Nos acompanhe

Paraíba

Governo do Estado abre Expotec 2024 no Centro de Convenções de João Pessoa

Publicado

em

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), realizou a abertura da Expotec 2024, nessa terça-feira (6), no Centro de Convenções de João Pessoa. O evento tem como tema “Sustentabilidade digital e inovação para um futuro viável” e vai até a sexta-feira (9).

A Secties realiza várias ações no evento, a exemplo do Fórum Celso Furtado: 50 anos do livro “O Mito do Desenvolvimento”, que termina nesta quarta-feira (7) e contou com a participação de 160 pessoas no seu primeiro dia. Entre as principais presenças está a viúva do autor, a jornalista Rosa Freire, que participa de uma programação com palestras e debates.

De acordo com o secretário Cláudio Furtado, a discussão promovida no Fórum Celso Furtado é atual e necessária. “Ele já discutia muito a questão do desenvolvimento regional, que tem uma pegada muito moderna, ou seja, estamos trazendo essa questão da sustentabilidade que hoje nós discutimos por ser um tema central”, comentou.

Ele enfatizou ainda a importância do tema da Expotec, e como conversa com a tecnologia e inovação. “Quando se fala em tecnologia, as pessoas estão pensando em novos dispositivos, mas a tecnologia cada vez mais se preocupa na melhoria do meio ambiente”, completou o secretário.

A gestora de programas da Secties, Elis Regina Barreiro, explicou sobre o processo que levou a realização do Fórum Celso Furtado. “Nós precisávamos fazer alguma programação para comemorar esse momento e por toda a importância que Celso teve como economista, além do fato de ser paraibano, então pensamos no Fórum para trazer especialistas, pessoas que têm muito conhecimento na teoria de Celso Furtado para falar com os estudantes”.

Ainda entre as ações da Secties, está incluído um Demoday com apresentações dos negócios de impacto do Parque Tecnológico Horizontes da Inovação; e um estande interativo com realização de jogos e exposição dos projetos e programas da pasta e instituições parceiras.

Além disso, será realizada a “Hackathon – Camping Digital” – competição que reúne programadores para desenvolver a melhor solução para um determinado desafio – em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), com o objetivo de promover soluções inovadoras e tecnológicas, de acordo com o tema do evento.

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, comemorou o número de inscritos do hackathon, que chegou a 220, e ressaltou a importância da maratona para a Paraíba. “Essa é a oportunidade de levar problemas para os jovens que serão solucionados através da tecnologia e inovação. Fico entusiasmada com o resultado que poderemos ter, porque serão novas mentes pensando e espero que eles  possam trazer soluções viáveis para o estado da Paraíba”, destacou.

Para Percival Henriques, presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), o tema da Expotec é importante para incentivar a criação de novas tecnologias com o intuito de preservar o meio ambiente. “Precisamos pensar sobre isso e principalmente agir, com uma tecnologia que resolva o problema na Caatinga, no nosso semiárido, o problema da água. Precisamos tomar consciência de que é grave e além de tomar a iniciativa, cobrar de quem possa fazer mais”.

A solenidade de abertura da Expotec contou, ainda, com a presença do representante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Buba Germano; do superintendente da Funetec-PB, Rodrigo Barreto; do secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Guido Lemos; da reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho; e da vice reitora da UFPB, Liana Filgueira.

Sobre a Expotec – A Expotec é promovida pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e recebe o apoio do Governo do Estado. Em sua 10ª edição, a expectativa é que cerca de 4 mil pessoas participem ao longo dos quatro dias, distribuídas nas salas de conferência, estandes de exposição e arenas de competição.

Continue Lendo

Paraíba

São Miguel de Taipu: Daniella Ribeiro participa de inauguração do Aeroclube José Targino Maranhão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou no sábado (23/11), junto de outras autoridades, da inauguração do Aeroclube da Paraíba – José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu. A solenidade também comemorou os 84 anos do Aeroclube da Paraíba.

Daniella disse que a inauguração do Aeroclube é um passo a mais para o desenvolvimento da aviação no Estado e, também, para a economia da Paraíba como um todo. Lembrou do investimento de quase R$ 8 milhões, enviados por ela e pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, para obras de infraestrutura no município de São Miguel de Taipu, o que possibilitou a instalação do Aeroclube na região.

A senadora disse ainda que é merecida a homenagem ao ex-governador José Targino Maranhão, que faleceu em 2021, em consequência da COVID-19, e que era apaixonado por aviação (por isso a homenagem). A viúva de José Maranhão, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, esteve presente ao evento, ao lado de familiares.

O diretor-presidente do Aeroclube, Alberto Gomes, destacou que o dia “é histórico, e demonstra a união, força e capacidade de desenvolvimento que a Paraíba e, também, a aviação tem”.

O vice-diretor do Aeroclube, Venâncio Alencar, disse que a união foi fundamental para que o dia de hoje se tornasse real. “Hoje, ao olharmos para essa nova pista, é símbolo da nossa força e união. Estamos fazendo história nesse espaço”, afirmou.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, o deputado federal Mersinho Lucena, além de deputados estaduais e vereadores do município de São Miguel de Taipu.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do AGIR 36 Paraíba pedirá suspeição de ministro do STJ; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do Partido Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, confirmou que pedirá “suspeição” do ministro Antônio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por emitir uma fala capacitista em desfavor de pessoas atípicas e, consequentemente, suas respectivas famílias que se sentiram atingidas.

Segundo Flávio, o ministro afirmou que Autismo é “problema” e que clínicas são “passeios na floresta“.

Flávio Moreira, que também é advogado, ainda afirmou que buscará o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), especificamente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, junto à questão.

O político é ferrenho defensor da causa atípica e, há anos, milita em favor do respeito e inclusão social desta parcela da sociedade.

Confira o post:

REVOLTANTE!!!
Mais um episódio, dos quase diários, que as famílias atípicas passam em um mundo capacitista, elitista, preconceituoso e ignorante. Desta vez, o mais grave é que vem de um MAGISTRADO, que tem a função de julgar demandas sobre o tema.

Enquanto partido político comprometido com a inclusão, iremos encaminhar ao nosso presidente @daniel.sampaiotourinho do @nacionalagir36 um pedido para que nossa instância maior vá ao @cnj_oficial buscando a suspeição do ministro em comento [sic] para que o mesmo seja IMPEDIDO de julgar causas que envolvam o tema, visto que o ponto de vista apresentado fere mortalmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Berenice Piana.

Iremos também acionar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB para que se posicione frente ao caso. Não vamos nos calar diante de tamanho absurdo!

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve acontecer nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No entanto, o parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

 

Continue Lendo