Nos acompanhe

Paraíba

Hospital Metropolitano implanta mais um espaço kids na recepção do Ambulatório

Publicado

em

Pensando sempre no bem-estar e no atendimento humanizado aos pacientes, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencente à rede estadual de saúde e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), instalou um espaço kids na recepção do Ambulatório. O objetivo é tornar o ambiente agradável e acolhedor para as crianças que vêm à unidade para consultas e exames, como também as que acompanham os pais nos atendimentos.

Segundo a coordenadora da recepção do Ambulatório, Flávia Medeiros, a instalação do espaço kids é uma iniciativa de humanização, “em que enxergamos uma oportunidade de melhorar a ambiência e a estadia das crianças que vêm até o Hospital Metropolitano”.

Ela disse ainda que o espaço criado foi pensado para as crianças se divertirem, interagirem e passarem o tempo enquanto aguardam o atendimento médico. O local é equipado com mesinha, cadeiras, brinquedos e materiais de desenho e pintura. “O espaço kids permite que as crianças brinquem e se expressem artisticamente, contribuindo para um tempo de espera mais divertido e menos estressante”, explicou Flávia.

Para a mãe do pequeno João das Neves, Flaviane Lima, o espaço ajuda a controlar a ansiedade pela espera em ser atendido, ficando menos cansativo para ela também. “Minha filha já faz acompanhamento no hospital e essa é a primeira vez que João se consulta aqui. Achei muito bom esse espaço com os brinquedos porque ele se distrai e fica menos ansioso enquanto espera ser atendido. E também dá uma aliviada para mim, ficando menos cansativo”, pontuou Flaviane.

De acordo com a psicopedagoga do Hospital Metropolitano Janielly Fernandes, um espaço lúdico, principalmente para as crianças que estão em um contexto hospitalar, é muito importante, pois ajuda a criança a ir regulando as suas emoções.

“A gente sabe que essa questão da espera é um pouquinho cansativa, até para a gente que é adulto, imagine para uma criança. Então ali ela está entretida, tem um ambiente lúdico, todo preparado e pensado nela, fazendo com que a criança também vai se auto regulando e ela consiga ali tirar um pouquinho do seu estresse daquele momento de espera”, explicou Janielly.

A unidade hospitalar já conta com um espaço kids na recepção do Centro de Diagnóstico de Imagens (CDI) e de uma brinquedoteca no setor de internação pediátrica, onde além dos brinquedos é proporcionado, quinzenalmente, uma sessão de cinema. O que para a coordenadora de psicologia do Hospital Metropolitano, Vaneide Delmiro, representa o cuidado na promoção do bem-estar físico, emocional  e psicológico das crianças que necessitam do serviço hospitalar.

“O hospital pode representar para a criança uma experiência ruim, pois não só a afasta de sua rotina e da convivência dos seus familiares e amigos, mas também lhe coloca diante dos desafios diários que são os procedimentos hospitalares. Neste sentido, ofertar espaços onde a criança pode se expressar brincando, auxilia na elaboração da experiência de adoecimento e internação, na redução da ansiedade e medo, incentiva a interação social, estimula a criatividade e o senso de imaginação, humaniza o cuidado ofertado, impactando na recuperação da criança e, por conseguinte, no bem-estar dos pais/responsáveis, além de outros benefícios”, explicou Vaneide.

Conforme a diretora hospitalar, Louise Nathalie, o espaço lúdico é importante porque faz com que as crianças continuem com a sua rotina, com a rotina que tem em casa, na escola. E com o brincar, elas conseguem se distrair mais desse espaço hospitalar, usando a sua imaginação, atividades pedagógicas, brinquedos e jogos.

“O hospital oferece as condições para que elas consigam se dissipar um pouco da própria realidade que estão vivendo aqui no hospital, e consiga de fato ter a sua vida de criança de volta, que é o brincar. A medida reflete em priorizar não apenas os tratamentos médicos, mas também o bem-estar emocional dos pacientes e seus acompanhantes”, enfatizou a diretora.

Continue Lendo

Paraíba

São Miguel de Taipu: Daniella Ribeiro participa de inauguração do Aeroclube José Targino Maranhão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou no sábado (23/11), junto de outras autoridades, da inauguração do Aeroclube da Paraíba – José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu. A solenidade também comemorou os 84 anos do Aeroclube da Paraíba.

Daniella disse que a inauguração do Aeroclube é um passo a mais para o desenvolvimento da aviação no Estado e, também, para a economia da Paraíba como um todo. Lembrou do investimento de quase R$ 8 milhões, enviados por ela e pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, para obras de infraestrutura no município de São Miguel de Taipu, o que possibilitou a instalação do Aeroclube na região.

A senadora disse ainda que é merecida a homenagem ao ex-governador José Targino Maranhão, que faleceu em 2021, em consequência da COVID-19, e que era apaixonado por aviação (por isso a homenagem). A viúva de José Maranhão, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, esteve presente ao evento, ao lado de familiares.

O diretor-presidente do Aeroclube, Alberto Gomes, destacou que o dia “é histórico, e demonstra a união, força e capacidade de desenvolvimento que a Paraíba e, também, a aviação tem”.

O vice-diretor do Aeroclube, Venâncio Alencar, disse que a união foi fundamental para que o dia de hoje se tornasse real. “Hoje, ao olharmos para essa nova pista, é símbolo da nossa força e união. Estamos fazendo história nesse espaço”, afirmou.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, o deputado federal Mersinho Lucena, além de deputados estaduais e vereadores do município de São Miguel de Taipu.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do AGIR 36 Paraíba pedirá suspeição de ministro do STJ; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do Partido Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, confirmou que pedirá “suspeição” do ministro Antônio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por emitir uma fala capacitista em desfavor de famílias atípicas.

Flávio Moreira, que também é advogado, ainda afirmou que buscará o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), especificamente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, junto à questão.

O político é ferrenho defensor da causa atípica e, há anos, milita em favor do respeito e inclusão social desta parcela da sociedade.

Confira o post:

REVOLTANTE!!!
Mais um episódio, dos quase diários, que as famílias atípicas passam em um mundo capacitista, elitista, preconceituoso e ignorante. Desta vez, o mais grave é que vem de um MAGISTRADO, que tem a função de julgar demandas sobre o tema.

Enquanto partido político comprometido com a inclusão, iremos encaminhar ao nosso presidente @daniel.sampaiotourinho do @nacionalagir36 um pedido para que nossa instância maior vá ao @cnj_oficial buscando a suspeição do ministro em comento [sic] para que o mesmo seja IMPEDIDO de julgar causas que envolvam o tema, visto que o ponto de vista apresentado fere mortalmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Berenice Piana.

Iremos também acionar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB para que se posicione frente ao caso. Não vamos nos calar diante de tamanho absurdo!

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve acontecer nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No entanto, o parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

 

Continue Lendo