A partir desta terça-feira (20), a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Central Única de Favelas (Cufa), inicia uma rodada de conversas nas comunidades da Capital para traduzir e discutir os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A ação ‘Escritório de Ideias’ começa pela comunidade Muçumagro, a partir das 19h.
“Essa é uma ação extremamente importante que a Prefeitura de João Pessoa realiza há alguns anos. Nós fazemos questão de desenvolver essa prática. Todas as vezes que lançamos um edital, temos partilhado com a Central Única de Favelas essa experiência”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele lembra que a equipe vai às comunidades traduzir, informar e orientar os artistas e os profissionais da cultura das comunidades para que eles possam se apoderar das informações dos editais e se inscrever de maneira mais apropriada.
“É um trabalho que fazemos há três anos. Virou um hábito realizarmos esses diálogos para que possamos fortalecer a política de cultura como um todo e democratizar o acesso de mais pessoas ao sistema dos editais. Vamos conversar em cada comunidade, partilhar e colher informações dos artistas, dos profissionais da cultura. Eu agradeço muito essa parceria com a Cufa”, acrescenta.
Para a presidente da Central Única de Favelas nacional, Kaline Lima, é sempre importante, para a Cufa, poder consolidar essas pontes que ligam a favela a uma perspectiva de oportunidades. “A Funjope tem estado conosco nessa jornada e, com certeza, sempre que nos unimos para promover acesso e oportunidade, a gente avança na inclusão e promoção do acesso às pessoas que mais precisam. Isso só é possível pelo compromisso de ir aos territórios e desburocratizar a informação, mostrando, na prática, para os artistas das mais variadas expressões que os editais precisam ser acessados de forma ampla”, destacou.
Agenda – Na quarta-feira (21), o encontro será com a comunidade do bairro São José, na Associação Comunitária do Bairro São José, Rua Edmundo Filho, 644.
Na quinta-feira (29), a reunião acontece na comunidade Aratu, Rua 8 de março, 1810, Costa do Sol.
Já na sexta-feira (30), a reunião está programada para acontecer no Quilombo de Paratibe, localizado na Avenida Jacarandá, 400.