Nos acompanhe

Paraíba

Paraíba participa da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

Publicado

em

Acomitiva de 14 pessoas da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) participa da etapa nacional da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que começou nessa terça-feira (30), em Brasília, e vai até esta quinta-feira (01) de agosto. Após 14 anos da última edição, o evento foi aberto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra do MCTI, Luciana Santos, do secretário-geral da CNCTI, Sergio Rezende, entre outras autoridades do Governo Federal.

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, a Conferência marca também o lançamento do primeiro plano nacional sobre Inteligência Artificial (PBIA). O documento cria uma nova fase para o desenvolvimento e a diminuição da desigualdade social.

Embora seja a quinta edição nacional, essa é a primeira vez que a Paraíba participa ativamente da Conferência. Ao todo, o Estado apresentou quase 40 propostas, entre elas está o aumento dos financiamentos para as pesquisas e preservação dos biomas da Mata Atlântica e da Caatinga e de Transição Energética.

No mês de março deste ano, o Governo do Estado, por meio da Secties e da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), realizou a etapa estadual, reunindo instituições de Ensino e Pesquisa; setores empresariais, organizações da sociedade civil e toda comunidade para a construção de um plano de ações e projetos de políticas públicas em diversas áreas da Paraíba.

As propostas para políticas de CT&I foram coletadas durante as etapas regionais e integraram o relatório nacional que foi entregue ao presidente. Por fim, essas ideias irão compor a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI 2024-2030) a ser desenvolvida pelo MCTI. Na Paraíba, foram ouvidos cientistas, pesquisadores e a população em geral durante as Conferências que aconteceram nos municípios de Sousa, Campina Grande e em João Pessoa.

O secretário Claudio Furtado destacou a importância da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento não só da Paraíba, como do Brasil. “Isso é muito importante porque hoje há temas que foram discutidos apenas na Paraíba e que agora estão sendo debatidos aqui, como as políticas de diplomacia na área de energia”, conta o secretário. “Conseguimos colocar esses temas em discussão nacionalmente e tivemos uma participação efetiva do Governo do Estado. Atualmente, temos 14 pessoas da secretaria participando. A delegação da Paraíba, incluindo instituições de ensino superior e de pesquisa, conta com mais de 30 pessoas, demonstrando uma participação bastante ativa nesta 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, disse.

O secretário-geral da 5CNCTI, Sergio Rezende, pontuou a importância da CT&I para o desenvolvimento do País e afirmou que o Brasil precisa de mais orçamento para a área, sugerindo a criação de novos fundos. “Nós estamos aqui na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que é realizada 14 anos depois da quarta, que foi no último ano do governo do presidente Lula, em 2010. Nessa conferência, eu tive a satisfação de encontrar aqui o secretário de Ciência e Tecnologia da Paraíba, meu colega e amigo Claudio Furtado, e tô vendo o papel importante da Paraíba nesta conferência. Estou duplamente satisfeito, primeiro pelo sucesso da conferência e agora por ver a Paraíba participando ativamente”, disse.

Para o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Rangel Junior, a delegação da Paraíba em Brasília está representando, acima de tudo, o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação. “A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é a culminância de um debate que vem ocorrendo desde o início do ano em todo o país. Agora, nós estamos aqui trazendo a contribuição da Paraíba e da região Nordeste para buscar alavancar o futuro do Brasil”, disse.

Representantes da Organização dos Jovens Indígenas Potiguara da Paraíba (OJIP), também estão presentes na Conferência. “É imprescindível a participação dos povos indígenas na Conferência Nacional, pois temos que debater e pensar acerca das políticas que são engendradas no território, os impactos ocasionados para a construção de políticas sustentáveis, políticas que vão atender às nossas necessidades. Nada melhor que a nossa participação para ouvir as nossas demandas, as nossas necessidades, para a construção de políticas sustentáveis e direcionadas à proteção territorial”, falou Thierry Potiguara.

5CNCTI
A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI) foi lançada pelo presidente Lula em 12 de julho de 2023, por meio do Decreto Presidencial Nº 11.596. O encontro é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo ministério.

O principal objetivo é discutir com a sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) até 2030, com recomendações para os próximos 10 anos. A 5ª Conferência conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e da Finep.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta quarta-feira (18/09), Campina lidera o ranking com 71 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (65), Bayeux (31) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 508 (quinhentas e oito) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 44170 (quarenta e quatro mil, cento e setenta) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo à educação infantil e construção de novas creches é compromisso de Eduardo para Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (18/09) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é o incentivo à educação infantil. O Plano de Governo conta com construção de novas creches com destaque para o Vale do Camaratuba e outros bairros da zona urbana, além de programas de capacitação para educadores e cuidadores infantis, apostando em práticas pedagógicas inovadoras que promovam o desenvolvimento integral das crianças.

“Tô pronto pra firmar um compromisso com a educação infantil e o futuro das nossas crianças. Queremos garantir que os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão em boas mãos. Mamanguape merece mais oportunidades para crescer e se desenvolver, começando pela base: a educação!”, disse Eduardo.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

Doutora Paula parabeniza TRE por indeferimento da candidatura de Chico Mendes: “Ele tentou burlar a lei”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Doutora Paula (PP), durante sessão desta terça-feira (17/09) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) parabenizou o Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) que indeferiu a candidatura do deputado Chico Mendes a prefeito de Cajazeiras. De acordo com a deputada, Chico tentava burlar a lei para se beneficiar com um terceiro mandato de prefeito.

“O meu bom dia hoje é todo especial para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Hoje quero parabenizá-los, juízes, desembargadores, desembargadoras e a presidente, desembargadora Agamenilde Dias, por uma razão justa, correta; o indeferimento da candidatura do deputado Chico Mendes que tentou burlar a lei para conseguir um terceiro mandato. Foi uma decisão tomada por homens e mulheres que conhecem a lei, homens que conhecem o direito, que conhecem a justiça e a jurisprudência”, afirmou.

Para a parlamentar, com a decisão de indeferimento de candidatura, prevaleceu a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o terceiro mandato. “Chico Mendes tentava burlar a lei como de costume, por isso parabenizo o a corte do egrégio TRE-PB formado por conhecedores da lei e digno de respeito e admiração dos paraibanos”, concluiu.

Continue Lendo