O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou na manhã desta quinta-feira (12) de uma roda de conversa com estudantes da Escola Cidadã Integral Francisco Ernesto do Rêgo, conhecida como “O Ernestão”, em Queimadas, Agreste paraibano. A atividade fez parte da disciplina “Projeto de Vida” e abordou o protagonismo juvenil.
“A juventude é a protagonista das mudanças que queremos ver”, afirmou o vice-governador, ao abrir o bate-papo com os estudantes, incentivando-os a assumirem seu papel transformador na sociedade. Durante o encontro, Lucas Ribeiro respondeu a diversas perguntas dos alunos sobre temas como intolerância religiosa nas escolas, cultura e esporte, mercado de trabalho e os desafios enfrentados pela juventude na atualidade.
Na ocasião, o vice-governador ainda destacou a importância de programas do Governo da Paraíba voltados à formação dos jovens, a exemplo do Primeira Chance, que já contempla 63 alunos da escola, oferecendo oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho. “Fico muito feliz em ver o impacto que programas como o Primeira Chance estão tendo na vida desses jovens, abrindo portas e gerando esperança para o futuro”, afirmou Lucas Ribeiro.
Após a conversa, o vice-governador visitou as dependências da escola, que é uma das maiores da Paraíba, com 1.583 alunos e três cursos técnicos: Marketing, Vendas e Informática. O Ernestão, que fará 50 anos de história em 2025, se destaca pela oferta de educação integral e pela formação técnica de seus alunos.
O diretor da escola, Fábio de Melo, agradeceu a presença do vice-governador, destacando a importância do diálogo com as novas gerações. “Entregar educação de excelência é o nosso propósito, e sei que também é o seu. Fico feliz em ver que a esperança na educação, esporte, cultura e lazer está viva aqui no Ernestão”, afirmou.
Representando os alunos, Letícia Claudino, do 3º ano, destacou a importância de momentos como esse para fortalecer o sentimento de pertencimento e motivação entre os jovens. “Foi inspirador poder ouvir e trocar experiências com o vice-governador. A gente sente que está tendo atenção do Governo e assim estaremos mais preparados para enfrentar os desafios que virão.”
A professora Graça Elias, uma das fundadoras da escola, também ressaltou o impacto desse encontro. “Esses momentos são fundamentais para que os jovens se sintam ouvidos e valorizados, entendendo o quanto são importantes para o futuro da nossa sociedade.”
Confira imagens: