Nos acompanhe

Paraíba

Artesãos paraibanos participam de feira nacional de artesanato em Fortaleza

Publicado

em

Artesãos paraibanos participam, desde a última sexta-feira (20), da 6ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce), que será realizada até o próximo domingo (29) no Centro de Eventos, em Fortaleza. Quatorze expositores paraibanos têm à disposição dois espaços: um pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e outro pelo Sebrae, além de estandes próprios adquiridos por eles, que contam com o apoio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP) na logística, com o transporte das peças por meio de um caminhão.

A Fenacce é considerada líder no artesanato nacional, por isso é uma grande oportunidade para expandir ainda mais o alcance do artesanato paraibano, que tem o selo de Excelência concedido pela Unesco.

Primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins ressaltou a importância de os artesãos paraibanos participarem da Fenacce. “Esta é mais uma oportunidade que o artesão, que a artesã tem de expor seu produto, fazer boas vendas e ter sua renda. A Paraíba é o único estado brasileiro a realizar uma feira de artesanato em duas edições: em janeiro, em João Pessoa; e em junho, em Campina Grande. A participação dos nossos artesãos em feiras fora do Estado fortalece ainda mais este objetivo, que é a geração de renda”, disse.

Ao todo, 14 artesãos expõem para os cearenses e turistas de outros estados e países uma rica variedade de peças, incluindo renda renascença, labirinto, escama de peixe, fibra e madeira, entre outras tipologias.

“O nosso artesanato tem sido elevado a patamares cada vez maiores, e essa tem sido a recomendação do governador João Azevêdo e da nossa presidente de Honra, Ana Maria Lins. Desde 2019, a qualificação dos nossos artesãos tem sido uma constante, com forte participação de parceiros como o Sebrae. O resultado disso? O artesanato paraibano cada vez mais aceito, gerando renda para centenas de famílias”, observou a gestora do PAP, Marielza Rodriguez.

Para o coordenador de Artesanato do Sebrae-PB, Jucieux Palmeira, investir no artesanato é fomentar a economia paraibana. “O artesanato paraibano é um dos segmentos que mais geram renda. Investir nesse segmento, com consultorias, entre outras ações, deixa em nós, que fazemos o Sebrae, um enorme sentimento de satisfação. E essa parceria que temos com o Governo do Estado tem sido exitosa, pois o artesanato paraibano cresce a olhos vistos”, comentou.

Joselma Alves é do município de Cabedelo e participa da Fenacce pela terceira vez. “É uma satisfação enorme divulgar o que faço com tanto amor e ver também a satisfação do cliente. A cada ano que participo da Fenacce, levo na bagagem uma experiência sensacional”, externou.

Além da exposição e comercialização das peças artesanais, a programação da Fenacce oferece oficinas, apresentações culturais e palestras, proporcionando aos visitantes uma imersão na diversidade e riqueza artística de cada estado que participa do evento, como a Paraíba.

Serviço

Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce)
Quando: 20 a 29 de setembro
Onde: Centro de Eventos do Ceará (Fortaleza)
Entrada: dois quilos de alimento não perecível

Continue Lendo

Paraíba

Rúbia apresenta plano com ações prioritárias voltadas à saúde pública de Princesa Isabel

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil), apresentou, em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (23/09), mais um projeto que visa garantia e qualidade de vida à população da cidade.

O plano conta com ações prioritárias do Plano de Governo da prefeitável voltadas à promoção e melhorias na oferta da saúde pública na cidade. Entre os serviços, estão:

  • Devolução do Hospital Regional Deputado José Pereira Lima ao Governo do Estado
  • Garantia de gestão adequada e atendimento de qualidade
  • Aplicação de mais recursos e investimentos
  • Novos equipamentos e ampliação de serviços nas unidades de saúde
  • Aumentar a capacidade de atendimentos de maior complexidade no Hospital
  • Ativação de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
  • Valorização dos profissionais que atuam no Hospital Regional

“Saúde será nossa prioridade. Sabemos o quanto o povo de Princesa vem sofrendo com a falta de uma assistência de qualidade na Saúde”, enfatizou Rúbia.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Justiça concede prisão domiciliar à acusada de aliciamento violento de eleitores em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A juíza da 76ª Zona Eleitoral, Virgínia Gaudêncio de Novais, concedeu em decisão proferida nesta segunda-feira (23/09) prisão domiciliar a Kaline Neres do Nascimento Rodrigues, acusada de articulação para aliciamento violento de eleitores em João Pessoa.

Ela foi presa na última semana pela Polícia Federal na operação ‘Território Livre’, que apurou coação de votos em prol do nome da vereadora que busca a reeleição, Raíssa Lacerda (PSB). De acordo com a PF, Kaline tem ligação com facção criminosa alocada no bairro Alto do Mateus, local onde havia atividades de aliciamento eleitoral.

A juíza atendeu ao pedido da defesa da acusada, que alegou que a mesma tem dois filhos menores de idade e um deles tem Transtorno de Espectro Autista (TEA). No entanto, Kaline deverá seguir as seguintes medidas restritivas, segundo a magistrada:

I) Fica proibido qualquer contato da investigada, por qualquer meio de comunicação, ou até mesmo, por intermédio de terceiros, com os demais investigados no caso, cujo descumprimento poderá ensejar revogação da prisão domiciliar.

II) Monitoração eletrônica, devendo a investigada permanecer em sua residência (o endereço detalhado deverá ser informado, com comprovante, e somente após a referida comprovação, será expedida a respectiva ordem de liberação) ficar monitorada 24 horas por dia a partir da instalação da tornozeleira eletrônica.

Continue Lendo

Paraíba

Deputado nega autoria de indicação para recém-formado assumir comando do Ibama-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual paraibano Chió (Rede) negou que tenha sido o autor da indicação para que um recém-formado assumisse o comando do Ibama na Paraíba. A informação foi publicada pela imprensa nacional.

Chió foi apontado como autor da indicação de Gustavo da Costa Dantas para assumir o mais alto cargo do Ibama na Paraíba. O fato porém, teria desagradado e, sobretudo, preocupado aos servidores por se tratar de um recém-formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de 28 anos de idade, que não tem experiência no setor e sequer é servidor de carreira.

Leia também: Associação aciona cúpula nacional do Meio Ambiente contra nomeação de recém-formado para chefia do Ibama-PB

Para tentar evitar a fragilização e a precarização do Ibama-PB potencializadas pela inexperiência de um recém-formado e inexperiente em administração pública no comando da sede paraibana do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, num período tão delicado de prevenção às queimadas, a Asibama (Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama) na Paraíba, acionou através de ofício, aos ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e  Rui Costa (Casa Civil), o presidente Rodrigo Agostinho (Ibama) e o procurador da República, João Raphael Lima de Sousa, para protestar contra o nome indicado para comandar o Ibama na Paraíba.

O fato chamou atenção da imprensa nacional e repercutiu em todo o país.

Continue Lendo