A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) e do Departamento de Programas Especiais (DPE), realizou na manhã desta quarta-feira (7) a entrega de medalhas, troféus e certificados para estudantes da Rede Municipal de Ensino que foram destaques na 16ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) e na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa (OBLI). A solenidade aconteceu na Companhia Brasileira de Trens Urbanos de João Pessoa (CBTU-JP).
Participaram da cerimônia de premiação da ONHB 44 alunos e da OBLI, 21. A premiação faz parte da terceira edição do ‘(A)gosto do Estudante: saberes, autonomia e direitos’ que é realizado pela Sedec.
Antes da entrega das premiações, os alunos tiveram uma aula sobre a história da ferrovia, ministrada por Everaldo Ricardo, assessor de Comunicação da CBTU, e também uma palestra ministrada pelo arte-educador da Sedec, Beto Black, sobre a importância do Rio Paraíba e seu entorno.
História – O destaque foi para as alunas Ana Carolina Bezerra Fidelis e Bruna Melo da Silva de Souza, ambas do 9° ano da Escola Municipal Professor Afonso Pereira da Silva.
Pela primeira vez alunas da Rede Municipal conseguiram alcançar a 4ª fase da olimpíada organizada pela Universidade de Campinas, em São Paulo. Momento de celebração para as alunas que receberam certificados de premiação. “Foi uma oportunidade maravilhosa, porque a gente entende que através desse conhecimento novas portas são abertas para a gente, tanto através desses certificados, quanto, por exemplo, no ano que vem que eu vou fazer o primeiro ano de ensino médio. Quem sabe não serei medalhista. Quem sabe não terei nova oportunidade de conhecer novos lugares, novas pessoas, através do meu conhecimento”, disse Ana Carolina Bezerra Fidelis.
Quem também comemorou foi o professor de História das alunas, Fabrício Gomes Alves. “Chegamos nas quartas de final e batemos na trave para entrar na semifinal. Tivemos todo um processo de preparação, com resolução de questões, aulas extras, formação de grupos e muito trabalho. E a dedicação das meninas do grupo foi show de bola. Sem a dedicação delas não teríamos chegado onde chegamos”, disse.
Língua Inglesa – A Rede Municipal participou pela primeira vez da OBLI e já alcançou 21 estudantes premiados.
A Escola Bilíngue Dom José Maria Pires teve duas alunas medalhistas de prata, Mariana Thaís Cardoso Silva e Estér Medeiros de Oliveira Sousa, além de Yasmin Joaquim da Silva, recebeu medalha por menção honrosa.
Das 30 questões da prova, Mariana Thaís acertou 28. Ela ficou surpresa com o resultado. “Foi a primeira vez que eu tinha feito alguma coisa assim, maior. E quando o professor falou que eu tinha recebido a medalha de prata, eu fiquei sem acreditar. Eu não tinha esperança de alcançar um lugar muito alto assim, porque achava que tinha errado mais questões”, comemorou Mariana.
“Foi uma sensação muito boa. É uma prova difícil, que envolve escolas públicas e privadas. A prova é toda em Inglês com texto e áudios para elas ouvirem. Uma prova pesada. Então, eu fiquei muito feliz. É uma sensação muito boa, de que a gente está fazendo um bom trabalho e que está sendo um êxito tanto delas como de toda a equipe de Inglês da escola”, disse o professor de Inglês da Escola Bilíngue, Edmilson Fernandes da Silva Junior.
Durante está terceira edição do ‘(A)gosto do Estudante’ haverá premiação da Olimpíada Brasileira de Robótica, premiações das Olimpíadas Educativas, encontros entre lideranças estudantis, festivais de teatro, música e intervenções culturais em diversas praças da cidade.
“Essa sessão de Jogos e Olimpíadas, que é uma sessão nova dentro da Degef, é muito importante porque a gente começa a perceber quantos alunos se destacam nas escolas da Rede, e às vezes não chega ao conhecimento de todo mundo. Essa premiação é uma forma de destacar, de ver quanto esses alunos se esforçam, juntamente com a gestão e todos os professores”, explicou a coordenadora da Seção de Jogos e Olimpíadas da Sedec, Consolação Policarpo.
Ao final da premiação os alunos fizeram uma viagem de trem para a cidade de Cabedelo.
Confira imagens: