Nos acompanhe

Paraíba

Harrison visita advocacia em Sousa, debate temas da classe e recebe apoios

Publicado

em

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), e pré-candidato à reeleição, Harrison Targino, esteve no município de Sousa conversando com a advocacia sobre temas relacionados à profissão e à valorização da classe. Ao lado de Osmando Formiga Ney, presidente da OAB de Sousa, Harrison foi recepcionado por advogadas e advogados, visitou escritórios e recebeu apoios importantes pelo trabalho que vem fazendo pelo fortalecimento da OAB-PB e defesa da advocacia.

“Estamos trabalhando na construção de uma OAB-PB ainda mais forte e na defesa intransigente das prerrogativas da advocacia. Estaremos sempre unidos, pois quanto mais unidos estivermos, mais forte será a advocacia, mais forte será a OAB, que não pertence a um ou outro. A OAB é de todos nós. Quero agradecer a cada advogada e a cada advogado pela recepção e pelo apoio nessa caminhada”, disse Harrison Targino.

Osmando Formiga Ney, agradeceu a presença do presidente e afirmou que a advocacia sousense estará unida na caminhada que se inicia para a recondução de Harrison à presidência da Ordem.

“Damos início a uma nova caminhada e teremos um grande apoio da advocacia de Sousa. É um orgulho estar ao lado de Harrison Targino nessa jornada, pela sua ética, amor, trabalho e dedicação à advocacia paraibana. Vamos caminhar pelos escritórios, visitaremos todos os advogados e advogadas buscando apoio e, consequentemente, ainda mais valorização para a advocacia”, destacou Ney.

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece a situação de emergência em mais municípios paraibanos; confira a lista

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (26/09), a situação de emergência em 41 municípios afetados por desastres. A lista traz, pelo menos, mais 04 (quatro) cidades paraibanas. Confira mais detalhes nos links abaixo:

Portaria nº 3.223 

Portaria nº 3.224

Portaria nº 3.225

Portaria n° 3.226 

Portaria nº 3.227 

Portaria nº 3.228

Do total, 34 cidades enfrentam um período de estiagem. São elas: Jaramataia, Minador do Negrão, Piranhas e Traipu, em Alagoas; Caapiranga, Canutama, Ipixuna, Maraã, Novo Aripuanã e Urucurituba, no Amazonas; Igaporã, Marcionílio Souza e Poções, na Bahia; Caridade e Quixadá, no Ceará; Jacareacanga, no Pará; Picuí, São José da Lagoa Tapada, São Vicente do Seridó e Sumé, na Paraíba; Iretama, Nova Tebas e Xambrê, no Paraná; Bom Jardim, Cachoeirinha, Ouricuri, Santa Filomena, São José do Belmonte e Tabira, em Pernambuco; Frutuoso Gomes, no Rio Grande do Norte; Guajará-Mirim e Ouro Preto do Oeste, em Rondônia; Indiana, em São Paulo, e Carira, em Sergipe.

A cidade de Prata, em Minas Gerais, registrou seca, que é um período de ausência de chuvas mais prolongado do que a estiagem.

Por outro lado, obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência devido a incêndios florestais os seguintes municípios: São José do Rio Claro, no Mato Grosso; Ourilândia do Norte, no Pará; Valentim Gentil, em São Paulo, e Mateiros, Pequizeiro e Talismã, em Tocantins.

Agora, todas as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, o Brasil registra 1.460 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, dos quais 403 por estiagem, 146 por incêndios florestais e 270 por seca.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

Carlão defende sanção para candidatas que anunciaram apoio a Cícero caso verba do PL seja utilizada

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador e vice-presidente do PL em João Pessoa, Carlão Pelo Bem (PL), repercutiu durante entrevista concedida à imprensa nesta quinta-feira (26/09) a decisão de três candidatas do partido que anunciaram apoio ao projeto de reeleição de Cícero Lucena (PP).

De acordo com o parlamentar, caso haja utilização de recurso da sigla na campanha do atual prefeito por parte de Jessyca Luana, Elaine Sousa e Helô Tavares, o partido irá entrar com requerimento para devolução dos valores.

Carlão ressaltou, ainda, que o PL repassa boa parte do fundo eleitoral às candidaturas femininas com o intuito de valorizar a importância das mulheres em espaços na política.

“Eu tenho uma frase pra isso: quem não suporta o processo é porque não tem propósito. Todos sabem muito bem qual é a linha do PL na cidade de João Pessoa. Sempre fui um vereador da linha de direita conservadora, apoiando o presidente Bolsonaro e quem ele indicava aqui seja para prefeito ou governador. Infelizmente elas entenderam que seria melhor ir para o outro lado. Eu entendo que elas têm o direito de optar, mas o partido foi extremamente generoso principalmente com as mulheres. Há muitas mulheres no PL que receberam bem mais do que eu, que sou vereador de mandato, e por quê? Isso mostra a valorização da mulher. O que iremos ver agora é o que elas estão fazendo com esse recurso. Esse recurso está sendo utilizado na campanha de Cícero? Se estiver acontecendo, iremos querer que os recursos sejam devolvido porque não podemos permitir que recursos do PL que estavam ali para o prefeito Queiroga sejam destinados para outros chefes do Executivo”, explicou.

Continue Lendo

Paraíba

Multidão toma conta das ruas do bairro Maia e confirma preferência por Rúbia na disputa em Princesa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A população do bairro Maia, um dos maiores de Princesa Isabel, confirmou a preferência por Rúbia Matuto (União Brasil) na disputa para a Prefeitura da cidade.

A candidata realizou um bate-papo com os moradores e foi muito festejada. As ruas ficaram tomadas de pessoas que apostam nas propostas e nos projetos da prefeitável.

Rúbia  tem uma relação muito próxima aos moradores do bairro, que será diretamente contemplado com projetos apresentados por elas, a exemplo do Parque Canhoto da Paraíba, que vai ligar o Maia ao Instituto Federal de Educação (IFPB). Além do Parque, a gestão de Rubia também deve investir em calçamento e saneamento.

Na próxima sexta-feira (27/09), Rúbia e Sidney estarão no bairro São Francisco e Jardim Karlota, realizando o mesmo bate- papo.

Confira: 

Continue Lendo