Nos acompanhe

Notícias

Com inscrições esgotadas, Jampa Run 2024 acontece neste domingo

Publicado

em

A quarta edição da Jampa Run 2024 acontece neste domingo (08) e as inscrições para a prova, um das mais aguardadas da capital, já esgotaram. A corrida oferece circuitos de 5 Km, 10 Km e 21 Km, e são adequadas para todos os níveis, desde iniciantes até atletas mais experientes. Com mais de três mil atletas participantes, a organização comemora o aumento de corredores graças à consolidação da reputação do evento nacionalmente.

A largada para todas as distâncias será no Busto de Tamandaré, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. O percurso de 5 Km terá seu retorno na Casa de José Américo, enquanto o de 10 Km retornará na Estação Ciência. Já os corredores que optarem pelos 21 km seguirão até o Centro de Convenções antes de retornar ao ponto de partida.

A Jampa Run 2024 é organizada pela Run Eventos, Zenite Esportes e Instituto Running Culture Brazil. O evento conta com o patrocínio de grandes marcas como a Eco Construtora e as Indústrias São Braz, marcas que compartilham o compromisso com o esporte e a promoção de um estilo de vida saudável.

Impacto na economia local

Um evento deste porte, que reúne mais de 3 mil atletas e muitos familiares que vêm de todas as regiões do país, movimenta toda a economia da Capital paraibana, principalmente a cadeia de turismo. “A gastronomia, hotelaria, transporte, passeios turísticos e o comércio no geral de João Pessoa são impactados positivamente por conta da corrida. Estima-se o valor de mais de 6 milhões de reais injetados na cidade durante o final de semana do evento. A Paraíba só tem a ganhar”, afirma Olié Martins, organizador do evento.

Retirada dos Kits

Os kits da corrida poderão ser retirados no Uniesp (BR-230, Km 14), na sexta-feira (06), das 10h às 19h, e no sábado (07), das 10h às 18h. Mais informações @jamparun.

Continue Lendo

Paraíba

Reviravolta: Toffoli desfaz própria suspeição e novo julgamento pode levar Márcio Roberto à ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou um novo julgamento para decidir o destino de Márcio Roberto que tenta autorização judicial para tomar posse como deputado estadual pela Paraíba no lugar de Bosco Carneiro (Republicanos).

O julgamento, que foi iniciado nesta sexta-feira (29/11), segue até o próximo dia 06 de dezembro, tem a 2ª Turma como órgão julgador e o ministro André Mendonça como relator e registrou uma surpresa por parte do ministro Dias Toffoli que desfez a própria suspeição para poder participar da votação virtual, como mostra o trecho do documento, logo a seguir:

Em virtude de fato superveniente, não remanesce a razão que ensejou a minha declaração de suspeição no presente feito, pelo que afasto a suspeição anteriormente apontada, declarando-me habilitado a votar no processo.

Publique-se.
Brasília, 28 de novembro de 2024.

Ministro DIAS TOFFOLI“.

O caso

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda em dezembro de 2022, formou maioria pela cassação do mandato do então deputado estadual eleito Márcio Roberto (Republicanos) cuja eleição se deu por quociente partidário. No dito pleito, ele recebeu 40.909 votos. Após tomar conhecimento da decisão do TSE, o político “pagou para ver” e, mesmo tendo a candidatura impugnada por desaprovação de contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), insistiu na candidatura e pela continuidade da campanha eleitoral.

Leia também: TSE decide pela cassação do deputado estadual eleito Márcio Roberto

No ano seguinte à cassação, em 2023, o TSE decidiu, por unanimidade, rejeitar os embargos de declaração, nos termos do voto do ministro relator, Benedito Gonçalves, acerca da inelegibilidade de Roberto.

Leia também: Unanimidade: TSE rejeita ‘Embargos de Declaração’ sobre inelegibilidade de Márcio Roberto

Já no mês de junho de 2023, a Justiça Eleitoral publicou uma Decisão confirmando rejeição ao recurso apresentado por Márcio Roberto que pleiteava reverter a sua condição de inelegível nas Eleições 2022.

Leia mais: Improbidade: Justiça Eleitoral nega recurso e mantém inelegibilidade de Márcio Roberto

Márcio Roberto porém, não desistiu e seguiu tentando encontrar brechas para reverter a situação. Até que no início do mês de julho de 2024, a 1ª Seção Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba julgou procedente a ação Rescisória proposta pelo paraibano, objetivando a desconstituição da sentença registrada nos autos da Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa nº 0000080-78.2002.8.15.0881, movida pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Leia mais: Márcio Roberto consegue reverter condenação e recupera direitos políticos que havia perdido

Agora, o STF inicia o julgamento virtual com o voto favorável do ministro relator para revisão da decisão anterior e o reconhecimento da validade do registro de candidatura do recorrente Márcio Roberto.

[…] diante do reconhecimento do direito do recorrente, do perigo de dano irreparável e do pedido de tutela provisória incidental realizado (e-doc. 57), entendo seja o caso de oficiar ao Superior Tribunal Eleitoral e ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Paraíba, com o fim de que reconheçam a validade do registro da candidatura do recorrente.

22. Ante o exposto, acolho os embargos de declaração com efeitos infringentes, para reformar o acórdão embargado, a fim de dar provimento ao recurso extraordinário com agravo, em reconhecimento da validade do registro da candidatura do recorrente no aludido pleito eleitoral.

23. À Secretaria Judiciária para oficiar ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Paraíba, independentemente da publicação do acórdão“, diz o ministro André Mendonça em seu voto.

Clique aqui e confira a íntegra do desfazimento da suspeição do ministro Dias Toffoli.

Clique aqui e confira a íntegra do voto do ministro relator André Mendonça.

Continue Lendo

Negócios

Fique em Dia: campanha de negociação de débitos com a Cagepa termina neste sábado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O encerramento da campanha Fique em Dia com a Cagepa, ação de negociação de débitos que já beneficiou mais de 55 mil clientes acontece neste sábado (30/11), com oferta de descontos que vão até 100% das multas e juros por atraso e parcelamentos em até 60 meses.

Podem participar da campanha, clientes de imóveis residenciais, comerciais e industriais que tenham contas em aberto. “Nesses últimos dias, estamos com todas as equipes de atendimento na ativa, sempre disponíveis, para que os clientes possam negociar com agilidade e praticidade. É uma chance imperdível de sanar os débitos com a Companhia e iniciar o ano tranquilo, no azul”, disse o diretor Comercial da Cagepa, Isaac Veras.

No Fique em Dia, a Cagepa disponibiliza diversas condições para quem desejar dividir, que variam de acordo com o perfil de cada usuário e sua capacidade de pagamento. Entram aí a possibilidade de desconto total de juros e multas e também o uso de cartão de crédito. Os clientes que eventualmente estiverem com o abastecimento de água cortado podem ter a religação garantida em no máximo 48 horas após a negociação dos débitos.

Basta ter em mãos o RG, o CPF e uma fatura de água, e entrar em contato com a Cagepa por algum dos seguintes canais de atendimento:

Call Center 115;
WhatsApp (83) 98198-4495;
Atendente Virtual Acqua, no site www.cagepa.pb.gov.br;
Agência Virtual, no site www.cagepa.pb.gov.br;
Aplicativo Cagepa, disponível para Android e iOS;
Atendimento presencial nas lojas (João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Pombal e Cajazeiras, além de postos de atendimento disponíveis em várias Casas da Cidadania espalhadas em todo o Estado).

Continue Lendo

Negócios

Nesta sexta-feira: Lulu Santos apresenta show da turnê ‘Barítono’ em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Lulu Santos volta a João Pessoa, nesta sexta-feira (29/11), com a turnê “Barítono”, depois de estrear em grande estilo nos Estados Unidos e rodar diferentes regiões do Brasil ao longo de 2023. Com repertório de sucessos, o cantor apresenta seus hits em shows que celebram os 70 anos de vida e 50 de carreira. A apresentação acontece no Teatro Pedra do Reino, a partir das 20h (Abertura dos portões).

Ele já conquistou uma legião de fãs em todo o mundo e traz em ‘Barítono’ uma homenagem à revelação tardia do cantor sobre sua tessitura vocal grave. “Admiti tardiamente várias coisas importantes sobre mim, entre elas o fato de ser um barítono, cantor de tessitura vocal grave. Desde que ‘assumi’ essa condição, como costuma acontecer com essas coisas, facilitou enormemente minha vida e arte”, explica.

“Sou Barítono com paixão, gosto dos graves, gosto de como minha voz soa nesta região. É com essa intenção e propósito que chegamos a este espetáculo no qual oferecemos, como de hábito, nosso melhor. Não vejo a hora de lhes apresentá-lo”, diz o cantor em uma carta aberta aos fãs no início da turnê.

Na estrada há pouco mais de um ano, nos próximos meses a Turnê Barítono será apresentado em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, São Luís do Maranhão, Espírito Santo, Ceará, Piauí e Pará.

Os ingressos para a apresentação em João Pessoa, no Teatro Pedra do Reino, estão disponíveis on-line através da Bilheteria Digital e também presencial na loja Mioche Mag Shopping.

Continue Lendo