Nos acompanhe

Paraíba

“Saúde extremamente frágil”: defesa entra com pedido de habeas corpus a médico acusado de abuso

Publicado

em

Os advogados de defesa do pediatra Fernando Paredes Cunha Lima apresentaram, nesta segunda-feira (12/08), um pedido de Habeas Corpus Preventivo com objetivo de impedir a prisão do médico acusado de abuso sexual contra crianças no próprio consultório, situado em João Pessoa.

Na última semana, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva do pediatra. O mandado foi feito após, pelo menos, seis mulheres formalizarem denúncias contra o médico. Uma sobrinha do médico, Gabriela Cunha Lima, hoje com 42 (quarenta e dois) anos, também revelou ter sido abusada pelo pediatra quando tinha 9 (nove) anos, mesma idade da suposta vítima mais recente.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, um dos advogados, Aécio Fárias, alegou que o acusado segue contribuindo com o inquérito policial e que não há tentativa de fuga de Fernando.

“A autoridade policial requereu fez um novo pedido de prisão preventiva, alegando que o Dr. Fernando havia fugido, algo que efetivamente nunca teria acontecido, porque ele compareceu na sexta-feira e respondeu a todas as perguntas que foram feitas pela autoridade policial. De modo que, na ótica da defesa, esse pedido se encontra prejudicado. Há também uma alegação de que teriam aparecido novas vítimas. Porém, segundo, se extraiu essas dizentes novas vítimas alegam fatos que teriam supostamente ocorrido num passado bem distante. Então, em virtude disso, a defesa manejou um pedido, expondo as razões pela desnecessidade dessa prisão e eventual prisão contra o médico Dr. Fernando Cunha Lima. Então vamos aguardar o pronunciamento judicial e esperamos que ele seja mantido em liberdade, porque ele vem contribuindo com toda a investigação. Não se furtou em momento algum”, detalhou.

Ainda na entrevista, o defensor justificou o pedido de habeas corpus devido a fragilidade de saúde do médico.

“Ele é um cidadão com 81 anos de idade. Possui um câncer prostático. Inclusive, segundo informações, ele há já alguns anos ele retirou a próstata e ele tem diversas comorbidades. A saúde dele é extremamente fragilizada. Então, de modo que eu acho que no entender a defesa uma uma eventual prisão preventiva é que equivaleria a uma decretação de morte para ele, ele não tem a menor condições de de cumprir ou de ser preso preventivamente. A saúde, repito, é extremamente frágil”, concluiu.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“PT é maior que determinadas figuras”, diz Tibério ao minimizar importância de Ricardo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de administração de João Pessoa e presidente do PSB na Capital, Tibério Limeira, concedeu uma entrevista ao programa “Frente a Frente”, da TV Arapuan, nesta segunda (09), onde destacou o papel central que o governador João Azevêdo (PSB) deve desempenhar no cenário político futuro, com uma possível candidatura ao Senado.

Tibério ressaltou a força e o reconhecimento da gestão de João Azevêdo, fortalecida pelo apoio do presidente Lula. “A recente visita de Lula à Paraíba sinalizou isso de forma clara. O presidente não desgrudou do governador, o que mostra a importância dessa aliança para 2026”, afirmou. Segundo Tibério, com o PT dentro da campanha, existe uma grande possibilidade de reeditar a aliança de sucesso entre PT e PSB, como ocorreu em 2022.

A expectativa de Tibério leva em conta até o antagonismo do ex-governador Ricardo Coutinho, agora no PT, que tem mostrado sinais de querer minar a parceria entre o PSB e o PT. Em resposta, o secretário de administração foi direto ao ponto: “O PT é maior que determinadas figuras”.

Quanto à candidatura de João Azevêdo ao Senado, Tibério destacou que essa decisão depende do diálogo com as bases: “o Governador já afirmou que só vai disputar o Senado com a base pacificada, e o cartão de visita do governador é o trabalho que ele já realizou. Acredito que ele pode contribuir muito para o Senado, mas o próprio governador reconhece que é um desejo e não uma imposição”, explicou.

Continue Lendo

Paraíba

Conselheiro tutelar é alvo de Operação da PF em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O conselheiro tutelar Josevaldo Gomes da Silva, coordenador Adjunto da Região Praia de João Pessoa, foi um dos alvos da Operação Território Livre, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (10/09). Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido na residência do conselheiro, no bairro dos Estados.

Além dele, também foi cumprido mandato de busca e apreensão no bairro São José e na casa da vereadora (também candidata ao cargo), Raíssa Lacerda (PSB).

De acordo com apuração do Jornal da Paraíba, na casa da parlamentar foram apreendidos dinheiro em espécie, aparelhos celulares e contracheques de funcionários da prefeitura de João Pessoa.

O blog entrou em contato com o conselheiro titular e a vereadora em busca de uma declaração, mas ainda não obteve resposta.

Operação Território Livre

A operação Território Livre, deflagrada pela PF visa combater ao aliciamento violento de eleitores e organização criminosa, em João Pessoa.

De acordo com informações da PF, durante a Operação foram apreendidos R$ 35 mil em dinheiro, vários documentos com dados pessoais de diversas pessoas, que não eram residentes no local da busca.

Na nota, a polícia disse que as “provas que podem indicar materialidade e autoria e reforçar os elementos já colhidos durante a investigação policial, objetivando a responsabilização dos envolvidos pelos crimes eleitorais praticados”.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: CG empata com JP em número de denúncias por supostas irregularidades eleitorais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande empatou com João Pessoa, a Capital do Estado da Paraíba, em se tratando de números de denúncias eleitorais. Os dados estão disponíveis no Sistema Pardal, da Justiça eleitoral. Santa Rita segue em terceiro lugar no ranking.

Campina Grande e João Pessoa empataram com 42 (quarenta e duas) denúncias cada. Já a cidade de Santa Rita segue em terceiro lugar com 21 (vinte e uma) denúncias.

Os dados, referentes às primeiras horas da tarde desta terça-feira (10/09), ainda confirmam que, no total, 377 (trezentas e setenta e sete) denúncias já tinham sido formalizadas junto à Justiça Eleitoral em âmbito estadual.

Em se tratando de Brasil, a Justiça Eleitoral já registra 31884 (trinta e um mil, oitocentos e oitenta e quatro) denúncias. Sendo, São Paulo com o maior número de denúncias, 6342 (seis mil, trezentos e quarenta e dois), Roraima com o menor, 22 (vinte e dois). A Paraíba, aparece em 16º lugar.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos 12 mais:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 42
JOÃO PESSOA 42
SANTA RITA 21
BAYEUX 17
BARRA DE SANTA ROSA 15
MOGEIRO 13
CATOLÉ DO ROCHA 12
MAMANGUAPE 11
BORBOREMA 10
CABEDELO 9
SERRA BRANCA 9

Continue Lendo