Nos acompanhe

Paraíba

Secretaria de Estado da Saúde realiza seminário sobre Febre Oropouche na Paraíba

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs), realizou, nesta quinta-feira (29), o Seminário “Febre do Oropouche: como enfrentar a arbovirose na Paraíba”. O evento, que teve como objetivo capacitar profissionais que atuam no enfrentamento das arboviroses, aconteceu durante todo o dia, no Littoral Hotel, e contou com o apoio do Ministério da Saúde, do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e reuniu técnicos de saúde da Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, com a troca de experiências oportunizadas no seminário será possível fortalecer o combate ao vírus oropouche, assim como entender o ciclo do mosquito maruim – principal transmissor da Febre Oropouche, potencializar a assistência junto à rede materno-infantil e aperfeiçoar as notificações e coletas de amostras para a identificação do vetor.

“A Febre Oropouche é um agravo novo no nosso estado e no Nordeste, porém, já é bem conhecido na região Norte. Por isso, é tão importante entendermos toda essa dinâmica de algo que não é novo, mas que tem um grande potencial de contribuir com uma má formação congênita, por exemplo, já que há a possibilidade da transmissão ocorrer também da mãe para o bebê durante a gestação. Então, é a partir desse diálogo que poderemos, de fato, construir medidas e realizar um trabalho mais assertivo na prevenção e combate dessa arbovirose aqui na Paraíba”, explicou.

O coordenador substituto de Vigilância das Arboviroses do Ministério da Saúde, Daniel Garkauskas Ramos, reforçou que o encontro possibilita a discussão de temas como o cenário epidemiológico da Febre do Oropouche no Brasil e na Paraíba; manejo clínico, abordagem assistencial e tratamento; além das ações de enfrentamento das vigilâncias ambiental, laboratorial e de óbitos.

“O Ministério da Saúde monitora diariamente o cenário das arboviroses nos territórios de todo o país. Nós temos o Comitê de Operação de Emergências, o COE, que trabalha ininterruptamente, desde 2014, acompanhando a dengue, zika, febre amarela e outras arboviroses. Com esse encontro, a gente espera aprender a lidar melhor com os desafios para o controle dessa doença de forma integrada, principalmente porque o Brasil é um berço de diversidade de arbovírus, isso nos coloca em uma posição bastante complexa. Portanto, precisamos enfrentar o problema de forma a garantir a segurança e saúde de toda a população”, frisou.

Além do seminário, a SES tem executado ações de investigação, identificando áreas mais propícias à proliferação do maruim, onde foram instaladas armadilhas para captura e análise de mosquitos. Também está sendo reforçada a conscientização da população, principalmente das gestantes, sobre os cuidados que devem ser tomados para a prevenção da Febre Oropouche.

As principais medidas de proteção são: evitar áreas onde há muitos insetos (maruins e mosquitos); usar telas de malha fina em portas e janelas; usar roupas que cubram a maior parte do corpo; aplicar repelente nas áreas onde a pele está mais exposta; limpar terrenos, locais de criação de animais e recolher folhas e frutos que caem no solo; evitar locais com casos confirmados.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta sexta-feira (20/09), Campina lidera o ranking com 77 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (67), Bayeux (34) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 536 (quinhentas e trinta e seis) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 48011 (quarenta e oito mil e onze) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Pedro Cunha Lima confirma presença em agenda de campanha de Rúbia neste sábado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado federal e dirigente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima, publicou vídeo nas redes sociais confirmando presença em compromisso de campanha deste sábado (21/09) da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil).

O evento ocorrerá no comitê da prefeitável, localizado na Rua Coronel Marcolino Pereira Lima, e começa às 07h da manhã.

“Deixo aqui o convite para que você participe também, fortaleça esse movimento pela mudança que a cidade merece experimentar. A gente tem muita convicção que com Rúbia Princesa vai se desenvolver em um ritmo mais acelerado, vai ter um trabalho mais eficiente sendo entregue. Ela tá com muita disposição pra oferecer o seu melhor à cidade”, afirmou.

Rúbia disputa ao cargo de chefe do Executivo municipal pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e tem Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo