Nos acompanhe

Paraíba

Candidato à Prefeitura de Princesa Isabel responde a processo civil por “gato de energia”

Publicado

em

Um caso alarmante envolvendo um contrato de locação comercial na cidade de Princesa Isabel, no Sertão do Estado, colocou em evidência uma grave acusação. De um lado, o locador do imóvel, o aposentado Euclides Cordeiro; do outro, o atual presidente da Câmara de Princesa Isabel e candidato a prefeito, Ednaldo Melo, conhecido como Garrancho.

Ednaldo Melo está sendo processado civilmente por supostamente furtar energia elétrica durante 14 meses em um imóvel que alugou para ser a sede de sua empresa. A irregularidade foi detectada por uma inspeção da Energisa, que identificou o “gato de energia” no local.

O proprietário do imóvel, Euclides Cordeiro, foi notificado pela operadora de energia e imediatamente comunicou a irregularidade a Garrancho, que, segundo Euclides, se recusou a pagar os valores devidos. Como resultado, o nome de Euclides foi incluído na dívida ativa, e ele se encontra impossibilitado de alugar o prédio, que teve a energia cortada por falta de pagamento.

“Eu confiei nele, um político conhecido, e agora ele não quer pagar a dívida que fez. Estou sendo prejudicado, não tenho como pagar e ainda estou sem poder alugar o ponto comercial,” lamenta Euclides.

O imóvel em questão está localizado na Rua Cel. Marcolino, nº 110, um dos endereços mais valorizados de Princesa Isabel. O contrato de locação foi firmado em agosto de 2016, e a irregularidade na ligação de energia foi identificada em novembro de 2023, após uma inspeção motivada por uma brusca redução no consumo de energia.

A fraude foi estimada em R$4.460,64, valor que ainda não foi quitado. Como consequência direta da irregularidade, o nome do locador foi protestado em cartório pelo valor de R$968,25, referente aos últimos 90 dias de consumo não pago antes da descoberta do “gato”. Essa situação tem causado sérios danos ao locador, além de gerar consideráveis transtornos financeiros e emocionais.

Euclides apresentou documentos que incluem o contrato de locação, a carta da Energisa detalhando a irregularidade, faturas de energia elétrica, e o boleto de protesto, que reforçam sua alegação de que o responsável pelos débitos é o locatário, Ednaldo Melo.

Este caso levanta preocupações sobre a responsabilidade no cumprimento de contratos e o impacto de irregularidades como o “gato de energia”, que, além de ser uma prática ilegal, tem consequências graves e injustas para terceiros. A expectativa é que a justiça seja feita e que o verdadeiro responsável por essa situação seja devidamente penalizado.

Euclides aguarda a confirmação da justiça para uma audiência marcada para o dia 31 de outubro. “Lamento que este homem seja candidato à prefeitura de Princesa. Se ele furta energia, imagina o que pode fazer administrando uma cidade,” questiona o aposentado.

 

O outro lado – Direito de Resposta

O candidato Ednaldo de Melo, popularmente conhecido por Garrancho, vem apresentar seu direito de resposta, esclarecendo à sociedade que: após a notícia veiculada claramente de forma eleitoreira, nosso jurídico consultou o sistema do judiciário e constatou uma ação movida pelo Sr. EUCLIDES CORDEIRO DE FREITAS NETO contra o candidato Ednaldo de Melo, imputando a este a responsabilidade por uma ligação de energia ADULTERADA no imóvel pertencente ao SR. Euclides Cordeiro de Farias Neto que havia alugado o imóvel ao Sr. Ednaldo de Melo.

Na verdade, a empresa ENERGISA imputa ao Sr. Euclides Cordeiro a realização da ligação clandestina de energia, ou “gato” como popularmente conhecemos, e este dito senhor somente agora vem tentar transferir a responsabilidade para o ora candidato.

Não surpreende a vil tentativa de imputação do fato ao candidato Garrancho. Isso porque o sobrinho do Sr. Euclides Cordeiro, o Sr. HELIO DA SILVA SITONIO, é candidato a vereador na chapa da oposição e se vê que a ação montada pelo Sr. Euclides se deu após a filiação de seu sobrinho ao partido da candidata adversária, coincidência?

Vale ressaltar que o candidato Ednaldo de Melo sequer foi intimado ainda para se defender do referido processo e dada a recente distribuição deste, se vê que a motivação para tal ato foi tão somente a sórdida política partidária, na tentativa de atacar quem se encontra em primeiro lugar nas pesquisas de opinião para a Prefeitura de Princesa Isabel.

Confiamos, porém, que a justiça pode até tardar, mas não falhará JAMAIS.

EDNALDO DE MELO Candidato à Prefeito

Continue Lendo

Paraíba

Mais de 8,3 mil atletas iniciam contagem regressiva para a Meia Maratona de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os cerca de 8,3 mil atletas profissionais e amadores que vão participar da Meia Maratona de João Pessoa | Caixa já estão nos últimos preparativos para a prova que já está na contagem regressiva para a corrida que é considerada a mais rápida do Brasil. Marcada para o dia 17 de novembro, no Largo da Gameleira, a prova terá percursos de 5km, 10km e 21km, e as inscrições ainda estão abertas no site (http://www.meiamaratonadejoaopessoa.com.br).

E uma novidade importante do evento é o anúncio da Caixa Econômica Federal (CEF) como patrocinadora do nome da prova, que, a partir de agora, será a Meia Maratona de João Pessoa | Caixa. O patrocínio naming rights é um marco importante e reforça a importância do esporte como plataforma para a construção de marcas e relacionamentos.

Com mais de 8,3 mil participantes já confirmados de várias regiões do país e com uma expectativa de 9 mil inscritos, a meia maratona começa cedo, às 5 horas da manhã para o percurso de 21km e às 5h30 para os de 5km e 10km. A organização sugere que os competidores cheguem 30 minutos antes para preparação física no Largo da Gameleira. O percurso é um diferencial do evento, sendo totalmente plano e passando por belíssimas praias, como Manaíra, Bessa e Intermares, o que reforça sua fama de ser a meia maratona mais rápida do país.

Segundo Olié Martins, organizador do evento, a corrida não só fortalece o calendário esportivo de João Pessoa, mas também impacta positivamente o turismo local ao atrair corredores de diferentes estados. “A competição faz parte do calendário esportivo da cidade, recebendo também competidores de fora, o que movimenta positivamente o trade turístico. Por ser um circuito plano, a competição torna-se atrativa para corredores de todos os níveis, o que contribui para sua popularidade,” analisa.

A Meia Maratona de João Pessoa | Caixa é uma realização da RUN e conta com patrocínio da São Braz, Alliance, Dobro, Mais Cabello, Colégio Lourdinas, Alares Internet, Pé de Fruta, Reabilita Fisioterapia, TV Cabo Branco, Bet Nacional, Uniesp, Governo Federal do Brasil e Caixa.

ExpoRUN 2024 e entrega de Kits

Para mais conforto dos participantes, a organização do evento abriu mais um dia para a entrega dos kits da Meia Maratona de João Pessoa | Caixa, que agora acontecem nos dias 14/11 (10 às 20h), 15/11 (10h às 20h) e 16/11 (10h às 18h), no Uniesp (BR 230, km 14).

Apenas no dia 14 a retirada poderá ser feita sem agendamento prévio! E mais: quem retirar o kit nesse dia ainda vai ganhar um vale chopp da Vierbrauer para aproveitar na arena do evento. Todos os atletas agendados para os dias 15 e 16 também podem retirar no dia 14, sem necessidade de remarcação. Nos outros dias o horário de agendamento será mantido.

A ExpoRUN reunirá stands dos patrocinadores e lojas do segmento esportivo no local de retirada dos kits.

MEIA MARATONA DE JOÃO PESSOA 2024
Data: 17 de novembro
Horário: 5h (21km); 5h30 (5km e 10km)
Local: Largo da Gameleira (Av. João Maurício, 707 – Manaíra)
Inscrições e regulamento: www.meiamaratonajoaopessoa.com.br
Mais informações: www.instagram.com/meiamaratonadejoaopessoa

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Órgãos de defesa do consumidor firmam parceria e traçam logística para ação conjunta na Black Friday

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon), o Procon Estadual da Paraíba e os Procons Municipais de Cabedelo, João Pessoa, Santa Rita, Esperança, Cajazeiras, Alagoa Grande, Campina Grande e Sapé, se reuniram, na quinta-feira (07/11), para traçar a logística para atuação conjunta durante a Black Friday, que ocorre no dia 29 de novembro.

Participaram da reunião o diretor-geral do MP-Procon, promotor Romualdo Tadeu de Araújo Dias; a superintendente do Procon Paraíba, Késsia Liliana Dantas Bezerra Cavalcanti, e representantes dos oito Procons municipais de forma presencial e virtual.

De acordo com o diretor-geral do MP-Procon, o encontro visou aprimorar a cooperação entre as entidades e organizar uma atuação coordenada para promover um ambiente de consumo seguro e equilibrado.

O promotor Romualdo Tadeu de Araújo Dias destacou a importância de uma ação integrada para assegurar o cumprimento das normas de defesa do consumidor, assim como, da necessidade de alinhamento destes para atuação eficaz e ordenada para promoção do direitos dos consumidores, em especial, durante o período da campanha promocional denominada Black Friday, de modo a ampliar a capacidade fiscalizatória de todos os órgãos.

A superintendente Késsia Cavalcanti reforçou o compromisso do Procon Paraíba em colaborar com os demais órgãos para garantir transparência e segurança nas relações de consumo.

Uma nova reunião foi agendada para o dia 10 de dezembro, onde serão avaliados os resultados das ações implementadas e discutidos os próximos passos da atuação conjunta.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da ALPB apresentará experiência de sucesso do acompanhamento da ‘Agenda 2030 da ONU’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, será um dos palestrantes do encontro ‘Novos Gestores Paraíba 2025-2028’. O deputado abordará a ‘Agenda 2030 da ONU: Territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)’, mostrando a experiência de sucesso do Poder Legislativo na execução da Plataforma ODS-PB. O programa é resultado de um esforço conjunto interinstitucional, envolvendo a Universidade Federal da Paraíba, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa.

A Plataforma ODS-PB tem como objetivo monitorar de forma sistemática os ODS nos municípios e Regiões Geoadministrativas (RGAs) paraibanas. Os ODS são um conjunto de 17 objetivos globais, lançados pela da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 como parte da Agenda 2030 pelo Desenvolvimento Sustentável. Para verificar o resultado global dos ODS nos territórios paraibanos, foi criado o Índice de Desenvolvimento Sustentável Integrado do Estado da Paraíba (IDS-PB).

O principal objetivo do encontro ‘Novos Gestores Paraíba 2025-2028’, que acontece nos dias 10, 11 e 12 desse mês, é oferecer um tutorial abrangente sobre todas as fases do processo de gestão dentro de uma prefeitura. A Famup está comprometida em garantir que os novos gestores estejam bem preparados para enfrentar os desafios administrativos e possam conduzir suas cidades com eficiência e eficácia.

Na programação do evento, os gestores terão no primeiro dia, segunda-feira (11), acesso a palestra da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal sobre as parcerias que fortalecem o Brasil. Ainda terão palestras promovidas por outros órgãos federais e estaduais com os temas: Caixa & gestor público: parceria que move o Brasil pra frente; Funcionalidades do GovFácil; Contabilidade: Essencial para uma gestão eficiente e de sucesso; Energia solar para municípios; Controle das Frotas Públicas como mecanismo de governança que impacta em economia e segurança jurídica nos municípios; Frota elétrica; Importância da equipe de transição na troca da gestão; e ainda a Atuação do Biomédico na Saúde e Tecnologia: Menor custo, mais atendimentos.

No segundo dia do evento, na terça-feira (12), os gestores poderão acompanhar debates com os temas: Recursos e Convênios: Parceria entre Governo do Estado e municípios; Novos gestores, novas soluções: O que se pode inovar na gestão pública?; Aprende Brasil Educação; Inglês com Neurociência; Governo 5.0: Inovação para uma gestão pública econômica e moderna; Painel da Saúde; O papel da Assistência Social nos municípios garantindo proteção social; Diferenciais Caixa para os municípios paraibanos.

Também terão debates para discutir assuntos como: Crédito para o setor publico, arrecadação e pagamento de benefícios sociais; Fazer simples transforma: O case do Portal de Compras Públicas e suas soluções tecnológicas em licitações; Função pedagógica do Tribunal de Contas; O uso da inteligência artificial nos municípios e o impacto positivo causado no planejamento das contratações; Tecnologia e educação financeira a serviço do gestor público; e Transição para Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Evento – A Organização e Realização do ‘Novos Gestores Paraíba 2025-2028’ é da Famup e Espacial Eventos, e tem o apoio do Governo do Estado da Paraíba; Assembleia Legislativa da Paraíba; Confederação Nacional de Municípios (CNM) e do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

O evento tem ainda o patrocínio do Governo Federal; Caixa Econômica Federal; Banco do Brasil; Conplan; Futura Educação; Dunas Consultoria; Volter Energia Solar; Jac Elétrico; AP Form; Grupo ANT Saúde; Aprender Brasil; GovFacil; Fácil Tecnologia; Conselho de Biomedicina 2ª Região; PublicSoft; Sogo Tecnologia; Marcos Inácio Advogados e Portal de Compras Públicas.

Continue Lendo