Nos acompanhe

Paraíba

Teatro Ednaldo do Egypto agrega arte e inclusão para fortalecer a cena cultural em João Pessoa

Publicado

em

Quando as cortinas do Teatro Ednaldo do Egypto, em João Pessoa, se abrem, o que se revela por trás é um espetáculo de sonhos e emoções! Alegria, ansiedade, esperança, paz. Uma nuvem de palavras para designar as emoções. Portas abertas para o futuro e oportunidade, uma dupla para representar sonhos. É assim que podemos descrever a atmosfera que envolve o grupo de meninas moradoras do Residencial Vista do Verde, localizado no Bairro das Indústrias, quando elas sobem no tablado e entram em cena.

E, neste dia 19 de setembro, quando se comemora o Dia Nacional do Teatro, são histórias de personagens reais como as delas que nos comprovam a importância da valorização da cultura, da arte, da educação. Porque, mais que um simples espaço onde se representam estórias, o teatro pode e deve ser um palco para inclusão.

“Quando a cortina do teatro se abre e eu vejo a plateia, eu sinto orgulho de mim mesma”, conta Maria Luiza Oliveira, de 12 anos. A menina sonha com um futuro como atriz e o Teatro Ednaldo do Egypto é a porta que se abre para o início da realização desse ideal.

Ana Sofia Oliveira tem oito anos e é irmã de Maria Luiza e nutre o mesmo sonho de ser atriz. Juntas, no projeto de aulas de teatro, elas aproveitam para ensaiar em casa e também sonhar juntas. “Meu coração bate muito forte quando estou aqui. Quem eu mais quero ver na plateia me aplaudindo é minha mãe”, diz emocionada.

“Eu acho que isso nos torna especiais. É uma oportunidade única que muitas pessoas não têm e a gente está tendo aqui no Teatro Ednaldo do Egypto. Eu fico muito feliz aqui e quando chega o dia de apresentação, fico ansiosa e nervosa, mas quando começa, tudo passa”, narrou Ana Evelyn de Sousa, de 14 anos. E, claro, assim como as amigas, quer seguir a carreira de atriz.

Parcerias que realizam sonhos – As três meninas sonhadoras e felizes fazem parte de um grupo de 15 crianças e adolescentes participantes de um projeto desenvolvido pelas Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e de Habitação (Semhab). Para fazer as aulas, uma van da Prefeitura pega o grupo em casa e leva até o teatro, que fica no bairro de Manaíra. E entre uma cena e outra, também é servido um lanche. Ao fim das aulas, as meninas retornam para casa felizes e em segurança.

E não é apenas esse projeto que acontece no Teatro Ednaldo do Egypto, mantido atualmente pela administração municipal. Por lá, tem muitos outros sendo colocados em prática, principalmente para a inclusão. Tem a semana da visibilidade trans, no mês de janeiro; o projeto ‘Cena Preta’, em novembro, voltado para valorização de artistas pretos; o prêmio Ednaldo do Egypto, que acontece em dezembro para homenagear os grupos que se apresentaram durante todo o ano.

O pequeno príncipe – Para este fim de semana, tem em cena a peça ‘O pequeno príncipe’, com apresentação no sábado e domingo, às 17h. O Teatro Ednaldo do Egypto fica na Avenida Maria Rosa, nº 284, em Manaíra, e tem preços acessíveis para todos os públicos.

Ednaldo do Egypto – Ator, autor e teatrólogo, Ednaldo do Egypto era na verdade formado em Contabilidade e Economia, mas sempre acalentou o sonho de ter um espaço para apresentações teatrais e de outras manifestações artísticas, como música e literatura. O artista, enquanto viveu, dedicou sua vida ao teatro paraibano. Ele conseguiu a façanha de construir o seu próprio teatro, um sonho quase inatingível para a maioria dos atores.

Com a ajuda de alguns amigos, ele construiu o Teatro Ednaldo do Egypto, no bairro de Manaíra. O local foi inaugurado em 27 de março de 1995, em homenagem ao Dia Internacional do Teatro e do Circo. Foram anos de batalhas e contratempos, mas a paixão pelo teatro e a determinação do ator fizeram com que as barreiras fossem transpostas.

Ednaldo do Egypto atuou em mais de 60 peças e também na televisão. Ele faleceu em 18 de abril de 2002, deixando um grande legado para o teatro.

Em 2023, foi sancionada a Lei nº 14.943 que reconhece o Teatro Ednaldo do Egypto como Patrimônio Cultural de João Pessoa.

Dia Nacional do Teatro – A data foi instituída pela Lei nº 13.442/2017, que ainda busca tornar as atividades teatrais cada dia mais acessíveis para o público em geral, para que pessoas com deficiência (PcDs) possam acompanhar as apresentações. Também entrou para o calendário oficial brasileiro como forma de valorizar essa arte milenar que, apesar da concorrência da internet, do cinema, da TV e do streaming, continua sendo uma das melhores formas de interação entre atores, atrizes e o público, seja infantil ou adulto.

Teatro é uma das mais puras expressões de arte. No dicionário da língua portuguesa, a arte é a “produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana”. Para os personagens que conversaram com nossa reportagem, no entanto, a arte transcende o ser material e ocupa o plano astral das imaginações férteis que vislumbram o próprio céu.

Todas essas histórias mostram que, mesmo quando as cortinas de um teatro se fecham, o espetáculo continua. É como diria Simone de Bevoir: “É na arte que o homem se ultrapassa definitivamente”.

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

Leo Bezerra autoriza pavimentação em Paratibe e Muçumagro e destaca avanço do programa em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, autorizou, nesta terça-feira (26), o início das obras de pavimentação em oito ruas do bairro de Paratibe e uma em Muçumagro e garantiu que o maior programa de pavimentação da história da cidade vai seguir avançando por todos os bairros até que a cidade fique totalmente pavimentada. Só em Paratibe, são 70 vias incluídas, sendo nove já inauguradas, 54 contratadas e outras sete em projeto.

“Nós não prometemos isso na eleição passada e estamos pavimentando 1.508 ruas este ano. Agora, a gente firmou um compromisso, porque quem calçou 1.500 tem credibilidade de dizer que vai calçar 100% de João Pessoa. Com o calçamento de ruas, com o piso tátil, com a calçada, com acessibilidade, e basta ver nos sorrisos, nos depoimentos das pessoas que nos procuram, e as pessoas que estão acreditando na nossa gestão”, afirmou Leo Bezerra.

Investimento em Infraestrutura – De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, já são 1.740 ordens de serviço assinadas para obras em todas as áreas, entre já inauguradas, contratadas e com serviços em andamento. “Esse dado representa R$ 1,2 bilhão”, detalhou o secretário. “Aqui, na Rua Chateaubriand Brasil Neto, as obras de pavimentação seguem o mesmo padrão de todos os bairros da cidade, com infraestrutura completa e acessibilidade para as pessoas com necessidades, porque essa é a marca da nossa gestão”, concluiu.

Fim da espera – Na Rua Chateaubriand Brasil Neto, a comerciante Elisângela Silva Pereira comemorou o anúncio das obras que, segundo ela, irão acabar com problemas que duram 25 anos – tempo em que os moradores convivem com a dificuldade de locomoção, buracos, poeira e acúmulo de água no período chuvoso.

“Quem tem carro, é muito difícil até pra sair de casa com tanto buraco. Nós que temos moto, no caso eu e meu marido, não temos tanta dificuldade com isso, porque passamos em qualquer lugar. Diante de tantos problemas, nós até já fizemos, por conta própria, um nivelamento na rua, o que nem é suficiente para os transtornos. Mas, graças a Deus, agora acreditamos que a rua vai ser pavimentada, finalmente”, afirmou a moradora.

Presença – A solenidade para assinatura da ordem de serviço no bairro Paratibe também contou com as presenças do deputado estadual João Gonçalves, os vereadores Dinho Dowsley, Marmuthe Cavalcanti, Marcelo da Torre, além de suplentes e secretários da gestão municipal.

Confira a relação das ruas que serão pavimentadas, nesta ordem de serviço, com investimento de R$ 2,4 milhões:

Rua Santa Gorete – Muçumagro
Rua Chateaubrian Brasil Neto – Paratibe
Rua Antônio Da Cunha Filho – Paratibe
Rua Aposentado Luiz Leonardo Da Silva – Paratibe
Rua Custódia Nóbrega – Paratibe
Rua Funcionário Alcides Severino Dos Santos – Paratibe
Rua Heleno Francisco Pereira – Paratibe
Rua João Gonçalves Ribeiro – Paratibe
Rua Tenente Berto Luiz Gomes – Paratibe

Continue Lendo