Nos acompanhe

Paraíba

ALPB celebra Centenário do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros de Bananeiras

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta terça-feira (27), proposta pela deputada Cida Ramos, em Comemoração ao Centenário do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), localizado em Bananeiras. O evento aconteceu no Plenário “Deputado José Mariz e reuniu autoridades públicas, dirigentes, professores, estudantes, funcionários, aposentados de todos os escalões do educandário, além de representantes da sociedade civil do município paraibano.

A deputada Cida Ramos lembrou que durante os 100 anos de existência o CAVN, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), do Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), passou por transformações estruturais e acadêmicas visando o aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão, voltado para o desenvolvimento socioeconômico da região e do País.

A deputada lembrou que a Assembleia Legislativa vem se interligando, fazendo uma mediação muito forte com a Universidade Federal da Paraíba e com todas as demais universidades do estado, na discussão da saúde, da educação e da assistência. “Hoje poder celebrar 100 anos de uma escola que, do ponto de vista da contribuição que deu na área da agricultura, é algo fundamental. A Paraíba não seria o que, é em termos de potencialidades na área agrícola, se não fosse essa instituição. Então, nós estamos muito felizes de estar aqui podendo viver esse momento e conduzir essa homenagem”, justificou.

O deputado Chió, que representa a região onde está localizado o município de Bananeiras, também é ex-aluno do CAVN. Ele lembra que chegou no colégio com 14 anos de idade, numa leva de muitos estudantes carentes.

“Era a escola que acolhia o pobre – e o faz ainda hoje. As pessoas que não tinham condições de ir para uma universidade ou uma escola de ensino médio que fosse paga, se dirigiam para o Colégio Agrícola. Lá a gente tinha restaurante, refeitório, dormitório. Lá a gente tinha um acolhimento que muitas outras escolas públicas não ofereciam. Eu sou muito feliz de ter passado pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros. Foi muito importante para a minha formação e importante para a formação de milhares de paraibanos e de outros estados no Nordeste. É uma satisfação enorme ter hoje uma sessão especial para comemorar os 100 anos do CAVN. Que venham muitos e muitos anos e vida longa para o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros”, disse.

Para o professor Edvaldo Mesquita, diretor do CAVN, a homenagem da ALPB a instituição de ensino, toda sua comunidade, é muito importante. “O Colégio Agrícola, em seu centenário, contribuiu muito com o Estado da Paraíba na formação de profissionais da área agrícola e de outras áreas que atualmente o colégio oferta. Então, é o reconhecimento de um trabalho de toda uma equipe de professores, que desde 1924 vem contribuindo com a Paraíba e vários estados da federação na formação profissional”, disse.

O grande diferencial do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, segundo ele, desde a sua origem, é no sentido do acolhimento. “O Colégio Agrícola, enquanto Patronato Agrícola recebia crianças indigentes, pessoas sem famílias que eram encaminhadas naquela época para receberem uma profissão e, muitas vezes, até um nome. Chegaram pessoas até sem identidade, e o Colégio Agrícola resgatava a cidadania. E hoje o colégio continua com esse trabalho de formação. Pessoas de vários estados, pessoas socialmente vulneráveis, que são entregues para a sociedade como cidadãos e com uma formação”, acrescentou.

O professor George Beltrão, diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias do Campus III da UFPB, em Bananeiras, destacou que o Colégio Agrícola Vidal de Negreiras “tem um trabalho fenomenal, desenvolvido tanto para os cidadãos paraibanos, como para todo o país”. “É um colégio que tem formado cidadãos para o nosso país inteiro, inclusive para outros países, através dos seus processos de internacionalização. Nós agradecemos por demais a justa homenagem que está sendo feita hoje, pela Assembleia Legislativa do nosso estado, tendo em vista a passagem dos 100 anos do Colégio Agrícola”, comemorou.

O escritor Manoel Luiz, de 83 anos, um dos mais longevos ex-alunos do CAVN presentes ao evento, revelou que teve o privilégio de frequentar o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros no período de 1963 a 1965. “Eu vivi, nós vivemos dessa escola. Nós contamos histórias, nós formamos família. E hoje eu estou satisfeito, graças a Deus, porque eu trabalho e, mesmo não ocupando cargo na escola, ainda faço parte dela. Inclusive escrevi e estarei lançando em breve um trabalho sobre o centenário da escola – fora outros que eu já lancei. E faço isso com toda satisfação. Estou muito feliz por esta homenagem e também me sinto homenageado”, finalizou.

Também prestigiaram o evento o professor Edson Franco, presidente da AdufPB – Sindicato dos Professores da Universidade Federal da Paraíba; o professor Rômulo Gondim, presidente da Associação dos Ex-Alunos do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (AEXA); o professor Marcelo Sitcosvsky, vice-diretor do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da UFPB; o professor aposentado Kléber Salgado; e o sindicalista Ednaldo Costa, representando o Sindicatos dos Servidores da Universidade Federal da Paraíba (SintesPB).

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba gera mais de 1,6 mil empregos com carteira assinada em outubro; JP teve melhor saldo geral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba fechou o mês de outubro com a criação de 1.606 novos empregos com carteira assinada. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta quarta-feira, 27 de novembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado de janeiro a outubro de 2024, são 25,7 mil empregos formais gerados no estado, resultado de 196 mil admissões e 170,3 mil desligamentos.

Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram saldos positivos na Paraíba em outubro. O destaque ficou por conta do setor de Comércio, que registrou a abertura de 777 novas vagas. Na sequência aparecem a Agropecuária (296), Indústria (284), Serviços (153) e Construção (96).

A capital João Pessoa foi o município com melhor saldo no estado em outubro, tendo gerado 457 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 211.377 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês no estado aparecem Campina Grande (290), Guarabira (180), Santa Teresinha (149) e Santa Rita (145).

Confira infográfico:

Continue Lendo

Paraíba

Entrega de kit da corrida da Unimed JP será nesta sexta e sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os inscritos para a corrida da Unimed João Pessoa poderão retirar o kit de participação nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). A entrega será realizada no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A corrida acontecerá no domingo, dia 1º de dezembro, no Largo da Gameleira, às 6h.

Para retirar o kit, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição ou do e-mail de confirmação da inscrição. Além disso, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível. O atendimento ao público será das 10h às 19h, na sexta, e das 9h às 18h, no sábado.

O kit da corrida, tanto para adultos quanto para as crianças, será composto por uma ecobag, camisa, viseira e copo personalizados, número de peito e brindes de patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias de entrega dos kits serão realizadas atividades gratuitas de promoção à saúde e bem-estar, como demonstração de treino funcional, prática de yoga, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, haverá um Dj para animar o público e venda de produtos esportivos.

A CORRIDA

A largada e chegada da corrida da Unimed JP serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida (https://unimedjp.com.br/corridasunimed/), estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo