Nos acompanhe

Paraíba

João Pessoa na disputa para sediar a etapa nacional do FIRST LEGO League 2025

Publicado

em

Duas escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa receberam nessa terça-feira (10) a visita do gerente da LEGO Education, o dinamarquês Troels Dyhrman. Acompanhado do diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Educação de João Pessoa (DTIC/SEDEC), Diego Araújo, ele viu de perto como a metodologia que utiliza peças da LEGO para montagem de robôs é aplicada nas 202 unidades educacionais do município. Trata-se da metodologia STEAM, sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Essa abordagem busca integrar essas áreas do conhecimento a fim de promover a aprendizagem de forma interdisciplinar e contextualizada.

Na Escola Municipal Tharcilla Barbosa, no Grotão, os visitantes conheceram a “Sala Maker” onde os trabalhos são desenvolvidos sob a supervisão do mediador de tecnologia Rafael Alves. Estudantes do 8º e do 9º anos apresentaram o projeto do que chamaram de “Cultural Bus”, um ônibus que circularia pela cidade fazendo a ligação entre os vários pontos turísticos. Todo o trajeto, horários e informações sobre os locais de visitação, além de dicas de bares e restaurantes, estariam em um aplicativo para smartphones desenvolvido pelos alunos em sala de aula. A ferramenta foi apresentada no FIRST LEGO League (FLL) 2024, em fevereiro, o maior torneio de robótica do mundo. Para Diego Sérgio, este é um dos principais objetivos do método STEAM: fazer com que os alunos tenham consciência do seu lugar na sociedade. “Os alunos estão resolvendo problemas reais. Queremos fazer com que eles se tornem cidadãos da cidade e ajudem a pensar soluções para os problemas da cidade”, afirma o diretor da DTIC.

As mudanças, no entanto, já começam a aparecer num curto espaço de tempo. Há pouco mais de um ano, Ana Beatriz Martins de Sousa, de 14 anos, pensava em abandonar os estudos. Ela conta que não se sentia inserida entre os colegas, que sofria bullying e não tinha prazer em frequentar as aulas. Isso mudou depois que a Escola Tharcilla Barbosa passou a oferecer também as aulas de robótica. A menina já tinha tido essa experiência em outra escola municipal, a Antenor Navarro, no bairro de Gramame, onde diz que se apaixonou pela tecnologia. Voltar a frequentar o laboratório mudou tudo, não apenas a vontade de dar continuidade aos estudos, mas também a forma de aprender. “Eu não era boa em matemática e em ciências, e a robótica mexe muito com essas disciplinas, para a gente fazer os cálculos necessários. Eu também fiquei mais focada, o que me ajudou em outras matérias. Até os professores vieram me elogiar”, lembra Bia. A diretora da Escola Tharcilla Barbosa, Olíria Maria, resume bem os benefícios. “ Esse programa é inovador, porque soma valores humanos e morais”, afirma.

O objetivo da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec/JP), agora, é trazer para a capital a edição 2025 da FLL. Por isso, além das escolas, Troels Dyhrman visitou também o Espaço Cultural José Lins do Rêgo onde o evento poderá ser realizado. O executivo diz que ficou impressionado com tudo o que viu. “É tão importante ver uma iniciativa que não é limitada para uma escola só. A ideia é democratizar esse tipo de aprendizagem, porque é o que nós precisamos, é o que nossas crianças precisam, é o que o mundo precisa. O mundo precisa de novas soluções para problemas que existem há muito tempo e este tipo de projeto que está sendo implementado em João Pessoa é o primeiro passo, não é um pulo, é um passo para dar uma ideia para esses alunos de que ‘eu posso’, ‘eu consigo’, ‘eu faço parte das soluções’”. Já quanto às chances de a capital paraibana ser a escolhida para sediar o evento nacional, Dyhrman quis dar spoiler. “Se há a intenção, há a oportunidade”, afirmou.

Mas ainda este ano os estudantes de João Pessoa vão poder colocar seus conhecimentos em prática na etapa municipal da competição de robótica realizada durante a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra mais de 510 denúncias eleitorais, diz Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta quinta-feira (19/09) um total de 519 (quinhentas de dezenove) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 72
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

CCJ da Assembleia aprova projeto de lei que permite implantação de ciclovias nas rodovias estaduais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18/09) o projeto de lei que permite a implantação de ciclovias nas rodovias estaduais no perímetro urbano.

De autoria do deputado estadual, George Morais (União Brasil), a matéria havia sido aprovada no ano passado, no entanto foi vetada pelo governador João Azevêdo (PSB) sob o argumento que as diretrizes precisariam ser modificadas para melhor adequação do serviço.

O texto segue para apreciação do plenário.

“Para não ter mais desculpa, fiz as adaptações necessárias, melhorei e reapresentei o projeto, que ontem já superou a primeira etapa e agora será votado por todos os deputados e deputadas. Segue a luta! Mobilidade e segurança viária sempre serão prioridades no nosso mandato!”, disse George.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro defende projetos que estimulem geração do 1° emprego para jovens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

candidato a vereador de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), defendeu a apresentação de projetos que desburocratizem e estimulem a geração do 1° emprego para jovens, em João Pessoa.

Defensor do empreendedorismo, Fábio Carneiro disse que esse é um tema que pretende adotar como uma das principais bandeiras de luta no mandato a partir do próximo ano na Câmara Municipal.

De acordo com Fábio, uma parcela significativa dos jovens está fora do mercado de trabalho por falta de uma oportunidade. “O que vemos é que algumas empresas não possuem uma política de apostar nos novos valores, e por isso estamos atentos a esse tema para apresentarmos projetos e iniciativas que estimulem o 1° emprego para a juventude”, afirmou.

Fábio ressaltou também que outra ação sua como vereador será viabilizar a capacitação de mão de obra para ser absorvida nos novos empreendimentos que estão surgindo na cidade. “O pólo turístico Cabo Branco vai ganhar resorts, parque aquático e importantes empreendimentos, por isso temos que viabilizar a capacitação do público que hoje está fora do mercado de trabalho para estar pronto para essa e outras oportunidades que surgirão”, destacou.

Continue Lendo