Aulas de Programação com utilização de plataforma APP inventor do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Parece difícil, mas para 5 mil alunos da rede municipal de ensino de João Pessoa beneficiados este ano, esses são termos bem comuns para o cotidiano deles. É que esses estudantes fazem parte da Iniciativa Code (Codificar para Desenvolver) – um projeto realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio das Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e de Ciência e Tecnologia (Secitec), em parceria com a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB).
Em 2024, o projeto está em sua segunda edição, com 11 mil vagas oferecidas, sendo mil vagas para monitores. Já estão inscritos mais de 5 mil alunos e as vagas estão abertas para o caso de novas demandas (inscrições) que surgem à medida que o projeto vai sendo executado. Alguns, inclusive, já estão sendo premiados por desenvolverem aplicativos que promovem melhorias ao meio ambiente e a conscientização sobre a causa animal. Para o futuro, a pretensão é trabalhar a Inteligência Artificial (IA).
“O pensamento para o futuro é lançar um edital com o projeto chamado Inteligência Artificial na Educação. Queremos ensinar a programação de ferramentas de IA. A proposta também pretende personalizar desafios e tarefas como mapear onde o aluno tem um ponto fraco no aprendizado e usar a IA para melhorar a interação, além de prever o comportamento do estudante para entender porque alguns desistem do projeto”, declarou o secretário de Ciência e Tecnologia da Capital, Guido Lemos.
O secretário explica que o monitor selecionado recebe uma bolsa mensal de R$ 300 e o tutor recebe uma bolsa mensal de R$ 700. “É muito importante porque os alunos entendem o que está acontecendo. Esses meninos e meninas começam a ter uma noção do papel da escola, do conhecimento se transformar em recursos. Eles percebem que se forem bons estudantes, podem ganhar financeiramente com isso e a renda já ajuda com os gastos da família”, enfatizou Guido Lemos.
A Iniciativa Code é voltada para alunos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, compreendendo a faixa etária de 11 a 16 anos. São mais de 140 tutores – alunos (as) – das Universidades Federais (UFPB e IFPB), atuando diretamente no projeto em conjunto com 473 alunos monitores das 61 escolas envolvidas, coordenados por professores Mestres e Doutores do IFPB e UFPB da área da computação e ensino.
Resultados – O diretor do Departamento de Robótica da Sedec-JP, Élisson Silva, também comemora os resultados e fala da importância da Iniciativa Code para a rede municipal de ensino. “Trata-se de um projeto de grande importância por trazer o pensamento computacional aos alunos e acesso a lógica de programação, e desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, trabalho em equipe, empreendedorismo e criatividade”, frisou.
Élisson elenca os frutos do projeto. Em outubro do ano passado, por exemplo, foi lançado o edital do Festival de Aplicativos da Iniciativa Code das Escolas Municipais, com premiação entregue na semana de Tecnologia ocorrida em novembro. O festival teve o objetivo de promover a criatividade dos alunos integrantes do projeto através da construção de aplicativos para dispositivos Android na plataforma MIT App Inventor. Foram 2.884 aplicativos inscritos, com 104 aplicativos selecionados por uma banca de professores do IFPB e da UFPB, para concorrer em uma votação popular, sendo os três primeiros colocados premiados com R$ 5.000,00 a equipe.
“Essas participações já no início do projeto são os primeiros resultados dos muitos que podem ser obtidos, com a integração do ensino de Programação nas escolas do ensino fundamental do município de João Pessoa através da Iniciativa Code, projeto que permitiu o acesso ao pensamento computacional e a lógica de programação aos alunos da rede municipal de ensino”, completou Élisson.
Aplicativos para o Meio Ambiente – No sábado (27), alunos das Escolas Municipais Fenelon Câmara, Afonso Pereira da Silva e Índio Piragibe foram as campeãs do Hackathon Ambiental promovido pela Prefeitura de João Pessoa. Os alunos vencedores desenvolveram aplicativos que tratam de reciclagem e causa animal. Este último incentiva a adoção de animais e já conquistou até alguns adeptos que adotaram pets por meio do app.
Os três finalistas receberam uma viagem para visitar a sede da empresa multinacional de softwares e serviços online Google LLC, em São Paulo, kits com brindes e certificado de participação no evento. Os demais receberão certificado de participação.
Maria Eduarda, da Escola José Américo de Almeida, não está entre os vencedores, mas revela a alegria de participar do projeto. “Foi muito gratificante participar do Hackathon, porque é uma experiência simplesmente incrível e inesquecível. Eu, como estudante, sei que meus pais não tiveram a mesma chance que eu. Então, eles poderem ver como está se tornando a escola pública, é uma maravilha! Não há tantas pessoas assim no mundo, ou até mesmo no Brasil, vamos dizer, que tem essa possibilidade. Isso é muito gratificante”, falou.
O estudante Arthur Pedro, da Escola Municipal Presidente João Pessoa, no bairro Jardim Veneza, concorda com Eduarda. “É uma sensação única! Eu sou da equipe de desenvolvimento Code, eu e outros três amigos, é uma oportunidade que a gente está tendo, graças a muito esforço. É só agradecer a toda a coordenação desse projeto”, acrescentou.