam ruídos externos. Um dos itens essenciais para segurança é o botão de pânico, que permite comunicação imediata em casos de crise emocional.

O professor do campus Campina Grande e idealizador do projeto, Eduardo Cruz, comentou sobre a necessidade de um ambiente como esse: “A motivação veio da necessidade de oferecer um espaço onde nossos alunos neurodivergentes, especialmente aqueles com autismo, pudessem encontrar um ambiente acolhedor e com privacidade para se autorregularem, ajudando-os a se sentirem mais preparados para o aprendizado e para a interação social no campus”, resumiu.

Continue Lendo

Paraíba

“Escolha não será por pressão”, afirma desembargadora Agamenilde sobre lista tríplice do Quinto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A desembargadora e presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Agamenilde Dias, afirmou nesta sexta-feira (27/09) que a formação da lista tríplice pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) ao cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional não ocorrerá de forma impositiva.

“Eu não acredito que o Tribunal ele aja e nem decida por pressão. Primeiro pelos homens e pelas mulheres que compõem. Eu posso lhe assegurar que o processo de escolha não será por pressão, será por convicção, seja qual for a escolha. Certeza”, disse durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Em eleição realizada neste mês, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB) definiu a lista sêxtupla para escolha de novo desembargador ou nova desembargadora do TJ. A partir desses seis nomes, o colegiado definirá uma lista tríplice para que o governador João Azevêdo (PSB) escolha o novo desembargador. Os seis escolhidos no pleito foram:

  • ANNA CARLA LOPES CORREIA LIMA DE FREITAS
  • BRENO WANDERLEY CESAR SEGUNDO
  • BRUNO AUGUSTO ALBUQUERQUE DA NÓBREGA
  • THIAGO LEITE FERREIRA
  • NEVITA MARIA PESSOA DE AQUINO FRANCA
  • FLÁVIA DE PAIVA MEDEIROS DE OLIVEIRA

Ouça abaixo a fala da desembargadora Agamenilde:

 

Continue Lendo

Paraíba

George Morais referenda candidaturas do grupo em diversos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual e líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), George Morais (União Brasil), cumpriu uma extensa agenda referendando candidaturas do grupo em diversos municípios paraibanos.

Na cidade de Santa Terezinha, o parlamentar apoia o nome de Zé Afonso (PSDB) à Prefeitura. Já em Riacho dos Cavalos, o projeto de reeleição de Eudim de Dé (União Brasil) foi referendada durante comício. Também pelo União Brasil, Alexandre contou com o apoio de George durante encontro na cidade.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo à educação desde a pré-escola é compromisso de Eduardo Brito para Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (27/09) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é investir na educação pública da cidade desde a pré-escola. Além de construção de novas creches, Eduardo assumiu o compromisso de destinar recursos para garantir kit completo a todos os alunos da rede municipal.

“Reafirmo o compromisso de investir ainda mais no futuro das crianças da nossa terra. Com uma gestão comprometida, vamos fazer muito mais pela educação de Mamanguape”, enfatizou.

Confira:

Continue Lendo