A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) está apoiando o 7º Festival Internacional de Música de Câmara da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizado pelo Centro de Comunicação, Turismo e Artes e pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM). A programação, que é gratuita, começa nesta sexta-feira (9), a partir das 20h, e segue até o sábado (17), na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, na UFPB. O evento conta com uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, na sexta-feira (23), no Centro Cultural São Francisco.
“É extremamente importante para nós da Funjope participar, interagir e se envolver com esse Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB. Particularmente para mim é significativo porque eu sempre acompanhei o Festival desde a sua origem. Ele se consolidou graças ao trabalho da equipe do professor Felipe e ao empenho da UFPB”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele afirma que a Funjope e a Prefeitura interagem, apoiam, participam e se envolvem no Festival como uma forma, inclusive, de expandir e ampliar o envolvimento da própria cidade de João Pessoa no evento.
“Teremos uma noite especial da nossa Orquestra Sinfônica Municipal lá no Centro Cultural São Francisco, um concerto internacional muito importante para todos nós. Eu só tenho a agradecer a parceria com a UFPB na realização do Festival, ao professor Felipe Aquino e sua equipe do Centro de Comunicação, Turismo e Artes, e convidar o nosso público para se fazer presente ao evento, todas as noites na UFPB e depois no Museu de São Francisco”, comenta.
O professor de violoncelo da UFPB e coordenador do evento, Felipe Avellar de Aquino, ressalta que o Festival é um evento consolidado e já faz parte do calendário cultural. “É um evento da UFPB, mas, a cada ano ele deixa de ser menos ainda da UFPB e passa a ser de João Pessoa, do Estado da Paraíba, se consolidando e se transformando em um patrimônio cultural da nossa comunidade”, ressalta.
Ele afirma que as expectativas são muito positivas. “Nós estamos recebendo seis convidados internacionais que se apresentam ao lado de muitos paraibanos, professores da UFPB e da Orquestra Sinfônica da UFPB. Teremos também, no dia 23 de agosto, a participação da Orquestra Sinfônica de João Pessoa. A cada ano a gente procura integrar mais os artistas paraibanos, nossos equipamentos. Esse concerto no dia 23 será no Centro Cultural São Francisco e isso faz parte do nosso projeto de prestigiar o Centro Histórico, de ampliar as ações culturais ali”, acrescenta.
Festival – O evento é um dos mais importantes festivais de música de câmara do Brasil, com reconhecimento internacional, contribuindo para a produção e apreciação da música de câmara em sua múltipla diversidade. O Festival contribui para a articulação de produção de conhecimento artístico-científico, mobilizando a comunidade, estudantes, professores e pesquisadores. Além disso, seu alcance internacional possibilita múltiplas conexões.
Este ano, o Festival traz musicistas dos EUA, Canadá, Itália, França, Rússia e do Brasil para uma semana de concertos e masterclasses. A UFPB receberá a violista Kate Hamilton (EUA), o maestro e violinista Paul Chou (EUA), o violinista Ambroise Auburn (França/EUA), o violinista Guillaume Tardif (Canadá), a pianista Maria Kiki-Protodyakonova (Rússia/Canadá) e o pianista Alessandro Costantino Bianchi (Itália), entre outros, e professores de diversas universidades, entre elas, as Universidades Federais de Campina Grande (UFCG), de Pernambuco (UFPE) e Rio Grande do Norte (UFRN).
OSMJP – O concerto especial da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa acontece no Centro Cultural São Francisco, na sexta-feira (23), a partir das 19h, sob a regência do maestro Nilson Galvão, com um programa dedicado a L. van Beethoven.
Confira imagens: