A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta sexta-feira (13) e sábado (14), a Caravana Paraíba Contra o Câncer, no município de Sousa. A iniciativa visa oferecer atendimentos especializados e reforçar as ações preventivas, expandindo os serviços do programa para os municípios do Sertão. Além de exames, consultas e pequenas cirurgias, também haverá oferta de vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) para meninas e meninos de 9 a 14 anos, e um ‘pit stop’ com ações de educação em saúde nas escolas e em praça pública, a fim de alertar a população.
Durante os dois dias da Caravana, serão realizados atendimentos e exames no Hospital Regional de Sousa e realização de pequenas cirurgias, das 8h às 11h e das 13h às 16h30. A vacinação será realizada na Escola Estadual Batista Leite (manhã) e na Escola Papa Paulo XI (tarde). Já as ações de sensibilização e triagem de pacientes serão realizadas na Praça do Milagre Eucarístico, no Centro da cidade, das 8h às 13h.
Além dos serviços voltados para a população, também será realizada uma capacitação para os profissionais de saúde da região, no âmbito do Programa Paraíba Contra o Câncer, abordando o cadastro de pacientes e formas de prevenção do câncer. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, a ação itinerante é fundamental para a expansão da linha de cuidado da oncologia no estado. Segundo ele, a iniciativa vai reunir não só pacientes, mas também demandas das secretarias municipais, contribuindo para o fortalecimento do fluxo dos atendimentos oncológicos na região.
“Vamos tomar conhecimento da situação, encaminhar os pacientes para que tenham os seus problemas resolvidos, e dialogar com a população e os secretários municipais de saúde sobre as estratégias de interiorização da linha de cuidado no âmbito do Programa Paraíba Contra o Câncer”, destacou o secretário, enfatizando que devem ser realizados mais de 1.500 atendimentos nesta primeira edição do evento.
A médica oncologista e responsável técnica do programa, Marianna Oliveira, ressaltou que a Caravana Paraíba Contra o Câncer será essencial para promover a prevenção, assim como o diagnóstico precoce, aumentando significativamente as chances de sucesso no tratamento para pacientes com câncer.
“Além disso, consultas oncológicas serão realizadas durante o evento, ampliando o acesso ao cuidado especializado. Esse impacto virá tanto por meio dos exames oferecidos quanto pelas ações educativas, garantindo que a população tenha informações e acesso aos cuidados necessários para o diagnóstico e tratamento do câncer de forma humanizada, rápida e eficiente”, frisou Marianna.
Entre os serviços ofertados destacam-se: ultrassonografia mamária, transvaginal e abdominal; mamografia; colposcopia; endoscopia; colonoscopia; tomografia e exames laboratoriais; consultas especializadas nas áreas de oncologia clínica e cirúrgica; mastologia; urologia; ginecologia, além de consultas especializadas em cirurgia de cabeça e pescoço. Também serão realizadas pequenas cirurgias de biópsia de pele e de lesões de tumores superficiais.
Ao longo da Caravana, ainda serão realizadas palestras voltadas à prevenção do câncer de pele, com distribuição de protetor solar e material informativo sobre a doença para a população em geral.
Todas essas ações reforçam o compromisso do Governo da Paraíba para garantir que a população tenha acesso a tratamentos oncológicos de qualidade, de forma célere e interiorizada, próximo ao local de residência, sem a necessidade de deslocamento para cidades mais distantes. A Caravana Paraíba Contra o Câncer é um serviço que, além de encurtar a distância entre o paciente e o médico, também leva cuidados especializados para todas as regiões do estado.
Paraíba Contra o Câncer – Programa desenvolvido pelo Governo da Paraíba para promover o acesso à saúde de pacientes que aguardam por diagnóstico, exames e tratamento do câncer. O acesso é pela Teleoncologia, em funcionamento desde maio em todo o estado. O agendamento para realização de procedimentos, exames e encaminhamento, é gerido pela Central Estadual de Regulação, que organiza uma fila única para o acolhimento dos pacientes. As equipes especializadas, compostas por oncologistas clínicos e enfermeiros navegadores, coordenam o atendimento desde o ingresso no Programa até a realização dos exames necessários para diagnóstico, estadiamento e tratamento.