Nos acompanhe

Negócios

Diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil aumenta as chances de cura, aponta especialistas

Publicado

em

O câncer infantojuvenil já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mas, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são altas.

diagnóstico precoce e o tratamento do câncer infantojuvenil é o tema do episódio desta semana do “Sem Contraindicação”, o videocast da Unimed João Pessoa. A apresentadora Linda Carvalho recebeu a oncologista pediátrica Andréa Gadelha, coordenadora médica da Unidade de Oncologia da Unimed João Pessoa, e a psicóloga Gessiane Karla, da equipe do Hospital Pediátrico Unimed (HPU).

Estimativas do Inca apontam que 7.930 novos casos de câncer infantojuvenil devem ser diagnosticados, por ano, no triênio de 2023 a 2025. O tipo mais comum é a leucemia, que responde por 30% dos casos.

PERCENTUAL ALTO DE CURA

De acordo com Andréa Gadelha, o percentual de cura do câncer infantojuvenil, quando diagnosticado precocemente, é de 70% a 80%, um índice considerado alto. “Em relação a adulto, [o percentual de cura] está acima. A criança cura mais”, destacou. As visitas regulares ao pediatra são fundamentais para que a doença seja identificada já no início. “O pediatra tem preparo total para dar um diagnóstico precoce e isso é fundamental para esse resultado”, disse.

A psicóloga Gessiane Karla comentou que algumas pessoas ainda têm uma visão voltada para o passado, quando o câncer era visto como uma doença aguda e fatal. Mas, a medicina avançou e hoje isso mudou. “A gente precisa reforçar que [o câncer] é uma doença crônica e passível de cura”, reforçou. A psicóloga também destacou a importância do apoio emocional durante todo o processo de diagnóstico e tratamento da doença, não só para criança ou adolescente, como para toda a família.

PERIGO NA REDE

A médica Andréa Gadelha alertou que, no início do diagnóstico, as famílias devem evitar o uso da internet para pesquisar sobre o câncer. “A internet, nesse momento do diagnóstico, é perigosa. Ela maltrata mais a família do que qualquer outra coisa”, disse.

Ela explicou que, geralmente, os casos publicados envolvem tumores complicados, raros e difíceis de tratar. Isso gera uma realidade distorcida – e muita ansiedade para a família. “O tumor que tem o tratamento habitual aquela família não vai ver. Então, ela vem apavorada [para o consultório]”, explicou. A orientação da médica é que a família converse com o oncologista que ele vai indicar, no momento certo, o material mais adequado onde buscar informações.

ONDE ASSISTIR

Produzido pela equipe de Comunicação da Unimed João Pessoa, o videocast “Sem Contraindicação” é publicado toda quinta-feira no YouTube e no Spotify. O acesso a esses canais pode ser feito pelo Portal Unimed JP, que tem uma seção exclusiva sobre o videocast. Pelo portal ou pelo Instagram da Unimed João Pessoa, também é possível interagir com a equipe responsável pela produção.

Continue Lendo

Negócios

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo

Negócios

Humorista Tirullipa faz show na Capital em novembro, no Teatro Pedra do Reino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Se prepare para rir muito, João Pessoa, que o Tirullipa tá levando uma terceira dose super especial de muito humor e alegria para você e para toda sua turma, no dia 17 de novembro às 20h, no Teatro A Pedra do Reino.

Nessa apresentação, o comediante não vai poupar os detalhes mais engraçados da sua família. Ele fala do pai, mãe, avô, sogro, sogra e até das filhas, ou seja, vai expor todo mundo! O seu cotidiano também é assunto, contando tim-tim por tim-tim as suas experiências e os seus causos.

O espetáculo do rei das paródias tem piada, tem música e claro, tem as paródias das músicas que fazem sucesso na internet.

SOBRE O TIRULLIPA

Nascido em Fortaleza, Everson de Brito Silva, conhecido como Tirullipa, atraiu holofotes ainda na infância. Filho do grande humorista cearense Tiririca, com apenas 10 anos já mostrava a veia humorística que herdou do pai, na época, o imitando como o “Tiririca Júnior”. Sucesso em espetáculos no circo da família e programas de auditório, cresceu e se destacou por onde passava. Com talento de sobra para fazer rir, Tirullipa consegue arrancar gargalhadas daqueles que cruzam seu caminho. Como verdadeiro show man, leva ao palco um humor sincero e puro, seja através de suas piadas, caracterizações ou peças de famosos palhaços circenses, gerando no público emoções nostálgicas e boas risadas. Entre os personagens de maior destaque do humorista estão o pai Tiririca, Mulher Rapadura, Piriguete Sem-Calo, Tantan Santana (Luan Santana), Katitta (Anitta) e Elsa (Princesa do filme Frozen).

FICHA TÉCNICA:

ELENCO E ROTEIRO: Tirullipa
DURAÇÃO: 90 min
CLASS. INDICATIVA: 14

SERVIÇO:

Local: Teatro A Pedra do Reino
Horário: 20h
Ingressos Online: https://www.ingressonacional.com.br/evento/28918/tirulipa
Vendas em loja física: Mioche Mag Shopping
Realização: JDProduções e NonStop
Mais informações: (83) 98797 6879

Continue Lendo

Negócios

‘Sem Contraindicação’ desta quinta fala sobre doenças autoimunes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na edição desta quinta-feira (19/09), o “Sem Contraindicação” irá promover debates acerca das doenças autoimunes.

Com a apresentação de Linda Carvalho e a presença de especialistas convidados, o vídeocast irá abordar métodos de tratamentos que portadores de doenças autoimunes podem adotar para ter uma vida com mais conforto e qualidade.

VÍDEOCAST

O videocast “Sem Contraindicação” vai ao ar toda quinta-feira, ao meio-dia, no canal da Unimed João Pessoa no YouTube e no Spotify. Cada episódio, traz sempre dois convidados, que abordam temas relacionados a saúde, qualidade de vida e bem-estar.

As informações completas sobre o programa estão no Portal Unimed João Pessoa: www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao. Na página, ficam disponíveis os links para acesso ao canal da Unimed JP no YouTube e no Spotify, além de espaço para as pessoas enviarem sugestões para o programa.

Continue Lendo