O concerto da próxima quinta-feira, 19 de setembro, da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, vai ter um repertório que inclui músicas de Grieg, Tchaikovsky e José Siqueira. Com regência do maestro Luiz Carlos Durier, a apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com entrada gratuita e participação da violinista Kattily Joyce como solista.
Os jovens músicos iniciam o concerto executando “Dança de L’Amazone, Op.65”, do compositor russo Anatoly Lyadov. Logo depois, a violinista Kattily Joyce acompanha a orquestra no “Romance Op. 26 em Sol Maior para Violino e Orquestra (Andante – Piu mosso – Tempo I – Lento)”, do norueguês Johan Svendsen.
A obra do compositor e maestro paraibano, José Siqueira, também será destaque deste concerto. Dele, a orquestra Jovem vai executar a “Terceira Dança Brasileira – Batuque”. Os músicos vão tocar ainda a “Suíte Lírica, Op. 54”, do também norueguês Edvard Grieg, com os movimentos Gjetergutt – Menino Pastor, Gangar – Marcha Norueguesa e Noturno, e Trolltog – Trem de Anões. E, para encerrar, a “Marcha Eslava, Op. 31”, de Tchaikovsky, compositor russo do período romântico, autor de obras que estão entre as mais populares do repertório clássico.
“O concerto da Jovem terá um repertório bastante diversificado em estilos: música para ballet, romance, um batuque brasileiro, suíte programática e uma marcha que retrata feitos históricos”, disse o maestro Durier. “As Amazonas foram a inspiração para a música de Anatoly Lyadov na abertura. A talentosa violinista Kattily Joyce tocará o Romance para violino e orquestra de Svendsen, uma declaração de amor sonoro. O compositor José Siqueira nos brinda com a Terceira Dança Brasileira, que buscou no batuque a inspiração par essa empolgante peça musical”, explicou.
“A Suíte Lírica do norueguês Grieg nos convida a uma viagem no mundo das sensações e emoções de um menino pastor, da dança, da calma e serenidade noturna. O concerto encerra com a apoteótica Marcha Eslava de Tchaikovsky”. O maestro destacou a atuação dos integrantes da orquestra. “A OSJPB é uma orquestra brilhante, pois os jovens talentosos adicionam à orquestra trabalho, dedicação e compromisso com a arte musical”.
A violinista Kattily Joyce disse que as expectativas sobre o concerto estão bem altas. “Estou muito ansiosa e com muita vontade de que aconteça, porque ser solista com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba é uma oportunidade única no currículo e também uma experiência única. Eu agradeço muito a orquestra por oferecer isso aos alunos, aos bolsistas, por dar a oportunidade de solo aos bolsistas, porque isso é muito importante para a nossa formação musical, para nossa experiência”, comemorou.
“Sempre foi um dos meus sonhos ser solista com uma orquestra e tocar com uma orquestra. Desde criança, ouvia concertos, ouvia músicas e concertos para violino com orquestra. E eu sempre me imaginei estando ali, no lugar do solista. Então, ter esse sonho realizado agora me deixa muito feliz. O concerto vai ser maravilhoso, está muito lindo o repertório. Tem muitas músicas do leste europeu, com Grieg, com Svendsen, com Tchaikovsky. Está recheado de músicas lindas e vai ser maravilhoso”.
O regente – O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 26 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.
Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.
Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César.
No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.
A solista – Katilly Joyce cursa bacharelado em Música pela UFPB. Iniciou seus estudos aos 13 anos na cidade de Patos (PB), no Projeto Prima. Já fez participações em orquestras, como a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica da UFPB, e acompanhou, em orquestras, artistas como Blair McMillen, Kate Middleton, Ambroise Aubrun, Flávia Wenceslau, Totonho, Escurinho, Mestre Fuba e Keneddy Costa.
Participou de festivais no Brasil, entre eles, Femusc, Fimuca, Festival de Música de Câmara da UFPB e Festival Sesc Paraíba de Música. Este ano, a violinista obteve o segundo lugar na competição Internacional Strings Connections, organizada pela Universidade de Edmont (Canadá). É atualmente integrante do naipe de primeiros violinos, na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Também atua como pesquisadora júnior do CNPq desde 2017 e vem publicando artigos em revistas e congressos, com foco em música. Também faz parte do grupo de estudos Pensamus/UFPB, pesquisando as relações da estética do fazer musical.
Entrada – Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. O programa deste concerto estará disponível na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.
Os próximos concertos são nos dias 26 de setembro, da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e 17 de outubro, da Orquestra Jovem, ambos às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira.
Serviço
Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
6º Concerto Oficial da Temporada 2024
Regência: Maestro Luiz Carlos Durier
Solista: Kattily Joyce (violino)
Dia: 19 de setembro (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural
Ingresso: Gratuito