Nos acompanhe

Negócios

MIDR lança ‘Rota da Avicultura Caipira’ para ajudar produtores locais de 15 cidades paraibanas

Publicado

em

 “Até pouco tempo, chamávamos essa atividade de ‘gigante invisível’, agora o ministério está nos dando voz. Sempre estivemos em todo canto e pouco se divulgava, pouco se falava e menos ainda se quantificava”. O desabafo é do avicultor caipira e zootecnista Wendel Lima durante o lançamento, na quinta-feira (29/08), da Rota da Avicultura Caipira em Campina Grande (PB). A nova rota integra as Rotas de Integração Nacional e teve o primeiro polo apresentado no 3º Fórum Estadual do Arranjo Produtivo da Avicultura Caipira da Paraíba.

O lançamento foi feito pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) na semana em que se comemora o Dia do Avicultor, em 28 de agosto. No evento, o produtor Wendel Lima comemorou a nova rota e reforçou a importância do projeto para dar visibilidade ao setor produtivo. “O ministério chegou forte e, com parceiros do estado da Paraíba, vamos dar uma alavancagem nessa cadeia produtiva, que está presente em toda a zona rural do País”, acrescentou Wendel.

O coordenador das Rotas de Integração Nacional da Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR) do MIDR, Tiago Araújo, explicou que a criação da Rota da Avicultura Caipira é um pilar fundamental para o futuro agropecuário do Brasil, uma vez que a cadeia produtiva representa grande oportunidade para impulsionar o desenvolvimento rural sustentável no País, trazendo benefícios econômicos, sociais e ambientais associados à produção de proteína de alta qualidade. “Ao reconhecer e apoiar a avicultura caipira, podemos fortalecer as comunidades rurais, associações, cooperativas, além de ajudar na promoção e inclusão de jovens e mulheres”, destacou o coordenador.

Avicultora e presidente da Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar (Copaf), Nazaré Santos Barbosa, disse que a rota é um presente para a Paraíba. “Esse evento é muito importante. A Paraíba conta com outras rotas, mas estava faltando a nossa. Hoje, tem gente de todo o estado e de fora também e isso é muito importante. Nós estamos muito esperançosos de que a nossa rota vai progredir e ‘fazer acontecer’ na nossa região”, comemorou.

Além dos avicultores da Paraíba, também participaram do evento avicultores e instituições parceiras dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Até o momento, os municípios contemplados pela Rota da Avicultura são: São Sebastião de Lagoa de Roça (PB), Lagoa Seca (PB), Campina Grande (PB), Queimadas (PB), Caturité (PB), Boqueirão (PB), Cabaceiras (PB), Boa Vista (PB), São João do Cariri (PB), Serra Branca (PB), Sumé (PB), Monteiro (PB), Esperança (PB), Areial (PB) e Puxinanã (PB).

Oficina

A 1ª Oficina de Planejamento Estratégico da Rota da Avicultura Caipira também foi realizada no evento. De acordo com Tiago Araújo, foi uma grande oportunidade para reiterar o compromisso do MIDR com o programa Rotas de Integração Nacional. “Nessa oficina, fazemos um diagnóstico local e conversamos com os parceiros que vão nos orientar nesse diagnóstico”, explicou o coordenador da SDR.

“Esse é um momento de felicidade, pois consolidamos a participação do Governo Federal a nível de estado e de território, dialogando, pactuando, montando a visão de futuro, carteira de projeto e estruturando toda a governança necessária para a cadeia produtiva da avicultura caipira”, ressaltou Tiago.

Para o coordenador, o fórum foi uma virada de chave para a Paraíba. “É o que orienta o nosso presidente e é reiteradamente falado pelo nosso ministro Waldez Góes e pela nossa secretária Adriana Melo: diálogo. Diálogo direto com o produtor e com as associações cooperativas para promover o desenvolvimento regional e social”, acrescentou.

A diretora do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Mônica Tejo, reiterou o compromisso em integrar o setor. O Insa é a unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no Nordeste. “Em parceria com o MIDR e com a SDR, estamos promovendo e apoiando a Rota da Avicultura Caipira e, dessa forma, integrando os estados do Nordeste e do Brasil. A partir disso, fazemos com que essas ações se desenvolvam em parceria, conectando pessoas e setores e integrando os segmentos privado e público com a sociedade. Essa é uma ação importante para o desenvolvimento do nosso País”, afirmou.

Trabalho conjunto

A Rota da Avicultura não chega sozinha. “Buscamos trabalhar inovação e sustentabilidade em todos os eixos que vamos atuar. Por isso, vão trabalhar com a Rota da Avicultura, as rotas de Tecnologia, Informação e Comunicação e da Economia Circular”, acrescentou o coordenador da SDR, Tiago Araújo.

“A ideia é que a gente tenha um ciclo completo dentro de todas as culturas, trazendo inovação. Quando falamos de inovação tecnológica, falamos de agregação de valor ao produto final. No caso da avicultura, me refiro à agregação de valor no ovo e na carne. Também estou falando de diminuição de custos e de produção, tendo em vista que são técnicas novas, de novas tecnologias”, concluiu o coordenador.

Rotas de Integração Nacional

As Rotas de Integração Nacional (Rotas) são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

O programa promove a coordenação de ações públicas e privadas em polos selecionados por meio do compartilhamento de informações e o aproveitamento de sinergias coletivas. O objetivo é propiciar a inovação, diferenciação, competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos associados e contribuir para a inclusão produtiva, inovação e desenvolvimento regional.

Com o lançamento da nova rota, o Brasil soma 77 polos e 13 rotas. São elas: Mel, Açaí, Leite, Fruticultura, Moda, Cacau, Biodiversidade, Economia Circular, Pescado, Cordeiro, Tecnologia da Informação, Mandioca e Avicultura Caipira.

Confira imagem:

Continue Lendo

Negócios

Ninguém Dirá que é Tarde Demais: espetáculo com Arlete Salles ocorre este fim de semana em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após protagonizar a novela da Globo ‘Família É Tudo’, Arlete Salles volta aos palcos em turnê com o espetáculo ‘Ninguém Dirá que é Tarde Demais’. O evento chega em João Pessoa fim de semana (dias 22, 23 e 24 de novembro), com apresentações no Teatro Paulo Pontes.

Sucesso de público, visto por mais de 300 mil pessoas nas temporadas presenciais e online, o espetáculo tem emocionado a plateia por onde passa.

Na comédia, Luiza (Arlete Salles) e Felipe (Edwin Luisi) são vizinhos de prédio que se detestam. Sem conhecerem a identidade do outro, acabam se encontrando na rua e algo de inusitado acontece.

O texto original é de autoria de Pedro Medina, neto de Arlete, com quem contracena no espetáculo. A direção é de Amir Haddad. Além de Pedro, Alexandre Barbalho, filho da atriz, e o amigo Edwin Luisi, que acumula diversos prêmios em teatro durante seus mais de 50 anos de carreir, a também estão no elenco.

Idealizado pelos produtores Rose Dalney, Túlio Rivadávia e Marcio Sam, a leve e divertida comédia pode estar em cartaz perto de você.

Clique nesse link e saiba mais sobre as datas

Continue Lendo

Negócios

Campus Festival terá shows de Maneva, Paralamas do Sucesso, Seu Jorge e vasta programação cultural

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Campus Festival 2024, realizado este ano na Estação Ciência, é um dos maiores eventos multiculturais da região, reunindo uma programação diversificada que inclui shows musicais, palestras, oficinas, exposições, espetáculos, gastronomia e artesanato. Com foco em educação, tecnologia, meio ambiente e empreendedorismo, o festival busca promover o crescimento pessoal e profissional dos participantes, oferecendo uma experiência enriquecedora e inovadora para todos os públicos.

A programação musical desta edição será marcada por uma verdadeira mistura de ritmos e sonoridades, com mais de 10 horas de música ao vivo. No dia 7 de dezembro, o Campus Music contará com grandes nomes da música brasileira, como Seu Jorge, Os Paralamas do Sucesso, Maneva, KVSH e Rooftime no Palco Claro, garantindo momentos inesquecíveis para os amantes da música.

Além disso, os outros palcos do festival também trarão muita diversidade musical. No Parahyba Stage, o público poderá curtir apresentações de MeioFree, Gatunas, Macumbia e Recwave, que representam a música regional com muita força. Para quem gosta de música eletrônica, o Palco ElectricTower trará nomes como Maca, Kevin Luke, Kalina, Gaabio, Leko e Benévolo, garantindo a festa com os melhores beats.
De acordo com Will Fonseca, fundador do Campus Festival, o evento vai muito além da música. “Todos os anos montamos um lineup com bandas de peso que se apresentam no sábado, dia de encerramento do festival. Esse dia dedicado todo a música, demos o nome de Campus Music.”

O festival também se destaca por suas iniciativas voltadas para o aprendizado e a inovação, como o Campus Academy, que esse ano terá um Hackathon sobre mudanças climáticas. De 4 a 6 de dezembro, jovens terão a oportunidade de se conectar com o universo empreendedor e desenvolver habilidades para resolver problemas reais, tudo com acesso gratuito. Paralelamente, o Campus Talks trará debates sobre inovação e oportunidades no mundo dos negócios, com palestrantes renomados como Adriana Barbosa, Val Donato e Fany Miranda, no dia 4 de dezembro.

Os criadores de conteúdo também encontrarão seu espaço no Campus Creators, que ocorre no dia 5 de dezembro, reunindo influenciadores e especialistas do mundo digital para discutir novas abordagens e tendências na produção de conteúdo. Entre os palestrantes confirmados estão Alê Oliveira, Geyson Palitot, Isis Oliveira e Alan Smith que compartilharão suas experiências e insights sobre o universo das redes sociais. Por outro lado, o Campus Comedy, programado para o dia 6 de dezembro, trará risadas com comediantes locais como Swami Marques e Linnyke Alves, proporcionando momentos de leveza e descontração.

O Campus Festival 2024 é uma realização da Pomar em parceria com a Luz Criações e se apresenta como um espaço dedicado à cena cultural da Paraíba, convidando todos a vivenciarem uma jornada de aprendizado, inovação e entretenimento. Sobre o festival, Claudia Araujo, Diretora da Pomar, ressalta: “Temos muito orgulho do Campus Festival. É um evento que vai além do entretenimento; ele celebra e preserva a rica cultura paraibana e transformadora para o público, conectando pessoas e ideias e valorizando as raízes culturais da nossa terra.”

Além das atrações culturais, o Campus Festival contará com um espaço gastronômico que celebra a culinária local, com a participação de renomados restaurantes. O evento também estará comprometido com ações de responsabilidade social, como a promoção da sustentabilidade, inclusão e acessibilidade.

Confira uma prévia da programação geral:

04/12 à 06/12
Campus Arts:

18h00 às 22h00: Campus Break Battle – B-Boy Perninha (Lucas Machado) Breaking Athlete. Competição de breakdance com premiação.
20h00 às 22h00: Música Regional – Seletiva de bandas regionais

05/12 Workshop Literário
15h00 às 18h00: Oficina de Leitura em voz alta.
18h00 às 19h00: Sarau poético

04/12 (quarta-feira)
Campus Talks:

16h00 – Mesa redonda – “O novo cenário da produção de conteúdo: a construção de vínculos com criadores e marcas” Debatedores: Val Donato, Fernanda Gonçalves e José Maria Mendes.
17h00 – Mesa redonda – “Empreendedorismo Afrocentrado” Debatedores: Adriana Barbosa e Fany Miranda.

05/12 (quinta-feira)
Campus Creators:

15h00 – Mesa redonda – “Parcerias: como conquistar e manter parcerias de sucesso” Debatedores: Geyson Palitot.
16h00 – Mesa redonda – “Pós-viral: Estratégias para manter a relevância pós conteúdo viralizado” Debatedor: Isis Oliveira.
17h00 – Mesa redonda – “O começo: Desafios para construção de uma comunidade” Debatedor: Alê Oliveira e Alan Smith.

06/12 (sexta-feira)
Campus Comedy:

20h00 às 22h00: Standup Comedy com Swami Marques e Linnyke Alves.

07/12 (sábado)
Campus Music:

Palco Claro: das 17h00 às 04h00
Maneva, Paralamas do Sucesso, Seu Jorge, Rooftime e KVSH.

Palco Parahyba Stage:
Macumbia, Recwave, Gatunas e Pedro Faissal & O Meiofree.

Palco EletricTower:
Maca, Kevin Luke, Kalina, Gaabio, Leko e Benévolo.

Para garantir sua participação no Campus Music 2024, adquira seus ingressos online pelo site www.campusfestival.com.br ou em pontos físicos nas unidades das Lojas Furtacor. Não deixe para depois: os ingressos estão voando! Venha vivenciar uma experiência imperdível repleta de música, aprendizado e cultura vibrante. Garanta seu lugar nessa festa incrível, esperamos você lá!

SERVIÇO
Campus Festival 2024
Data: 4 a 7 de dezembro de 2024
Local: Estação Ciência – Avenida João Cirillo da Silva, Altiplano Cabo Branco, João Pessoa – PB

Continue Lendo

Negócios

Uma das maiores bandas de rock do mundo, Dire Straits Legacy retorna ao Brasil e se apresenta em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Formada por integrantes de diferentes fases da carreira da banda britânica, a DIRE STRAITS LEGACY está em permanente evolução.

Após bem sucedida turnê pelo Brasil, a banda DIRE STRAITS LEGACY volta ao país com a For You South America Tour 2024. Formada por músicos que fizeram parte de diferentes fases da carreira do Dire Straits, a banda apresenta um show único e emocional que revive a inesquecível e mágica atmosfera da icônica banda britânica.

“Money for Nothing”, “So Far Away”, “Sultans of Swing”, “Walk of Life”, “Romeo and Juliet” e muitas outras canções memoráveis interpretadas ao vivo por Alan Clark (teclados), Phil Palmer (guitarra), Mel Collins (sax), Marco Caviglia (voz e guitarra), Danny Cummings (percussão e voz) e Steve Walters (baixo).

SERVIÇO:

QUANDO: 8 de dezembro

AONDE: CELEBRATION R. Orlando Falcone de Oliveira – Portal do Sol, João Pessoa – PB, 58046-528

VENDAS: blueticket.com.br/evento/36413?c=dire-stratits-joao-pessoa

Sobre Dire Straits Legacy

Formada por integrantes de diferentes fases da carreira da banda britânica, a DIRE STRAITS LEGACY está em permanente evolução e, além de manter viva a memória de canções atemporais, como “Romeo and Juliet”, “Sultans of Swing”, “Money for Nothing”, “Tunnel of Love”, “Walk of Life”, “When It Comes to You”, “You and Your Friend”, “On Every Street” e muitos outros hits, apresenta novas composições.

Alan Clark integrou o Dire Straits de 1980 a 1985 e participou de discos e turnês. Ao lado de Alan Clark estão Phil Palmer (direção musical/guitarra/voz), que trabalhou com Dire Straits de 1990 a 1992, o renomado saxofonista Mel Collins, membro do Dire Straits de 1983 a 1985, que tocou no famoso Alchemy Live Album e no EP Twisting By The Pool e o percussionista Danny Cummings que integrou o Dire Straits em 1990 e participou do álbum e turnê On Every Street.

O italiano Marco Caviglia (voz e guitarra), um apaixonado pela música de Dire Straits e de seu mentor musical Mark Knopfler, e o baixista britânico Steve Walters completam o time.Sobre os integrantes

Alan Clark (teclados)

Alan ingressou no Dire Straits em 1980, tornando-se seu primeiro e principal tecladista, e é conhecido como seu diretor musical não oficial. Além de trabalhar com a banda até sua dissolução, em 1995, ao lado de Mark Knopfler, co-produziu o último álbum da banda, On Every Street.

O músico tocou e gravou com uma longa lista de outros artistas, foi membro da banda de Eric Clapton e diretor musical de Tina Turner por vários anos. Mais recentemente, produziu com Phil Palmer o álbum de 3 Chord Trick do LEGACY.

Danny Cummings (percussão e voz)

Danny juntou-se ao Dire Straits como seu percussionista em 1990 e tocou no álbum On Every Street, assim como na turnê. Fora de Dire Straits, ele trabalhou com grandes artistas, incluindo Tina Turner, George Michael, Bryan Adams, Pino Daniele, e foi o baterista em Mark Knopfler durante vários anos.

Marco Caviglia (voz e guitarra)

Apaixonado pela música de Dire Straits e seu mentor musical Mark Knopfler, Marco, nascido em Roma, formou a banda Solid Rock em 1988 e em 1990 fez uma turnê com o lendário bluesman do Notting Hillbillies, Steve Phillips. Mas seu sonho era tocar com seus “heróis” do Dire Straits, e esse sonho se tornou realidade em 2010 a DS Legends, e agora novamente com a Dire Straits Legacy.

Mel Collins (sax)

Mel se juntou ao Dire Straits em 1982 e tocou no álbum e turnê Love Over Gold e no álbum Twisting by the Pool. Ele também tocou com uma diversos artistas e bandas, incluindo Stones, Camel, Eric Clapton, Joe Cocker, Tears for Fears. Mel é um dos membros da formação original do King Crimson.Phil Palmer (guitarra)

Phil ingressou no Dire Straits em 1990 e tocou no álbum On Every Street e na turnê mundial do mesmo álbum. Ele é um dos principais guitarristas do mundo, tendo tocado em mais de 450 álbuns e realizado turnês com alguns dos maiores artistas do mundo; pense em um nome e Phil provavelmente já tocou com esse artista. Ele também foi membro da banda de Eric Clapton, onde ele conheceu seu colega da Dire Straits Legacy, Alan Clark, e é um membro fundador da Dire Straits Legacy.

Steve Walters (baixo)

O baixista Steve Walters estudou com Jaco Pastorius e tem em seu currículo trabalhos com grandes nomes, como Jimmy Cliff, Mariah Carey, Pet Shop Boys, Rod Stewart, Chaka Khan, Amy Winehouse, entre outros.

Continue Lendo