Nos acompanhe

Paraíba

Orquestra de Violões da Paraíba será atração desta sexta-feira no projeto Viva o Centro

Publicado

em

O projeto Viva o Centro com Música terá excepcionalmente, nesta sexta-feira (27), no Centro Cultural São Francisco (CCSF), a Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB), que promete trazer para o público um repertório com grandes sucessos. As apresentações têm início às 17h30, na nave central, com um dueto curto de ópera com a cantora lírica Izadora França, o sopranista Kleiton D’Araújo e o barítono Eduardo Cunha Lima, acompanhados do pianista Vinícius Sales. A entrada é gratuita, com estacionamento por trás do CCSF.

A Orquestra de Violões da Paraíba se apresenta em seguida, com um repertório dedicado aos compositores, arranjadores e músicos paraibanos, com obras de Vital Farias, ‘Saudade de Ocê’; Pinto do Acordeon, ‘Neném Mulher’; Nanado Alves, ‘Lápis de cor’; Gláucia Lima, ‘Leveza na alma’; Bruno Miranda, ‘Dunas de Sal’; e dos pernambucanos Luiz Gonzaga e Zé Dantas, ‘Olha pro céu meu amor’, entre outras canções.

Carla Santos, regente da OVPB, disse que a orquestra conta atualmente com 25 integrantes e a proposta do grupo sempre foi interpretar clássicos e misturar com a música nordestina e brasileira. “A orquestra mescla a sonoridade das cordas com demais instrumentos de sopro, percussão e vozes”.

A Orquestra foi criada em maio de 1992, pelo Maestro Gladson Carvalho, com o qual realizou concertos por diversas regiões do Nordeste, incluindo cidades do interior da Paraíba, deixando seu trabalho registrado em dois CDs. Um deles foi relançado pela editora Paulinas e tem sido vendido pelo Brasil e pela Europa, divulgando, assim, o nome e o potencial artístico-cultural da Paraíba.

Projeto – O Viva o Centro com Música é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec), em parceria com o Governo do Estado. Em sua segunda edição, que teve início em agosto e vai até janeiro de 2025, o projeto busca revitalizar o Centro Histórico de João Pessoa através da cultura, especialmente a música.

O projeto também abre espaço para inovação tecnológica. Por meio de uma pesquisa pioneira, ele explora o uso de software livre e hardwares acessíveis para gravação e sonorização de eventos e estúdios caseiros. O objetivo é criar um protocolo para sonorização, gravação e transmissão ao vivo utilizando o sistema Linux, mais especificamente o Jack Áudio Connection Kit, tornando o empreendedorismo musical mais acessível.

SERVIÇO:
Projeto Viva o Centro com Música
Dia: sexta-feira (27)
Horário: a partir das 17h30
Local: Centro Cultural São Francisco (CCSF)
Atração (nave central): Ópera curta com Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D’Araújo, Eduardo Cunha Lima e Vinícius Sales (pianista).
Atração (lastro): Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB), regida pela maestrina Carla Santos.
Entrada gratuita e estacionamento interno por trás do CCSF

Continue Lendo

Paraíba

Nesta 6ª: TRE-PB encerra período de preparo de urnas eletrônicas para envio aos locais de votação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) está realizando a preparação das urnas para as Eleições Municipais de 2024. A ação, que começou na segunda-feira (23/09) se estende até esta sexta (27/09), é realizada no Núcleo de Voto Informatizado (NVI) de João Pessoa, localizado na Av. Hilton Souto Maior, s/n, no bairro do José Américo e em outros quatro NVIs.

O trabalho visa preparar as urnas para serem enviadas aos locais de votação. O processo está acontecendo simultaneamente nos Núcleos em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras, com vista à distribuição de 11.616 unidades de urnas em todo o Estado.

Segundo o gerente de preparação de urnas e servidor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Anthony Martins, os procedimentos incluem a inserção das mídias de aplicação nos cartões de memória de carga da urna eletrônica, sistema operacional, softwares de votação dos dados e fotos das candidatas e dos candidatos a prefeitura e vice, além das vereadoras e vereadores.

A geração das mídias aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro de 2024, onde foram preparados cartões de memória de carga, de votação e de resultado, para gravação dos arquivos da urna eletrônica.

O processo, coordenado pelo servidor Anthony Martins, abrange as zonas eleitorais da Capital e de todos os municípios da Região Metropolitana de João Pessoa. De acordo com Anthony, “sob responsabilidade do NVI estão sendo preparadas 4.420 urnas, onde os cartórios responsáveis pelas seções terão até sexta-feira (27) para retirá-las e prepará-las nas seções eleitorais.”

A Comissão de Preparação das Urnas é designada por força de resolução que prevê que a supervisão dos trabalhos relativos à preparação das urnas, em cada um dos Núcleos de Voto Informatizado (NVIs) de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras caberá a um dos Juízes das Zonas Eleitorais localizadas no município sede de cada NVI, conforme deliberado entre eles, admitido o sistema de rodízio durante o período de realização dos trabalhos. No caso de Pombal e Cajazeiras, aos Juízes Eleitorais das 31ª e 68ª Zonas, respectivamente.

Toda a ação é supervisionada pela presidente do Regional, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, por ser a magistrada, também, presidente da Comissão de Preparação das Urnas.

Continue Lendo

Paraíba

TJPB decide que Facebook deve fornecer dados de usuário para reparar danos por ele causados

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a decisão de obrigar o Facebook Brasil a fornecer o número do protocolo de IP do usuário responsável pelo perfil “Cacimbas Atualidades”. A ação foi movida por uma pessoa que alegou que sua imagem foi publicada em tal perfil sem autorização, junto com ofensas e mentiras sobre a sua vida pessoal.

O Facebook solicitou a reforma da sentença, argumentando que, de acordo com o Marco Civil da Internet, os dados são armazenados por apenas seis meses. Como os perfis em questão foram desativados, a empresa afirmou que não poderia fornecer as informações solicitadas.

No entanto, a relatora do processo nº 0001170-82.2015.8.15.0391, desembargadora Agamenilde Dias, concluiu que, apesar dos argumentos da empresa, restou demonstrado que os dados guardados pelo Facebook podem identificar o causador das ofensas indicadas na ação, sendo possível a obtenção destas informações.

“Ao acessar a internet, qualquer pessoa utiliza um IP (Internet Protocol), o que permite identificar o dispositivo usado, seja computador, celular ou tablet, e também o responsável pela criação de perfis falsos”, explicou a relatora. Ela citou ainda o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, que determina que os provedores de serviços de internet podem cumprir a obrigação de identificação dos usuários apenas com o fornecimento do IP.

Da decisão cabe recurso.

Continue Lendo

Paraíba

Real Time Big Data: pesquisa mostra Cicero com 53% das intenções de voto em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato a reeleição Cícero Lucena (PP), atual prefeito de João Pessoa, Capital do Estado da Paraíba, aparece com 53% das intenções de voto nas Eleições 2024. A informação é do Instituto de Pesquisa Real Time Big Data.

A pesquisa, encomendada pela Record e divulgada na quarta-feira (25/09), mostra o prefeito e candidato à reeleição Cicero Lucena (PP) liderando a disputa com 53% das intenções de voto no levantamento estimulado, quando uma lista com os possíveis candidatos é apresentada aos eleitores.

De acordo com a pesquisa, Luciano Cartaxo e Ruy Carneiro, aparecem na sequência com 13% cada, empatando tecnicamente com Marcelo Queiroga, que tem 10%.

Em vídeo, o cientista político Bruno Soller traz os detalhes sobre os números e fala sobre a perspectiva de definição do pleito em João Pessoa já no primeiro turno.

Confira o vídeo:

Continue Lendo