Nos acompanhe

Paraíba

Empaer e Embrapa vão atuar na orientação do cultivo de algodão na Agrovila Águas de Acauã

Publicado

em

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e a Embrapa Algodão vão trabalhar em parceria no apoio ao projeto Algodão Agroecológico consorciado junto às famílias agricultoras do projeto Agrovila Águas de Acauã, localizado em Itatuba, no Vale do Paraíba. Os acertos para esse trabalho conjunto dos pesquisadores e extensionistas rurais aconteceram nessa terça-feira (13), durante visita ao algodoal.

Acompanhado do gerente regional da Empaer em Itabaiana, Paulo Emílio de Souza, e do representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Osvaldo Bernardo, o pesquisador Felipe Guimarães conheceu a plantação de algodão na Agrovila, ficando impressionado com o nível de conscientização dos agricultores quanto ao sistema de produção, que apresenta resultados positivos.

Segundo Paulo Emílio, a Agrovila Águas de Acauã destaca-se como um exemplo de sucesso em desenvolvimento sustentável e convivência com o semiárido. Por meio da prioridade dada pelo Governo da Paraíba à assistência técnica e extensão rural, as famílias reassentadas têm transformado suas práticas agrícolas, focando na produção agroecológica e na geração de renda.

Uma das tecnologias de convivência com o semiárido implementada no reassentamento foi a construção de barragens subterrâneas. As estruturas garantem a captação e armazenamento de água no subsolo, que podem ser utilizadas durante os períodos de seca prolongada. As barragens podem permitir a irrigação constante dos cultivos, assegurando colheitas mais seguras e abundantes, mesmo em épocas de escassez de chuva.

Além das barragens subterrâneas, o Governo da Paraíba, tem investido fortemente na infraestrutura do reassentamento. Mais de R$ 14 milhões foram destinados à aquisição do imóvel, saneamento básico, infraestrutura de moradia e bem-estar das famílias. Com a construção da barragem subterrânea, a água captada das chuvas fica armazenada no subsolo para a irrigação de culturas perenes, como forrageiras e frutíferas, além de garantir a produção de culturas anuais, mesmo com a frequência irregular das chuvas.

“Esse investimento é parte de uma estratégia mais ampla que envolve a atuação conjunta de diversas secretarias e órgãos estaduais, em uma ação social histórica, que busca promover a sustentabilidade, a segurança alimentar e a dignidade para as famílias reassentadas”, comentou.

A assistência técnica oferecida pela Empaer tem sido vital para capacitar os agricultores, ensinando técnicas de cultivos sustentáveis e de baixo impacto ambiental. A produção agroecológica, incentivada pela assistência técnica, permite que as famílias não apenas melhorem a qualidade dos alimentos produzidos, mas também acessem mercados que valorizam produtos orgânicos, aumentando assim sua renda.

Paulo Emílio ressaltou que o impacto dessas ações vai além do âmbito econômico, pois a qualidade de vida no reassentamento melhorou significativamente, com as famílias agora podendo contar com infraestrutura adequada, água de qualidade e um ambiente mais saudável para viver.

O técnico também lembrou que a combinação de tecnologias sociais inovadoras, como as barragens subterrâneas, com políticas públicas de suporte à agricultura familiar, mostra que é possível transformar realidades, promovendo o desenvolvimento sustentável em regiões historicamente marcadas por grandes desafios.

No Projeto Agrovila Águas de Acauã estão assentadas 100 famílias, em uma área de 150 hectares, sendo que mais de 16 hectares foram utilizados para o uso coletivo dos assentados e da cooperativa com o cultivo de algodão, milho e feijão em forma de sequeiro, e outras culturas destinadas ao consumo das famílias, tudo de forma orgânica. Ao final da colheita de toda a produção, a renda é repartida igualmente entre todos.

O Projeto Agrovila Águas de Acauã começou a ser concretizado pelo Governo da Paraíba em 2020 com o decreto que tornou de utilidade pública para fins de desapropriação cerca de 330 hectares (cinco imóveis rurais), publicado no Diário Oficial do dia 10 de setembro daquele ano. As famílias atendidas foram desalojadas pela barragem Acauã, que atingiu seis comunidades rurais: Pedro Velho, Riachão, Cajá, Costa e Melancia, todas no município de Itatuba.

Continue Lendo

Paraíba

Daniella Ribeiro recebe honraria da Capitania dos Portos pelo apoio às atividades da instituição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD), recebeu, nesta quinta-feira (28/11), uma homenagem da Capitania dos Portos da Paraíba, por meio do capitão fragata Ronaldo Júnior, que a entregou uma moeda simbólica representando que estão “no mesmo barco” contribuindo para o país.

A honraria ressaltou o apoio da parlamentar, que destinou cerca de R$ 2,5 milhões em emendas para fortalecer e apoiar as atividades desenvolvidas pela instituição.

“Esse gesto simboliza a parceria e o compromisso que temos com o desenvolvimento do nosso estado, na Paraíba. Como senadora, destinei emendas importantes para a Capitania dos Portos, confirmando sua relevância estratégica para a economia da Paraíba e do Brasil”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Reitoria do IFPB reúne-se em Brasília com o deputado Gervásio Maia e pleiteia emendas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, acompanhada de diretores-gerais dos campi, reuniu-se com o deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) nesta quinta-feira (28). Realizada no gabinete do parlamentar em Brasília, a audiência teve dois objetivos: apresentar a importância do papel do IFPB para a educação e pleitear emendas de bancada para o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2025.

No encontro, Mary Roberta ressaltou o empenho de Gervásio Maia em defesa do desenvolvimento da Paraíba e da pauta da educação, especialmente pelas ações executadas para que o IFPB estivesse entre as instituições contempladas, ao longo dos anos, com recursos de emenda. A reitora também ressaltou o trabalho realizado pelo parlamentar para que a instituição recebesse novos códigos de vagas para contratação de professores. “Este é um momento de agradecer, mas de também fazer as solicitações para o ano de 2025. É um momento de agradecer, de solicitar e de projetar o futuro juntos”, afirmou.

Ao conversar com os integrantes da comitiva do IFPB, Gervásio Maia citou conquistas recentes para o Instituto, fruto ainda de suas ações na legislatura passada, como liberação de recursos para a construção de restaurante estudantil e ginásio esportivo, bem como para investimentos em laboratórios e aquisição de material didático.

O parlamentar também externou seu agradecimento ao ministro da Educação, Camilo Santana, à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que foram sensíveis às ações empreendidas para “salvar o concurso do IFPB”, cujo prazo estava próximo a expirar.

“O concurso ia vencer e aqueles profissionais iam deixar de ter a oportunidade de servir na ampliação dos quadros  de um instituto que tinha a maior deficiência de quadros do país. E a gente conseguiu reparar essa injustiça histórica. No último instante, a gente conseguiu publicar e dar posse aos novos profissionais”, comentou. De forma informal, Gervásio Maia ainda “cobrou” à reitora Mary Roberta a implementação de um curso de Energias Renováveis no Campus Catolé do Rocha.  “Mas sei que isso vai chegar em breve”, pontuou o parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac visita obras do complexo Lar do Garoto, em Lagoa Seca

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na última quarta-feira (27/11), o presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flavio Moreira, realizou vistoria das obras que estão acontecendo no Complexo Lar do Garoto Padre Otávio Santos, em Lagoa Seca.

Durante a visita, Flavio pôde constatar que a obra está em ritmo acelerado e destacou a importância desse investimento de quase 8 milhões de reais do Governo do Estado, que vai transformar a realidade da socioeducação na região de Campina Grande.

A visita foi acompanhada pela diretoria técnica da Fundac e a direção do Complexo Lar do Garoto, na ocasião, o presidente da Fundac teve ainda a oportunidade de dialogar com os agentes socioeducativos para que a unidade funcione da melhor forma possível.

Veja:

Continue Lendo