Nos acompanhe

Negócios

CEF anuncia leilão de casas e apartamentos na Paraiba; veja como participar

Publicado

em

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai leiloar 27 (vinte e sete) imóveis na Paraíba, entre casas e apartamentos. Os lances poderão ser feitos até o dia 30 de setembro através do Kron Leilões.

Os interessados, em alguns casos poderão utilizar recursos como financiamento ou o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O leilão será público, na modalidade eletrônica por meio do site do leiloeiro Helcio Kronberg.

Outros bens na lista do leilão estão localizados no Distrito Federal e em 20 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Continue Lendo

Negócios

Unimed JP se consolida como um dos 50 maiores planos de saúde do Brasil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Unimed João Pessoa está, mais uma vez, na lista dos 50 maiores planos de saúde do Brasil, segundo o anuário “Valor 1000”, edição 2024. O ranking foi divulgado terça-feira (17) passada pelo Jornal Valor Econômico, maior veículo de economia, finanças e negócios do Brasil.

Na lista, a Unimed João Pessoa ocupa a 32ª posição no país. Quando se considera apenas as operadoras de planos de saúde do Nordeste, a cooperativa sobe para a quinta posição. Da Paraíba, a Unimed João Pessoa é a única a constar na lista.

A FORÇA DO COOPERATIVISMO

Dos 50 maiores planos de saúde do Brasil, 34 integram a Unimed, maior sistema cooperativo de saúde do mundo, que conta com 340 cooperativas e tem uma carteira de 19,7 milhões de clientes.

Na Paraíba, a Unimed João Pessoa é líder do segmento de saúde suplementar, com uma carteira de aproximadamente 172 mil clientes e um Market Share de 37,1%. Ou seja, de cada 100 pessoas com plano de saúde no estado, 37 preferem a Unimed João Pessoa. Em 2023, fechou o exercício com mais de R$ 1,1 bilhão de faturamento bruto anual.

EXPANSÃO E MODERNIZAÇÃO

Nos últimos anos, a Unimed João Pessoa vem passando por um processo de modernização no modelo de gestão e por uma ampliação na rede própria de atendimento. Somente este ano, já foram abertas duas novas unidades: o Centro Médico Pediátrico Bessa; e a Unintegra, uma clínica especializada em síndromes e patologias do neurodesenvolvimento. Em breve, será aberta uma segunda unidade da Unintegra.

A rede própria da Unimed João Pessoa inclui, ainda, três hospitais (dois de alta complexidade e um para procedimentos de pequeno e médio porte), um centro especializado em reabilitação e práticas integrativas, duas unidades de atendimento ambulatorial, uma unidade de atendimento domiciliar e um serviço de telemedicina. Os clientes contam ainda com a maior rede credenciada de assistência médico-hospitalar da Paraíba.

Além de se destacar na saúde, a Unimed João Pessoa gera emprego e renda em sua área de atuação, fortalecendo o modelo cooperativista. São 2,4 mil empregos diretos e milhares de postos de trabalho indiretos gerados através da rede credenciada.

VALOR 1000

Em sua 24ª edição este ano, o Valor 1000 se consolidou como um dos anuários de negócios mais respeitados e de credibilidade do país, com a organização de rankings e premiação de empresas de diversos segmentos econômicos.

A pesquisa é realizada pelo Jornal Valor Econômico em parceria com a Serasa Experian e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas.

 

Continue Lendo

Negócios

Algodão colorido e técnica do labirinto: produtos da PB foram destaques na Semana da Moda de Milão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O algodão colorido desenvolvido pela Embrapa foi mais uma vez atração em desfile de moda na Itália. A coleção Calunga, da empresa Natural Cotton Color, confeccionada a partir do algodão colorido orgânico produzido da Paraíba, esteve presente em um dos principais eventos de moda sustentável, Beyond the Claim, na sexta-feira (20/9), no Museo Nazionale Scienza e Tecnologia Leonardo da Vinci, durante a Semana de Moda de Milão.

Inspirada no maracaturu, herança cultural afro-brasileira, a coleção é composta por 35 peças que integram alfaiataria com detalhes artesanais, incluindo a técnica do labirinto, um patrimônio imaterial da Paraíba.

Uma semana antes do desfile, foi a vez do algodão agroecológico subir às passarelas no Rio Grande do Norte. A maior fábrica têxtil da América Latina, a Guararapes, foi palco do lançamento da nova coleção de verão da Riachuelo, com roupas produzidas a partir de matéria-prima do projeto Pró-Sertão.

O Pró-Sertão é uma iniciativa do Instituto Riachuelo que visa fortalecer a cadeia produtiva do algodão no Rio Grande do Norte, com ações que vão desde o campo, por meio do incentivo do cultivo agroecológico, até a indústria têxtil e o artesanato local. A Embrapa Algodão é parceira deste projeto que beneficia centenas de agricultores no sertão potiguar e gera quatro mil empregos diretos no estado.

Algodão colorido

O algodão colorido é um produto diferenciado para a agricultura familiar, com foco na sustentabilidade econômica e ambiental. Além de gerar renda para o pequeno produtor, o algodão colorido natural não necessita de tingimento, reduzindo a utilização de água e de produtos químicos no processo de obtenção do tecido.

Por meio do melhoramento genético convencional, a Embrapa Algodão desenvolveu as cultivares de algodão colorido BRS Jade, BRS Safira, BRS Topázio, BRS Verde, BRS Rubi e BRS 200 Marrom.

O algodão colorido subiu às passarelas pela primeira vez em 2004, na São Paulo Fashion Week, com o estilista Ronaldo Fraga. Desde então, as peças confeccionadas com as variedades de algodão colorido vêm abrindo caminho no mundo da moda. O produto também esteve presente na Fashion Rio, além de desfiles em Paris e Milão.

Algodão em consórcios agroecológicos

O cultivo do algodão agroecológico consorciado com outras culturas alimentares como milho, feijão, gergelim e amendoim, mandioca, dentre outras, por agricultores familiares, com certificação orgânica participativa, tem sido outra alternativa disponibilizada pela Embrapa e instituições parceiras para promover a segurança alimentar e a preservação do meio ambiente.

A metodologia de capacitação dos produtores se dá por meio das Unidades de Aprendizagem e Pesquisa Participativa, respeitando os saberes locais e promovendo a consciência ambiental. O aprendizado vai desde a produção (com foco conservacionista), certificação e comercialização da pluma no comércio justo, com preços acima do algodão convencional.

Agenda 2030

O algodão colorido e agroecológico são tecnologias voltadas para a sustentabilidade econômica, ambiental e social, alinhados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta agenda foram estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados no Brasil e no mundo. As tecnologias se alinham especialmente ao Selo ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis.

Continue Lendo

Negócios

João Pessoa sedia 4ª edição do Brasil Cachaças, maior evento nacional que cultua a atividade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

João Pessoa sedia a 4ª edição do Brasil Cachaças, evento que celebra a cadeia produtiva da bebida e vai até o dia 26 deste mês no Espaço Cultural José Lins do Rego e em diversos pontos da Capital paraibana.

O evento oferece uma experiência única tanto para apreciadores quanto para produtores e comerciantes do ramo, fomentando novos consumidores e estimulando boas práticas na indústria e o crescimento do mercado local e regional.

O público em geral poderá imergir no mundo da cachaça nos dias 25 e 26, no Espaço Cultural, na IV Feira das Melhores Cachaças do Brasil. O evento contará com degustações, lançamentos, rodas de conversas, oficinas de drinks, concursos e atrações culturais. A feira estará aberta ao público das 14h às 21h.

O festival promove também o Concurso de Drinks e Sobremesas do Brasil Cachaças 2024, voltado para bartenders, chefs confeiteiros, profissionais e estudantes de gastronomia que desenvolvam bebidas ou sobremesas com cachaça. As inscrições já estão abertas e mais informações podem ser obtidas no edital (https://drive.google.com/file/d/1HwBcxxCfo11qmUxYGNPOivucN3a1i5ez/view).

Além disso, o Brasil Cachaças 2024 também será palco do 1° Salão do Queijo da Paraíba, evento que celebra o queijo paraibano e promove o trabalho dos produtores locais, destacando a riqueza e diversidade dos queijos da região.

“O Brasil Cachaças se transformou em um verdadeiro polo de negócios, cultura e inovação da economia paraibana. Com as degustações e oficinas para o público em geral, encontros voltados para a cadeia produtiva da cachaça, o concurso de drinks e sobremesas para profissionais – além do Salão do Queijo, uma novidade deste ano – reunimos em um único e grande evento a diversidade e a riqueza de produtos que são um símbolo da Paraíba”, comenta Fernanda Melo, organizadora do Brasil Cachaças.

Os ingressos para todos os dias do Brasil Cachaças já estão disponíveis e podem ser adquiridos no site https://www.sympla.com.br/evento/brasil-cachacas-2024/; é possível conferir a programação completa por dia no site oficial: www.brasilcachacas.com/.

Programação especial B2B para produtores e comerciantes

A abertura do Brasil Cachaças acontece no dia 23 de outubro, a partir das 8h, com o Seminário de Cachaças do Brasil. O seminário, que ocorre no auditório do Sebrae em João Pessoa, apresenta cases de sucesso e tem foco na inovação, diferenciais competitivos e mercado da cachaça com nomes como Maurício Ayer, Murilo Coelho (Engenho Nobre), Rosângela Vilar (Cachaça Estância Moretti), o professor Normando Filho e Dirlene Pinto (Cachaça Germana).

No dia 24, das 15h Às 21h, a programação é voltada para comerciantes, distribuidores e demais profissionais do mercado da cachaça. Além disso, o festival vai abrigar também o Encontro Nacional de Confrarias e o Encontro Nacional de Mulheres da Cachaça, que ocorre no Engenho Gran Raiz, em João Pessoa.

Serviço

Brasil Cachaças 2024

Data: de 23 a 26 de outubro de 2024
Local: Espaço Cultural José Lins de Rego e auditório do Sebrae (Seminário de Cachaças do Brasil)
Ingressos: a partir de R$ 14,50 – https://www.sympla.com.br/evento/brasil-cachacas-2024/

Continue Lendo