Nos acompanhe

Paraíba

Alunos da rede municipal de João Pessoa recebem ‘Prêmio MPT na Escola 2024’

Publicado

em

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) e do Departamento de Programas Especiais (DPE), fez a entrega nesta terça-feira (27), no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, do ‘Prêmio MPT na Escola 2024’, etapa municipal. O ‘MPT na Escola’ é um projeto desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho da Paraíba.

“Para mim é uma alegria toda vez que a gente vê esses avanços dentro da Secretaria. E começar o dia com esses eventos com crianças é maravilhoso. Parabenizo não só aos nossos alunos como também agradeço aos gestores por abrirem as portas das nossas escolas e abraçarem esse projeto. Para vocês terem uma ideia, a gente tem 102 escolas na rede, 90% participaram desse projeto”, destacou a secretária da Educação, América Castro.

O ‘MPT na Escola’, cujo tema este ano foi ‘A Escola no Combate ao Trabalho Infantil’, premiou os três primeiros lugares dos 4º e 5º anos, dos 6º aos 7º anos e dos 8º aos 9º anos que participam, pela primeira vez, nas seguintes categorias: desenho, conto, música e poesia.

O estudante Enzo Lucas Rodrigues dos Santos, aluno do 5° ano da Escola Municipal Ativa Integral (Emai) Economista Celso Monteiro Furtado, conquistou no 1° lugar na categoria desenho. O tema do trabalho foi ‘O trabalho roubou o meu direito de sonhar’.

“Fiquei muito feliz quando eu soube que fui o ganhador porque é a primeira vez que participo. E meus colegas também vibraram bastante. E reforço que nós não podemos deixar o trabalho roubar nossos sonhos”, disse com alegria o estudante.

Os alunos vencedores receberam por parte da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Alpargatas, sandálias, tênis, livros relacionados ao tema e um kit de desenho contendo papel, tinta, pincel, lápis de cor, entre outros materiais.

Também estiveram presentes na solenidade de premiação a secretária executiva da Educação, Luciana Dias; o aluno da Escola Municipal Santos Dumont, Willian Alves Ramos de Oliveira; a representante do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti-PB), Michelli Ferrari; o representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Geraldo Aguiar; e a assistente social, Thélia Priscilla Paiva de Azevedo.

A representante do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti/PB), Michelli Ferrari, destacou a importância da premiação do MPT, que fortalece o acesso de crianças e adolescentes à educação.

“Em nome do Fepeti, agradeço por esse momento, por estar aqui presente com vocês, dizer da nossa alegria, da existência desse projeto, da premiação MPT na Escola já há tantos anos, uma forma de fortalecimento do acesso de crianças e adolescentes à educação, essa educação que a gente tanto espera pelo que está no Estatuto da Criança e do Adolescente, que é uma educação de qualidade, uma educação que traz o direito das crianças e adolescentes a terem acesso a uma infância digna, saudável. E o que a gente pensa sobre esse trabalho infantil? Uma violação de direitos humanos. Um direito que o direito humano ao conhecimento, a paz, a tranquilidade, a poder ter uma infância, uma adolescência, a entrar numa universidade, enfim, ter um caminho que leva para um futuro de qualidade, um futuro melhor. Nós acreditamos enquanto membros do Fepeti que a educação é, se não, um único caminho a levar um futuro feliz, um futuro de direitos, de todos os direitos garantidos. Então muito obrigada e parabéns a todos os envolvidos nesse projeto”, ressaltou Michelli Ferrari.

Confira a relação dos vencedores por categoria

Grupo 1 (4º e 5º Anos)

Desenho
1º lugar: Enzo Lucas Rodrigues Dos Santos
Unidade de ensino: Emai Economista Celso Monteiro Furtado
Tema: O trabalho roubou o meu direito de sonhar!

Conto
1º lugar: George Nascimento de Castro
Unidade de ensino: Escola Municipal Professora Ana Cristina Rolim Machado
Tema: O trabalho infantil

Poesia
1º lugar: Karina Ferreira Cordeiro
Unidade de ensino: Escola Municipal Dom Marcelo
Tema: Diga não ao trabalho infantil

Música
1º lugar: Felipe Gabriel Dantas Sales, Jackson Silva Ferreira Filho, Kauanny Vitória Santos Nascimento, Matheus Lorenzo Alves Soares e Severino Trajano Fidelis.
Unidade de ensino: Escola Municipal Lions Tambaú
Tema: Denuncie o trabalho infantil

Grupo 2 (6º e 7º Anos)

Desenho
1º lugar: Pietro Miguel Gomes Tavares
Unidade de ensino: Emai Analice Caldas
Tema: Através da educação e do conhecimento ultrapassamos fronteiras rumo ao trabalho

Conto
1º lugar: Samuel Henrique Máximo Soares
Unidade de ensino: Escola Municipal Leônidas Santiago
Tema: Uma janela para o horizonte

Poesia
1º lugar: Laryssa Rodrigues Santana
Unidade de ensino: Escola Municipal Dom Adauto
Tema: A caminhada de um jovem aprendiz

Grupo 3 (8º e 9º Anos)

Desenho
1º lugar: Josemberg Ferreira da Silva
Unidade de ensino: Escola Municipal Santos Dumont
Tema: Segurança e saúde nas escolas e no trabalho

Conto
1º lugar: Luan Emanuel Mariano Brandão
Unidade de ensino: Escola Municipal Dom Adauto
Tema: Vidas em segurança

Poesia
1º lugar: William Alves Ramos de Oliveira
Unidade de ensino: Escola Municipal Santos Dumont
Tema: Segurança e saúde nas escolas e no trabalho

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: mais de 800 denúncias já foram registradas na Paraíba através do Sistema Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até o início da tarde desta quinta-feira (03/10) um total de 816 (oitocentas e dezesseis) denúncias de propagandas eleitorais supostamente irregulares na Paraíba.

As denúncias são encaminhadas inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Em se tratando de país, o Brasil já registrou 75101 (setenta e cinco mil, cento e uma) denúncias. A Paraíba segue em 17º lugar no ranking de Estados com maior número de denúncias.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo à classe artística e criação de projeto musical nas escolas são propostas de Mô Lima; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), apresentou propostas e ações voltadas à cultura a ser implementado no próximo mandato caso seja reeleito à Câmara Municipal da Capital.

Em publicação feita nas redes sociais, o parlamentar elencou uma série de propostas que assumiu o compromisso de levar à classe artística na valorização da cultura na cidade. Os projetos são:

  • Criar um Centro de Cultura Paraibana no Centro Histórico de João Pessoa para estimular o artesanato e a música local;
  • Criação de um fundo municipal da cultura para financiamento cultural de teatro, danças e oficinas de fotografia;
  • Implantação de projeto de inclusão social pela música nas escolas da rede municipal;
  • Requerimento da Lei Pinto do Acordeon, que visa apoiar mestres da cultura popular da cidade;
  • Criação de sala de música e fonoaudiologia para crianças com autismo;
  • Construção de centro de atividades para pessoas idosas.

“Nosso compromisso com a cultura é essencial para fortalecer a identidade da nossa cidade. Estou apresentando propostas que visam apoiar nossos artistas, preservar nossas tradições e fomentar a produção cultural local. Juntos, podemos construir uma cidade que valoriza e incentiva a arte em todas as suas formas!”, destacou o vereador.

Sobre 

Mô Lima é cantor, compositor, musicista. É filho do saudoso Pinto do Acordeon, instrumentista, cantor, compositor e político brasileiro, natural de Conceição, no Vale do Piancó. Pinto foi eleito vereador de João Pessoa entre os anos de 1993 e 1997. Já Mô Lima, seguindo os passos do pai, em 2020 foi candidato a vereador, não obtendo êxito na disputa, onde alcançou quase três mil votos e ficou na suplência. Também ocupou o cargo de diretor na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Continue Lendo

Paraíba

Marmuthe destaca realização de estudos para a construção da ponte que liga Valentina e Mangabeira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos) destacou a importância do início da realização de estudos para a construção de uma ponte, que vai ligar os bairros de Valentina de Figueiredo e Mangabeira, na Zona Sul da Capital.

O parlamentar afirmou que o prefeito, Cícero Lucena (PP), autorizou a publicação de um edital para a realização de estudos técnicos a fim de viabilizar a construção da ponte. “Ao longo desses anos, aquela grande comunidade, ligando os dois maiores bairros da cidade, vem colecionando prejuízos e transtornos, principalmente nos períodos chuvosos”, afirmou Marmuthe, salientando que a ponte vem reparar esses prejuízos e que a obra é uma conquista da Zona Sul da cidade.

Marmuthe destacou ainda que os investimentos para a execução da ponte já estão garantidos. “A obra vai ser custeada com recursos próprios da Prefeitura e, até meados de maio, está prevista na programação a apresentação desse estudo técnico. A partir daí, vai ser publicado novo edital de chamamento das empresas para que a obra seja executada”, informou o vereador.

“Estou muito feliz em ver que a nossa passagem na CMJP está valendo, representando a cidade, mas com carinho especial para aquela região, vivenciando suas dores, transformando suas necessidades em proposituras na Casa, solicitando do governo do Estado e da Prefeitura a execução de ações e serviços que aquela comunidade tanto precisa e merece”, declarou Marmuthe, referindo-se ao bairro do Valentina e citando ações já executadas, como a implementação da Casa da Cidadania, do terminal de integração, obras de pavimentação de ruas, entre outros.

Continue Lendo