Nos acompanhe

Paraíba

Saúde inicia preparativos para Campanha de Vacinação contra Raiva Animal na Paraíba

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, deu início aos preparativos para o dia D de Vacinação contra a Raiva Animal, que vai acontecer no dia 31 de agosto, em toda Paraíba. A iniciativa dos preparativos tem o objetivo de garantir que todos os municípios do estado estejam abastecidos com os insumos necessários para a realização da campanha.

De acordo com o chefe da Área Técnica do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, Assis Azevedo, foram realizadas reuniões na sede das 12 Gerências Regionais de Saúde e com municípios correspondentes repassando as informações sobre a operacionalização da campanha, visando uma boa cobertura vacinal, período da campanha, informes técnicos e tirando dúvidas junto aos técnicos dos diversos municípios.

“A partir do dia 12 de agosto, a SES iniciará a distribuição dos insumos necessários (vacinas, seringas e agulhas) para as Gerências Regionais de Saúde e esta faz a repartição aos municípios correspondentes. Lembramos que a vacina é destinada, exclusivamente, para cães e gatos a partir de três meses de idade e não tem contraindicação”, explicou.

Na Paraíba, a meta é imunizar 820.532 mil animais, sendo 602.378 cães e 218.154 gatos. Para isso, serão colocados à disposição da população mais de 800 postos de vacinação espalhados nos 223 municípios do estado, que funcionarão das 8h às 17h, no dia D de Vacinação, mobilizando aproximadamente seis mil profissionais de saúde.

Desde 2008, o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde disponibiliza a Vacina de Cultivo Celular para cães e gatos, que tem uma melhor resposta imunológica e ação mais duradoura, sendo uma ação pactuada junto à tripartite e que faz parte do Plano de Eliminação da Raiva Humana transmitida por cães, principal fonte de infecção no ciclo urbano.

Todas as Gerências Regionais de Saúde e o Nível Central estarão de plantão no dia 31 de agosto – dia D de Vacinação – dando suporte aos municípios quanto aos insumos e dúvidas que possam acontecer.

“Vale ressaltar que o último caso de raiva canina ocorrido na Paraíba foi em 2021 e na campanha serão utilizadas seringas e agulhas descartáveis na proporção de uma seringa e uma agulha para cada animal vacinado, propiciando uma melhor qualidade no serviço, evitando possíveis contaminações”, reforçou Assis Azevedo.

A Paraíba não registra caso de raiva humana transmitida por cães (Variante 1 e 2) há 25 anos. Os últimos casos da doença na Paraíba em humanos ocorreram em 1999, cujo animal agressor foi o cão, nos municípios de Queimadas e João Pessoa.

Os últimos casos de raiva humana ocorridos na Paraíba com variante de outras espécies animais foram em 2015, no município de Jacaraú, onde o animal envolvido no acidente foi um felino, porém o vírus identificado foi o da Variante 3, oriundo dos morcegos hematófagos e o outro foi no ano de 2020 no município de Riacho dos Cavalos, tendo como animal agressor a raposa, da Variante oriunda dos canídeos silvestre.

Como identificar a raiva nos cães – Alguns sinais podem indicar a ocorrência de raiva em cães, como anorexia, febre, agitação, disfagia, desatenção, elevação da temperatura, aumento das pupilas e principalmente alteração de comportamento. Conforme a doença se agrava, também é possível perceber a dificuldade em engolir, salivação em excesso, falta de coordenação das patas e paralisia, sendo facilmente atropelado e, por isso, recomendamos todo cuidado ao socorrer um animal atropelado. A partir dessa etapa, a raiva costuma evoluir rapidamente para o óbito.

Orientamos a necessidade de procurar o serviço de saúde mais próximo da sua residência em todos os casos de agressões por animais mamíferos, únicos animais susceptíveis ao vírus rábico, transmitida ao homem, principalmente através da mordedura desde que estejam doentes (infectados), e é caracterizada por um quadro neurológico que evolui para óbito em poucos dias.

A doença – A raiva é uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio da mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda. A transmissão ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado penetra no organismo.

A doença acomete o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. É letal em aproximadamente 100% dos casos, por ser causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais, e a única forma de evitá-la é pela vacinação anual, que não tem contraindicação.

A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva para os humanos. Deve-se sempre evitar se aproximar de cães e gatos sem donos, soltos nas ruas, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta sexta-feira (20/09), Campina lidera o ranking com 77 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (67), Bayeux (34) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 536 (quinhentas e trinta e seis) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 48011 (quarenta e oito mil e onze) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Pedro Cunha Lima confirma presença em agenda de campanha de Rúbia neste sábado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado federal e dirigente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima, publicou vídeo nas redes sociais confirmando presença em compromisso de campanha deste sábado (21/09) da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil).

O evento ocorrerá no comitê da prefeitável, localizado na Rua Coronel Marcolino Pereira Lima, e começa às 07h da manhã.

“Deixo aqui o convite para que você participe também, fortaleça esse movimento pela mudança que a cidade merece experimentar. A gente tem muita convicção que com Rúbia Princesa vai se desenvolver em um ritmo mais acelerado, vai ter um trabalho mais eficiente sendo entregue. Ela tá com muita disposição pra oferecer o seu melhor à cidade”, afirmou.

Rúbia disputa ao cargo de chefe do Executivo municipal pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e tem Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo