O Museu do Rádio Paraibano recebeu na manhã desta quinta-feira (26) a visita técnica da Imprensa Braille A União, com o objetivo de traçar estratégias de acessibilidade para pessoas com deficiência. A ação fez parte da 18ª Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que está acontecendo de 23 a 29 deste mês e tem como tema “Museus, acessibilidade e inclusão”. Tanto o Museu do Rádio Paraibano quanto a Imprensa Braille integram a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC).
Participaram da visita a presidente da EPC, Naná Garcez; o diretor de Rádio e TV da EPC e responsável pelo Museu, Rui Leitão; a professora da UFPB e colaboradora do Museu, Bernardina Freire, além das equipes da Imprensa Braille e do Museu do Rádio. Foi definida a colocação de piso tátil no local, transcrição em Braille das placas informativas, colocação de QR Code para áudio-descrição das imagens e textos mais longos. Também foi verificado que as dependências do Museu já apresentam rampas e dimensões necessárias para o acesso de pessoa cadeirante.
Segundo Rui Leitão, “foram tomadas providências com o propósito de atender a recomendação do Instituto Brasileiro de Museus, priorizando a adequação para permitir o uso público, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas. As legendas serão colocadas também em sistema Braille, estimulando assim a inclusão social, alcançando um público mais amplo de visitação ao equipamento que contém um rico acervo que resgata e preserva a memória do Rádio Paraibano”.
Hanna Pachu, gerente operacional de Braille e transcritora Braille da EPC, comentou que “para um museu, enquanto instituição dedicada a conservar e expor objetos de valor histórico, artístico e cultural, é importante a promoção da acessibilidade para a efetivação da inclusão, possibilitando a todos uma experiência completa, com autonomia, para que possam, verdadeiramente, imergir na história ali contada em textos, imagens e objetos”.
A 18ª Primavera dos Museus, com o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”, lança luz sobre o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições. É aberta à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros.
Museu do Rádio Paraibano – Localizado na sede da Rádio Tabajara, em João Pessoa, o Museu do Rádio Paraibano reúne a história radiofônica do estado. Inaugurado em abril de 2023, o equipamento visa preservar a memória do rádio e de seus agentes, os profissionais que atuaram e atuam ao longo desses 87 anos da Rádio Tabajara no estado da Paraíba, mostrando os avanços, as vozes e papel social da emissora. O espaço físico foi pensado para enfatizar o percurso e avanços tecnológicos da radiodifusão composto por itens históricos, dentre eles: discografias, transmissores antigos e aparelhos telefônicos, que estão dispostos de forma rotativa, oferecendo uma exposição dinâmica aos visitantes.
É resultado de um projeto desenvolvido em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio (Gecimp), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), liderado pela professora Bernardina Freire de Oliveira.
O Museu do Rádio Paraibano tem visitação aberta para escolas, universidades e público em geral. O espaço funciona das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, e o agendamento pode ser feito por meio do telefone 3218-7903e pelo e-mail [email protected].gov.br. Fica na Av. Dom Pedro II, 3595, em João Pessoa-PB.