A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta quarta-feira (14), para outorga do título de Cidadão Paraibano ao advogado Fábio Andrade Medeiros. A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, que ressaltou os relevantes serviços prestados pelo advogado ao estado. A solenidade reuniu agentes públicos, magistrados, familiares e amigos do homenageado.
O presidente Adriano Galdino parabenizou Fábio Andrade pela cidadania e destacou que, além de uma homenagem, tornar-se paraibano de direito traz também responsabilidades para com o povo da Paraíba.
“O título de cidadania é tão importante como o título de nascimento. E até mais valioso, porque ao nascer você não escolhe, mas você pode se fazer filho pelo trabalho, pelo carinho, pelas ações. Foi exatamente isso que o nosso querido Fábio Andrade fez. O seu trabalho como advogado, a sua dedicação às causas e, principalmente, o amor pela Paraíba, faz dele um cidadão paraibano legítimo”, ressaltou Galdino.
O deputado Wallber Virgolino parabenizou o juiz pela homenagem. “Esse Título é um compromisso, é uma responsabilidade. Fábio Andrade, além de um grande jurista, um grande advogado, foi um excelente procurador do Governo do Estado. Ele soube dialogar com a Assembleia Legislativa, soube respeitar as diferenças”, disse o parlamentar.
Nascido em Picos, no Piauí, em 12 de abril de 1977, Fábio Andrade Medeiros mudou-se para João Pessoa em junho de 1990. Além de atuar como advogado, dedicou-se ao magistério em diversas instituições de ensino superior, compartilhando seu conhecimento e experiência com as futuras gerações de profissionais do Direito. Ele também foi procurador-geral do Estado.
“Muita gratidão ao presidente por ter proposto o título, muita gratidão a todas as deputadas e a todos os deputados que votaram pela aprovação, e também ao governador João Azevedo que sancionou. Para mim é uma honra muito grande ser paraibano de fato e de direito, agora eu sempre digo que eu sou piauense de nascimento e paraibano de coração”, destacou o homenageado.
Também participaram da sessão o deputado João Gonçalves; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Nominando Diniz; o vice-prefeito Leo Bezerra; o Corregedor Nacional Adjunto do Conselho Federal da OAB, Delosmar Mendonça; o secretário de Estado de Infraestrutura, Deusdete Queiroga; o secretário de Estado de Planejamento, Gilmar Martins; o secretário da Fazenda, Marivaldo dos Santos; o presidente da Cagepa, Marcos Vinicius; o desembargador Fred Coutinho; o procurador-geral do Estado, Fábio Brito; e o ex-governador Roberto Paulino.
Mais sobre o homenageado – Fábio Andrade tem sua trajetória acadêmica notável, tendo concluído o curso técnico de Edificações na Escola Técnica Federal da Paraíba em 1994, seguido pela graduação em Direito na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2001. Durante sua passagem pela UFPB, destacou-se como líder estudantil, exercendo cargos como Coordenador Geral do Diretório Acadêmico Lyda Monteiro e Secretário Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), entre outras importantes contribuições.