A experiência exitosa do setor de odontologia do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) será um dos destaques da 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) – Brasil Sorridente, que será realizada em Brasília no mês de novembro deste ano. A apresentação se dará por meio do trabalho intitulado: Processo de Trabalho da Odontologia em Hospital da Rede Estadual de Saúde da Paraíba, produzido pela equipe de Odontologia, gestão multidisciplinar e direção do HSGER, bem como pela gerência multidisciplinar e direção de atenção à saúde da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde).
De acordo com Andreia Medeiros, responsável técnica pela Odontologia do HSGER, os trabalhos submetidos abordam experiências exitosas relacionadas a eixos estratégicos que qualificam a PNSB no âmbito assistencial, de gestão e educacional. A experiência que será apresentada, segundo ela, esclarece sobre o fluxo de trabalho e diferentes atuações do cirurgião-dentista em ambiente hospitalar, junto com a equipe multidisciplinar, para embasar futuros planejamentos e ações da odontologia hospitalar no SUS.
“Para mim é muito gratificante ver nosso trabalho local, aqui da Paraíba, ser divulgado em nível nacional. Também estou muito feliz em ter a oportunidade de celebrar, junto com os outros dentistas e toda a gestão nacional de saúde bucal, os 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal, que permitiu a saúde bucal estar inserida nos três níveis de atenção, inclusive no hospital, garantindo aos pacientes esse acesso que é tão importante”, afirmou Andreia.
Completando 20 anos em 2024, o programa Brasil Sorridente já promoveu significativos avanços na saúde bucal no país. Este ano, foram destinados ao programa R$ 4,3 bilhões, o maior investimento da história para combater a dificuldade de acesso a tratamento odontológico no país, refletindo em um aumento de 126% em relação a 2023.
A diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, reforçou a importância de compartilhar o processo de trabalho da Odontologia no HSGER para consolidação e padronização das ações e cuidados odontológicos em ambiente hospitalar.
“A cobertura odontológica nos diferentes setores do hospital foi ampliada e a comunicação e integração com a equipe multidisciplinar também melhorou. Além disso, por meio da gestão da PB Saúde, implantamos indicadores assistenciais e estamos realizando monitoramento para avaliação e planejamento das ações. Com isso ofertamos cuidado e conforto bucal aos pacientes internos e buscamos minimizar a ocorrência de infecções secundárias, o que diminui o tempo de internação e melhora a qualidade de vida dos nossos pacientes”, frisou a gestora.
Andreia ressaltou ainda que o serviço de Odontologia hospitalar é uma especialidade nova que foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) no ano passado. “Então, disseminar essas informações, esses fluxos e processo de trabalho é de vital importância para servir de exemplo para outros hospitais. Também é muito relevante discutirmos as dificuldades, as inovações, as conquistas e os avanços que já alcançamos para nortear a continuidade desse processo de trabalho”, relatou.
Brasil Sorridente – Criado em 2004, o programa tirou o Brasil do grupo de países com média prevalência de cárie dentária para o grupo com baixa prevalência, de acordo com ranking da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o Ministério da Saúde, antes da implementação do Brasil Sorridente, o principal suporte disponibilizado na rede pública era a extração dentária.
Atualmente, o SUS oferece ações de promoção da saúde, como fluoretação das águas de abastecimento público, ações de prevenção e recuperação da saúde bucal, inclusive atendimentos com detecção precoce do câncer de boca. As principais diretrizes são baseadas no direito de todos os brasileiros a um sorriso saudável, parte fundamental para uma vida digna, aumento da autoestima e o exercício da cidadania.