Nos acompanhe

Paraíba

Expofeira Paraíba Agronegócios 2024 começa no domingo em João Pessoa e deve movimentar R$ 25 mi

Publicado

em

O governador João Azevêdo abre no domingo (15/09), às 17h, no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, a Expofeira Paraíba Agronegócios 2024.  Durante oito dias – até o dia 22 –, estão programadas palestras, reuniões, exposições de animais (bovinos, caprinos e equinos), além de realizações de seminários sobre temas referentes ao agronegócio e degustações de comidas regionais.

O evento é uma realização do Governo da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em parceria com o Sebrae-PB, sistema Faepa/Senar, Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado da Paraíba (OCB-PB) e a Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco). A entrada é gratuita ao público e com horário de funcionamento das 10h às 22h.

O secretário de Agricultura e Pesca, Joaquim Hugo, informou que a previsão dos organizadores é reunir mais de 500 expositores de todo o país e realizar negócios da ordem de R$ 25 milhões. “Estamos com ótimas perspectivas, buscando superar o volume de negócios firmados no ano passado”, declarou.

A realização da expofeira está prevista no calendário anual de feiras de agronegócios da Paraíba. O calendário foi divulgado pelo Governo do Estado em fevereiro deste ano, e prevê a realização de 31 eventos de março a dezembro em várias cidades paraibanas. Para Joaquim Hugo, a oficialização de um calendário é um avanço para a economia rural da Paraíba. “Este calendário é uma estratégia para dinamizar nosso agronegócio, aproximando produtores, investidores e consumidores. Estamos criando um ambiente propício para o crescimento, a inovação e a sustentabilidade no campo, e temos certeza que nesse ano o circuito estadual de feiras será de ainda mais sucesso”, disse.

De acordo com a programação da Paraíba Agronegócios, haverá exposição de diversas raças bovinas, num total de 700 animais: Nelore, Sindi, Gir, Girolando, Guzerá, Tabapuã e Holandês. Também estão previstas duas exposições de ranqueada nacional de minigado (120 animais).

Além dos bovinos, ocorrerá a ranqueada nacional de pôneis e cabritos (130 animais no total). Outra atração prevista é a exposição de 300 cavalos da raça Manga Larga.

O público que comparecer ao Parque Henrique Vieira de Melo durante a semana poderá visitar estandes e currais com caprinos das raças boer, saaney, kalahari, alpina, alpina britânica e de ovinos, com cerca de 550 animais. No sábado (21) vai ocorrer um leilão de animais da raça boer.

Os organizadores da expofeira informam que será montado um agroshopping para a exposição de máquinas, equipamentos agrícolas e implementos. Também está confirmada a presença de representantes de bancos.

Diversão e lazer – A programação da Expofeira prevê espaços para o Kennel Clube, a Psicultura, quando terá distribuição de alevinos; exposição de répteis da caatinga (serpentes e lagartos), flores, produtores de cachaça, queijo e mel, além de mulheres empreendedoras. Para o público infantil estarão à disposição locação de charretes e pôneis. Os organizadores informam que a gastronomia regional estará representada por vários restaurantes e lanchonetes. Na terça-feira (17), estão confirmados shows com Renan da Resenha e do humorista e radialista Mução.

Continue Lendo

Paraíba

Curta paraibano ‘Campina Noir’: promessa de qualidade, ação e sucesso; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O trailer do curta ‘Campina Noir’ foi lançado neste mês de setembro e, naturalmente, chamou atenção pela qualidade que o filme promete.

De acordo coma Sinopse, a estória do curta está ambientada nos anos 80 época em que dois policiais se unem a um super-herói aposentado (o Flama) para descobrir a identidade de um serial killer.

O trabalho é produzido por um grupo de mentes criativas de Campina Grande e é dirigido por Kleyner Arley e Kennyo Alex, possui roteiro de Kleyner Arley e fotografia assinada por Erik Marreiro.

Vale a pena registrar que o ‘Flama’ foi o primeiro super-herói paraibano criado por Deodato Borges, pai do internacionalmente conhecido ilustrador de quadrinhos, Mike Deodato.

Confira o vídeo:

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Campina Noir (@campina_noir)

Continue Lendo

Paraíba

Eliza Virgínia usa deepfake de William Bonner para pedir votos e pode ter candidatura cassada

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidata a vereadora em João Pessoa e atual deputada federal, Eliza Virgínia (PP), utilizou um deepfake do jornalista e âncora do Jornal Nacional da TV Globo, William Bonner, para pedir votos nestas eleições municipais.

O conteúdo foi compartilhado em um aplicativo de mensagens que mostra a imagem e voz adulteradas do jornalista afirmando: “Encontramos a melhor vereadora de 2024, a foto dela você está vendo agora na tela. Grave este nome e este número para o dia seis de outubro”.

O uso da tecnologia é vedada pela Legislação Eleitoral vigente e pode levar à cassação da candidatura.

Regulação eleitoral e vedação ao uso de deepfake

Em uma das normas estabelecidas pela Corte Eleitoral, há uma regulação específica para o uso de inteligência artificial (IA) durante campanhas. Entre os pontos definidos, a legislação exige a aplicação de rótulos de identificação em conteúdos sintéticos multimídia, restringe o uso de chatbots e avatares para simular comunicação com os eleitores e impõe a “vedação absoluta” ao uso de deepfake.

O uso de deepfakes é proibido justamente pelo seu grande potencial de manipular a opinião pública. Com essa tecnologia, é possível substituir rostos em vídeos ou simular falas com o mesmo tom de voz e sincronização labial, o que pode enganar os eleitores ao apresentar conteúdo falsificado.

Continue Lendo

Paraíba

Wallber assume ter usado carro da ALPB durante compromisso de campanha, “utilizado uma única vez”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual e candidato à Prefeitura de Cabedelo, Wallber Virgolino (PL), admitiu nesta terça-feira (17/09) ter utilizado um carro locado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para realizar compromisso de campanha na cidade portuária.

O parlamentar foi flagrado em um veículo do tipo caminhonete modelo Amarok, de placa SLF0C97, que pertence ao bem público. O vídeo que circula na imprensa mostra o carro adesivado com materiais de campanha do candidato em gravação de guias eleitorais.

 

De acordo com a Legislação Eleitoral a conduta não é permitida. O Art. 73, incisos I, II, da lei 9.504/97 determina que a pena é de perda do mandato, inegibilidade e suspensão dos direitos políticos.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, o parlamentar assumiu que fez o uso do carro apenas uma vez, mas que não teria visto que ele tinha sido adesivado.

“O carro da Assembleia está servindo pra fazer a minha segurança com o meu grupo de seguranças particulares. Se você perceber na filmagem, está adesivado com vários candidatos a vereadores. Aquilo ali eu não vi, e quando eu vi, retirei de forma imediata e ele foi utilizado uma única vez”, esclareceu.

Ouça:

Continue Lendo