Nos acompanhe

Paraíba

Rúbia ouve demanda de produtores agropecuários e assume compromisso de construir curral em Princesa

Publicado

em

A candidata a prefeita de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil), apresentou, em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (26/09), mais um projeto que visa garantia e qualidade de vida à população da cidade.

Após ouvir demanda de produtores agropecuários da cidade, Rúbia destacou a necessidade de construir um espaço voltado à atividade de criação de bovino, suíno e de aves. Na publicação ela apresentou o projeto de implantar o ‘Curral do Gado’.

O equipamento terá áreas separadas por sexo, estacionamento, praça de alimentação e espaço para apresentações culturais com o objetivo de impulsionar o comércio da região.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Princesa Isabel está entre os cinquenta maiores produtores de bovinos, sétimo em suíno e quinto de galináceo. E é com essa preocupação, que Rúbia lançou o projeto voltado à atividade na região.

“Princesa Isabel é uma cidade forte na produção agropecuária, destacando-se entre os maiores criadores de gado e suínos da Paraíba. Mas, para continuar crescendo e se tornar referência no setor, precisamos de uma estrutura que valorize e organize essa riqueza que temos no campo”, enfatizou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Nesta 6ª: TRE-PB encerra período de preparo de urnas eletrônicas para envio aos locais de votação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) está realizando a preparação das urnas para as Eleições Municipais de 2024. A ação, que começou na segunda-feira (23/09) se estende até esta sexta (27/09), é realizada no Núcleo de Voto Informatizado (NVI) de João Pessoa, localizado na Av. Hilton Souto Maior, s/n, no bairro do José Américo e em outros quatro NVIs.

O trabalho visa preparar as urnas para serem enviadas aos locais de votação. O processo está acontecendo simultaneamente nos Núcleos em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras, com vista à distribuição de 11.616 unidades de urnas em todo o Estado.

Segundo o gerente de preparação de urnas e servidor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Anthony Martins, os procedimentos incluem a inserção das mídias de aplicação nos cartões de memória de carga da urna eletrônica, sistema operacional, softwares de votação dos dados e fotos das candidatas e dos candidatos a prefeitura e vice, além das vereadoras e vereadores.

A geração das mídias aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro de 2024, onde foram preparados cartões de memória de carga, de votação e de resultado, para gravação dos arquivos da urna eletrônica.

O processo, coordenado pelo servidor Anthony Martins, abrange as zonas eleitorais da Capital e de todos os municípios da Região Metropolitana de João Pessoa. De acordo com Anthony, “sob responsabilidade do NVI estão sendo preparadas 4.420 urnas, onde os cartórios responsáveis pelas seções terão até sexta-feira (27) para retirá-las e prepará-las nas seções eleitorais.”

A Comissão de Preparação das Urnas é designada por força de resolução que prevê que a supervisão dos trabalhos relativos à preparação das urnas, em cada um dos Núcleos de Voto Informatizado (NVIs) de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras caberá a um dos Juízes das Zonas Eleitorais localizadas no município sede de cada NVI, conforme deliberado entre eles, admitido o sistema de rodízio durante o período de realização dos trabalhos. No caso de Pombal e Cajazeiras, aos Juízes Eleitorais das 31ª e 68ª Zonas, respectivamente.

Toda a ação é supervisionada pela presidente do Regional, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, por ser a magistrada, também, presidente da Comissão de Preparação das Urnas.

Continue Lendo

Paraíba

TJPB decide que Facebook deve fornecer dados de usuário para reparar danos por ele causados

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a decisão de obrigar o Facebook Brasil a fornecer o número do protocolo de IP do usuário responsável pelo perfil “Cacimbas Atualidades”. A ação foi movida por uma pessoa que alegou que sua imagem foi publicada em tal perfil sem autorização, junto com ofensas e mentiras sobre a sua vida pessoal.

O Facebook solicitou a reforma da sentença, argumentando que, de acordo com o Marco Civil da Internet, os dados são armazenados por apenas seis meses. Como os perfis em questão foram desativados, a empresa afirmou que não poderia fornecer as informações solicitadas.

No entanto, a relatora do processo nº 0001170-82.2015.8.15.0391, desembargadora Agamenilde Dias, concluiu que, apesar dos argumentos da empresa, restou demonstrado que os dados guardados pelo Facebook podem identificar o causador das ofensas indicadas na ação, sendo possível a obtenção destas informações.

“Ao acessar a internet, qualquer pessoa utiliza um IP (Internet Protocol), o que permite identificar o dispositivo usado, seja computador, celular ou tablet, e também o responsável pela criação de perfis falsos”, explicou a relatora. Ela citou ainda o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, que determina que os provedores de serviços de internet podem cumprir a obrigação de identificação dos usuários apenas com o fornecimento do IP.

Da decisão cabe recurso.

Continue Lendo

Paraíba

Real Time Big Data: pesquisa mostra Cicero com 53% das intenções de voto em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato a reeleição Cícero Lucena (PP), atual prefeito de João Pessoa, Capital do Estado da Paraíba, aparece com 53% das intenções de voto nas Eleições 2024. A informação é do Instituto de Pesquisa Real Time Big Data.

A pesquisa, encomendada pela Record e divulgada na quarta-feira (25/09), mostra o prefeito e candidato à reeleição Cicero Lucena (PP) liderando a disputa com 53% das intenções de voto no levantamento estimulado, quando uma lista com os possíveis candidatos é apresentada aos eleitores.

De acordo com a pesquisa, Luciano Cartaxo e Ruy Carneiro, aparecem na sequência com 13% cada, empatando tecnicamente com Marcelo Queiroga, que tem 10%.

Em vídeo, o cientista político Bruno Soller traz os detalhes sobre os números e fala sobre a perspectiva de definição do pleito em João Pessoa já no primeiro turno.

Confira o vídeo:

Continue Lendo