Nos acompanhe

Paraíba

Atrativos do Museu Casa de José Américo ampliam número de visitantes na instituição

Publicado

em

Considerado a vitrine da Fundação Casa de José Américo (FCJA), o Museu Casa, que homenageia o patrono da instituição, tem multiplicado o número de visitantes em 2024. O livro de registro do museu aponta um crescimento progressivo, desde que foi reaberto em março deste ano, depois de um ano fechado para reforma. Ele voltou repaginado. Situado à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana, o museu da FCJA abre de terça-feira a domingo (inclusive nos feriados) para a visitação pública, sempre das 9h às 16h e com entrada gratuita.

Foi na casa transformada em museu onde o escritor e político paraibano José Américo viveu uma expressiva parte de sua vida, a partir do início da década de 1950, onde foi morar após terminar seu mandato de governador da Paraíba.

A morada foi transformada em museu, preservando sua originalidade no mobiliário, obras de arte, objetos de uso pessoal, honrarias, biblioteca e arquivo fotográfico. A visitação se inicia pelo terraço, espaço com vista privilegiada para a Praia do Cabo Branco, que conta com as mesmas cadeiras com as quais o ministro recebia amigos, políticos, intelectuais, jornalistas, populares e autoridades.

O Museu Casa de José Américo foi aberto ao público em 10 de janeiro de 1982, sendo constituído com o mobiliário original, porcelanas, obras de arte, objetos pessoais, imagens fotográficas históricas, nos espaços da antessala, sala de jantar, quarto do casal (José Américo e Alice Almeida) e biblioteca particular. Conta com painéis e vitrines que apresentam elementos da trajetória familiar, política e literária do patrono.

Abriga ainda a biblioteca particular de José Américo que possui um acervo de aproximadamente 3,6 mil livros, com muitas obras raras dos séculos XVII, XVIII, XIX e do início do século XX.

Dentre outros atrativos, o que chama atenção dos visitantes é uma estátua de corpo inteiro de José Américo com o fardão, empunhando a espada da Academia Brasileira de Letras (ABL). A escultura em tamanho real do escritor (1,68 metro) foi confeccionada pelo escultor paraibano Álvaro Freire. A obra foi elaborada com base em fotografias do acervo e composta a partir do fardão, que já integrava a coleção do museu. A peça, construída numa estrutura de madeira, é preservada numa redoma de vidro. No mesmo ambiente, o visitante encontra diversos objetos pessoais do uso diário do patrono.

No corredor da casa, o visitante encontra, em síntese, a exposição ilustrada ‘Vida e obra de José Américo – Linha do Tempo’, com imagens dos ambientes da casa. Em uma sala ao lado, está organizada uma exposição fotográfica, reprodução de charges publicadas em vários veículos da imprensa nacional, destaques da vida e obra e variados momentos de eventos com as mais diversas personalidades do estado e do país, no campo político e intelectual.

Além de turistas e da comunidade em geral, o museu recebe visitas de grupos de estudantes, precisando agendar, quando em grande quantidade. Em um dos setores da exposição há um espaço onde está um aparelho de rádio de época com adaptação para receber um CD player. Aos visitantes é possibilitado escutar falas do ministro e jingles de sua campanha ao Governo do Estado.

Apesar dessa variedade de opções para os visitantes, a gerente executiva do Museu Casa de José Américo, Janete Lins Rodriguez, destaca que o museu não se circunscreve apenas ao espaço do imóvel – que serviu originalmente como casa e moradia do patrono. Segundo ela, envolve o jardim, a praia, a barreira do Cabo Branco, a colina verde e o pomar em seu entorno. Janete justifica que todo o conjunto serviu de inspiração ao escritor, como a paisagem marítima, as areias brancas da Praia do Cabo Branco e as árvores do pomar, plantadas por ele mesmo, o que compõe um contexto de vivência, permitindo um maior conhecimento acerca do patrono.

Concluindo a visita interna ao museu, o visitante pode desfrutar, ainda, da beleza do jardim, com cada planta identificada e sua origem. A seguir, no pomar, o Mausoléu. Trata-se de um monumento que guarda os restos mortais de José Américo e sua esposa, dona Alice. O projeto é de autoria do arquiteto indiano Bahram Khorramchachi.

A base física da FCJA – casa com terreno, localizada em área pertencente ao Bairro de Tambaú, antes do surgimento do Bairro do Cabo Branco – adveio de doação dos herdeiros de José Américo, tendo como outorgantes desapropriados Reynaldo Melo de Almeida, sua esposa Lasthênia Pereira Tourinho e outros, e como outorgado expropriante o estado da Paraíba, representado pelo então governador Tarcísio de Miranda Burity, em 18 de novembro de 1980. Antes disso, o imóvel já havia sido declarado de utilidade pública estadual pelo Decreto 8.577, de 30 de julho de 1980; e, depois, de utilidade pública federal pelo Decreto 93.712, de 15 de dezembro de 1986.

José Américo de Almeida nasceu em Areia, cidade do Brejo paraibano, no dia 10 de janeiro de 1887. Destacou-se na literatura brasileira como autor de ‘A Bagaceira’ (1928), obra-prima do romance regionalista moderno. Sua obra literária é composta por 17 títulos, além de ensaios, crônicas, memórias e poesias.

José Américo é imortal da Academia Brasileira de Letras. Em 1967 passou a ocupar a Cadeira 38, sucedendo a Tobias Barreto. Também ingressou na Academia Paraibana de Letras (APL) em 1965. Como político, destacou-se no cenário nacional ao ocupar importantes cargos. Foi deputado, senador, ministro e governador da Paraíba. Morreu no dia 10 de março de 1980.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra mais de 510 denúncias eleitorais, diz Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta quinta-feira (19/09) um total de 519 (quinhentas de dezenove) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 72
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

CCJ da Assembleia aprova projeto de lei que permite implantação de ciclovias nas rodovias estaduais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18/09) o projeto de lei que permite a implantação de ciclovias nas rodovias estaduais no perímetro urbano.

De autoria do deputado estadual, George Morais (União Brasil), a matéria havia sido aprovada no ano passado, no entanto foi vetada pelo governador João Azevêdo (PSB) sob o argumento que as diretrizes precisariam ser modificadas para melhor adequação do serviço.

O texto segue para apreciação do plenário.

“Para não ter mais desculpa, fiz as adaptações necessárias, melhorei e reapresentei o projeto, que ontem já superou a primeira etapa e agora será votado por todos os deputados e deputadas. Segue a luta! Mobilidade e segurança viária sempre serão prioridades no nosso mandato!”, disse George.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro defende projetos que estimulem geração do 1° emprego para jovens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

candidato a vereador de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), defendeu a apresentação de projetos que desburocratizem e estimulem a geração do 1° emprego para jovens, em João Pessoa.

Defensor do empreendedorismo, Fábio Carneiro disse que esse é um tema que pretende adotar como uma das principais bandeiras de luta no mandato a partir do próximo ano na Câmara Municipal.

De acordo com Fábio, uma parcela significativa dos jovens está fora do mercado de trabalho por falta de uma oportunidade. “O que vemos é que algumas empresas não possuem uma política de apostar nos novos valores, e por isso estamos atentos a esse tema para apresentarmos projetos e iniciativas que estimulem o 1° emprego para a juventude”, afirmou.

Fábio ressaltou também que outra ação sua como vereador será viabilizar a capacitação de mão de obra para ser absorvida nos novos empreendimentos que estão surgindo na cidade. “O pólo turístico Cabo Branco vai ganhar resorts, parque aquático e importantes empreendimentos, por isso temos que viabilizar a capacitação do público que hoje está fora do mercado de trabalho para estar pronto para essa e outras oportunidades que surgirão”, destacou.

Continue Lendo