Nos acompanhe

Notícias

João Pessoa é o nono destino mais procurado no país por usuários do programa ‘Voa Brasil’

Publicado

em

O João Pessoa é o nono destino mais procurado por usuários do programa Voa Brasil, do Governo Federal, lançado há pouco menos de dois meses no país. (Veja ranking ao final da matéria)

Com o objetivo de inserir novos passageiros no setor aéreo, o Voa Brasil, maior programa de inclusão social da aviação civil criado pelo Governo Federal, tem alcançado resultados importantes desde que foi lançado, há cerca de 50 dias, pelo Ministério de Portos e Aeroportos. O programa tem ajudado a fomentar o turismo nacional e impulsionar a aviação regional. Prova disso é que o número de cidades atendidas cresceu 16%, passando de 60 no início deste mês para 70. Desse total, 39 aeroportos, cerca de 56%, estão localizados em cidades de médio e pequeno porte.

Com passagem por até R$ 200 o trecho, os aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) contam opções de voos para cidades de todos os estados brasileiros. Até o momento, foram reservadas cerca de 10 mil passagens na plataforma do programa. Vale destacar que, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apesar de representar mais de 10% da população, pessoas com mais de 65 anos compõem apenas 2% dos passageiros em voos comerciais no Brasil.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o Voa Brasil está contribuindo para a ampliação do número de passageiros no modal aéreo. “Esse é um programa que foi construído com muito diálogo e não envolve recurso público para a oferta dos bilhetes, num debate de sensibilização com as empresas aéreas. A gente quer incluir brasileiros que não viajam pelo Brasil. Turistas que possam voar para visitar parentes, rever amigos, conhecer de Norte a Sul o nosso país”, indicou.

Aviação regional

Os grandes centros urbanos têm sido os principais destinos dos aposentados atendimentos pelo programa. No entanto, as cidades médias e pequenas, que atendem normalmente à aviação regional, têm ganhado cada vez mais adeptos do público-alvo. Nesse recorte, Santarém (PA), Porto Seguro (BA), Campinas (SP), Sinop (MT) e Foz do Iguaçu (PR) estão entre os destinos mais procurados, conforme indica a tabela abaixo.

Cidades regionais mais procurada

Norte Nordeste Sudeste Centro-Oeste Sul
Santarém Porto Seguro Campinas Sinop Foz do Iguaçu
Marabá Juazeiro do Norte Uberlândia Bonito Caxias do Sul
Altamira Petrolina Montes Claros Navegantes

Principais destinos

Os destinos mais procurados neste início de programa foram São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Cerca de 45% dos voos foram para o Sudeste e 40% para o Nordeste. A cidade mais procurada pelos aposentados foi São Paulo, que recebeu o equivalente a quase 20 aeronaves lotadas neste período, vindos de 47 outros municípios. O Rio de Janeiro foi o segundo destino mais procurado, recebendo o equivalente a mais de sete aeronaves Embraer (195-E2) de 25 cidades.

A capital cearense foi a cidade mais procurada do Nordeste pelos beneficiários do programa. Um em quatro bilhetes vendidos para a região, neste primeiro mês de funcionamento, foi para aeroportos do estado (Fortaleza, Juazeiro do Norte e Jericoacoara). O número de aposentados que voaram para Fortaleza desde o início do programa Voa Brasil seria suficiente para lotar mais de seis aeronaves.

Cidades mais procuradas por região:

Norte Nordeste Sudeste Centro-Oeste Sul
Manaus Fortaleza São Paulo Brasília Curitiba
Belém Recife Rio de Janeiro Goiânia Foz do Iguaçu
Santarém Salvador Belo Horizonte Campo Grande Florianópolis

O Voa Brasil funciona por meio de uma parceria do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) com as principais aéreas brasileiras e não envolve subsídio governamental para a oferta dos bilhetes, funcionando com base na oferta de assentos ociosos de cada companhia aérea aos beneficiários do programa. Os trechos disponíveis são apresentados em uma plataforma exclusiva aos aposentados (www.gov.br/voabrasil). No primeiro momento, o programa é destinado a aposentados pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS/INSS), independentemente da faixa de renda, que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses.

Próxima fase

A expectativa do Ministério de Portos e Aeroportos é lançar a segunda etapa do programa no primeiro semestre de 2025, no qual serão beneficiados os estudantes de instituições de ensino público. “Estamos trabalhando para organizar a segunda fase do Voa Brasil, no qual a gente avalia a possibilidade de incluir alunos do Pronatec, do Prouni, e outros segmentos da juventude brasileira”, disse Costa Filho.

 Procura por região

C0
716
6,87%
N
345
3,31%
NE
4222
40,51%
S
498
4,77%
SE
4641
44,53%
30 destinos mais procurados
SP
São Paulo
2918
RJ
Rio de Janeiro
963
CE
Fortaleza
922
PE
Recife
775
BA
Salvador
602
DF
Brasília
581
MG
Belo Horizonte/Confins
377
RN
Natal
348
PB
João Pessoa/Bayeux
322
MA
São Luís
263
AL
Maceió/Rio Largo
208
SP
Campinas
200
BA
Porto Seguro
183
SE
Aracaju
175
PR
Curitiba
160
AM
Manaus
141
ES
Vitória
132
PA
Belém
130
PI
Teresina
126
CE
Juazeiro do Norte
125
PR
Foz do Iguaçu
87
SC
Florianópolis
68
GO
Goiânia
66
RS
Porto Alegre
61
PE
Petrolina
56
MS
Campo Grande
48
BA
Ilhéus
48
BA
Vitória da Conquista
36
SC
Navegantes
34

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Continue Lendo

Negócios

Ninguém Dirá que é Tarde Demais: espetáculo com Arlete Salles ocorre este fim de semana em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após protagonizar a novela da Globo ‘Família É Tudo’, Arlete Salles volta aos palcos em turnê com o espetáculo ‘Ninguém Dirá que é Tarde Demais’. O evento chega em João Pessoa fim de semana (dias 22, 23 e 24 de novembro), com apresentações no Teatro Paulo Pontes.

Sucesso de público, visto por mais de 300 mil pessoas nas temporadas presenciais e online, o espetáculo tem emocionado a plateia por onde passa.

Na comédia, Luiza (Arlete Salles) e Felipe (Edwin Luisi) são vizinhos de prédio que se detestam. Sem conhecerem a identidade do outro, acabam se encontrando na rua e algo de inusitado acontece.

O texto original é de autoria de Pedro Medina, neto de Arlete, com quem contracena no espetáculo. A direção é de Amir Haddad. Além de Pedro, Alexandre Barbalho, filho da atriz, e o amigo Edwin Luisi, que acumula diversos prêmios em teatro durante seus mais de 50 anos de carreir, a também estão no elenco.

Idealizado pelos produtores Rose Dalney, Túlio Rivadávia e Marcio Sam, a leve e divertida comédia pode estar em cartaz perto de você.

Clique nesse link e saiba mais sobre as datas

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve acontecer nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No entanto, o parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

 

Continue Lendo

Paraíba

Maior evento religioso da PB, Romaria da Penha ocorre neste sábado e deve reunir milhares de fiéis

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A tradicional Romaria da Penha, maior evento religioso do Estado, acontece neste sábado (23/11) em João Pessoa. Em um percurso de caminha com extensão de 14 quilômetros, milhares de fiéis participarão da 261ª edição da festa, que tem como tema “Senhora da Penha, porque ‘somos todos irmãos’, ajudai-nos a viver a fraternidade e a amizade social”.

Programação

Os eventos começam às 16h30, com a Carreata de Nossa Senhora da Penha. A imagem da santa será conduzida do Santuário da Penha, localizado no bairro da Penha, até a Igreja Nossa Senhora de Lourdes*, no Centro da cidade.

A Romaria tem início às 22h, partindo da Igreja de Lourdes em direção ao Santuário da Penha. A caminhada, que atrai devotos de diversas cidades e estados, deve terminar por volta das 3h30, com a celebração de uma missa campal presidida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

Caminhada de fé

A Romaria da Penha é uma manifestação de fé que atrai pessoas de todas as idades, reunindo famílias, grupos de oração e comunidades paroquiais. Os fiéis caminham em oração e cânticos, muitos carregando velas ou imagens da santa, criando um ambiente de emoção e devoção.

O evento, que acontece há décadas, é considerado uma das maiores expressões de religiosidade popular do país e celebra a intercessão de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Santuário e símbolo de proteção para os fiéis.

Continue Lendo