Nos acompanhe

Paraíba

Defensoria garante inclusão de paratleta no Programa Bolsa Esporte

Publicado

em

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) assegurou a inscrição de um jovem paratleta, competidor na modalidade Atletismo, no Programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado. O esportista foi contemplado com o benefício depois que a DPE-PB impetrou um mandado de segurança. A decisão favorável veio da 1ª Seção Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba.

O programa tem o objetivo de incentivar a prática de esportes, sendo destinado aos atletas e técnicos de rendimento das modalidades olímpicas e paraolímpicas, reconhecidas pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro. O Bolsa Atleta admite inscrições de atletas, paratletas e de técnicos de rendimento de modalidades esportivas vinculadas ao Comitê Olímpico Internacional e ao Comitê Paralímpico Internacional.

De acordo com a defensora pública Maria de Fátima Dantas, a inclusão do paratleta assistido pela Defensoria no programa foi negada com a justificativa de que a modalidade praticada por ele não se enquadrava na Lei 11.692/2020, que instituiu o Bolsa Esporte. Também foi alegado que, no ato da inscrição, o atleta não havia apresentado a Declaração de Não Punição Esportiva, documento que comprova que o atleta não cumpre penalidade disciplinar.

Nos pedidos, a Defensoria ressaltou que o atleta preenchia todos os requisitos exigidos pelo programa e que a inscrição foi indeferida sem justificativa fundamentada, violando os princípios constitucionais da transparência e publicidade. A DPE acrescentou, ainda, que a modalidade Atletismo está amparada pela legislação e reiterou que a declaração exigida foi entregue, inclusive tendo sido emitida pelo Comitê Olímpico Nacional. Também destacou que o indeferimento compromete o desenvolvimento esportivo e a carreira do atleta, que já participou – com vitória – de torneios e campeonatos internacionais.

DECISÃO JUDICIAL – Ao analisar o caso, o juiz relator Miguel de Britto Lyra Filho acatou os argumentos apresentados e destacou que nos autos constavam a declaração, assim como o plano de ação para participação em competições, requisitos necessários para a inclusão no programa. Por fim, também determinou a concessão do Bolsa Esporte ao atleta.

“O impetrante preenche os requisitos para a concessão do benefício, razão pela qual, à primeira vista, o seu indeferimento não procede […] Frente ao exposto, defiro o pedido liminar formulado, para assegurar ao impetrante sua inclusão no programa até decisão final no presente mandamus”, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

“Escolha não será por pressão”, afirma desembargadora Agamenilde sobre lista tríplice do Quinto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A desembargadora e presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Agamenilde Dias, afirmou nesta sexta-feira (27/09) que a formação da lista tríplice pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) ao cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional não ocorrerá de forma impositiva.

“Eu não acredito que o Tribunal ele aja e nem decida por pressão. Primeiro pelos homens e pelas mulheres que compõem. Eu posso lhe assegurar que o processo de escolha não será por pressão, será por convicção, seja qual for a escolha. Certeza”, disse durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Em eleição realizada neste mês, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB) definiu a lista sêxtupla para escolha de novo desembargador ou nova desembargadora do TJ. A partir desses seis nomes, o colegiado definirá uma lista tríplice para que o governador João Azevêdo (PSB) escolha o novo desembargador. Os seis escolhidos no pleito foram:

  • ANNA CARLA LOPES CORREIA LIMA DE FREITAS
  • BRENO WANDERLEY CESAR SEGUNDO
  • BRUNO AUGUSTO ALBUQUERQUE DA NÓBREGA
  • THIAGO LEITE FERREIRA
  • NEVITA MARIA PESSOA DE AQUINO FRANCA
  • FLÁVIA DE PAIVA MEDEIROS DE OLIVEIRA

Ouça abaixo a fala da desembargadora Agamenilde:

 

Continue Lendo

Paraíba

George Morais referenda candidaturas do grupo em diversos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual e líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), George Morais (União Brasil), cumpriu uma extensa agenda referendando candidaturas do grupo em diversos municípios paraibanos.

Na cidade de Santa Terezinha, o parlamentar apoia o nome de Zé Afonso (PSDB) à Prefeitura. Já em Riacho dos Cavalos, o projeto de reeleição de Eudim de Dé (União Brasil) foi referendada durante comício. Também pelo União Brasil, Alexandre contou com o apoio de George durante encontro na cidade.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo à educação desde a pré-escola é compromisso de Eduardo Brito para Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (27/09) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é investir na educação pública da cidade desde a pré-escola. Além de construção de novas creches, Eduardo assumiu o compromisso de destinar recursos para garantir kit completo a todos os alunos da rede municipal.

“Reafirmo o compromisso de investir ainda mais no futuro das crianças da nossa terra. Com uma gestão comprometida, vamos fazer muito mais pela educação de Mamanguape”, enfatizou.

Confira:

Continue Lendo