Nos acompanhe

Negócios

Mostra “retinta”, de Renata Cabral, pode ser conferida até 26 de agosto em João Pessoa

Publicado

em
Beleza, força, sexualidade e resiliência feminina. Esta é a base da mostra “retinta”, da artista paraibana Renata Cabral, que fica até o dia 26 de agosto no Cantarelli, espaço que une as experiências artística e gastronômica, localizado no bairro Cabo Branco, em João Pessoa. São 11 painéis que desconstroem os conceitos clássicos de beleza, partindo inicialmente de uma representação à brasileira de personagens da mitologia grega, chega à uma narrativa íntima e apaixonada que abraca a religiosidade africana.
Seu olhar único e autêntico, comunicam a coragem de uma artista que, com intensidade, deleita-se nas próprias memórias dando um sentido intencional às suas vivências, sem receio de ser vulnerável. Seu traço expressionista cheio de movimento e suas cores vibrantes estão presentes nas obras, fugindo dos rótulos acadêmicos e  diferente de tudo que já criou artisticamente. “A exposição ‘retinta’, assim mesmo, com a letra inicial minúscula, desconstruindo os conceitos da gramática e construindo uma nova Renata, onde a liberdade a deixa distante da perfeição artística. Uma verdadeira ebulição de sentimentos doma seus sentidos, colocando-a frente a frente com suas versões inexploradas”, comenta a curadora Amanda Costa.
Renata Cabral conta que sua nova exposição gira em torno da paixão. “A intensidade desse forte sentimento fica evidenciada no tempo que despendi para produzir esses 11 grandes painéis: apenas 26 dias! Essas obras, despretensiosas e espontâneas, eternizaram um encontro que, apesar de ter durado apenas uma noite, permaneceu estimulante e iluminou toda a minha produção artística, como um filho gerado em um único momento. Como é possível alguém não ter experimentado, ao menos uma vez na vida, uma paixão assim?”, brinca Renata.
A paixão, de fato, imprime sua fase “neokahliana”, uma referência a Frida Kahlo, pela natureza apaixonada e autobiográfica da exibição. “Quais os sintomas da paixão? Estamos apaixonados? Queremos estar? As obras de Renata Cabral nos levam a esses questionamentos de forma despretensiosa e leve. Esse é o momento de reviver e se conectar com essas sensações pulsantes que faz cada respiração valer à pena”, completa Amanda.
A tela que abre a série, intitulada “A nova Helena de Troia”, propõe a representação da mulher bela pela própria natureza, distante dos padrões “clássicos” herdados com a colonização. Na pintura, a própria Helena, mulher mais linda da narrativa homérica, é retratada com traços negros, fortes, retinta. Essa autodescoberta de uma beleza decolonial se desdobra em paralelo com o enredo da exposição, onde as obras de arte ficam dispostas por quatro ambientes do local da exposição, evidenciando para os espectadores a expectativa, o encontro, a saudade e a espera. Ainda compõem a exibição as obras: “Eros e Psique”, “Como um mutante”, “Dois animais ou futuros amantes”, “Banquete ou Pés descalços”, “Saudade danada”, “Céu de quadros”, “Quero beijos sem tréguas”, “Seu nome na encruzilhada”, “Oferenda” e “Sempre ou O último pretexto antes de um novo”.
Sobre a artista –  A paraibana Renata Cabral ganhou visibilidade pelos portraits femininos com traços neoexpressionistas e grandes olhos, o que a levou a exposições icônicas que marcaram a sua trajetória, como Flórida (2014) e Paris, no Carrousel du Louvre (2015). Em 2019 foi reconhecida com Voto de Aplausos pela Câmara de Vereadores de João Pessoa. Recebeu Menção Honrosa no 28o Salão de Artes de Rio Claro/SP, em 2010. Artista autodidata, Renata é advogada, doutoranda em Ciências das Religiões e mestra em Filosofia (UFPB), e mãe de quatro filhos. Instagram: @renatacabral_art.
Serviço: Mostra “retinta”, de Renata Cabral
Horário da visitação: De terça a sábado, a partir das 19h, aos domingos das 10h às 12h
Data: até o dia 25 de agosto
Endereço: Espaço Cantarelli – Rua Maria Loureiro Franca, 45. Cabo Branco, João Pessoa
Entrada gratuita.

Continue Lendo

Negócios

Corrida da Unimed JP terá percurso para crianças a partir de dois anos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

corrida de rua que a Unimed João Pessoa vai realizar no dia primeiro de dezembro terá um percurso especial para crianças a partir de dois anos de idade. A finalidade é incentivar a prática de atividades físicas desde cedo.

O “Family Run” terá um quilômetro de percurso e é exclusivo para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhadas de um responsável. As inscrições estão sendo feitas pela internet no endereço www.unimedjp.com.br/corridasunimed.

Para acompanhar a criança, o responsável precisa estar inscrito em um dos outros percursos disponíveis. Além do “Family Run”, a corrida terá 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; e 5 quilômetros para cadeirantes. A largada e chegada serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra.

PREÇO PROMOCIONAL

O primeiro lote é exclusivo para clientes, médicos cooperados e funcionários da Unimed João Pessoa e custa apenas R$ 89,90. Além da taxa, o participante precisa doar dois quilos de alimentos não perecíveis, que devem ser entregues no momento da retirada do kit, nos dias 29 e 30 de novembro, no Espaço Vida.

Para aproveitar o valor promocional do lote exclusivo, é preciso informar o número da carteira do plano de saúde, além dos demais dados de identificação.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida, estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Negócios

Roots Talent oferece curso de ferramentas de análise comportamental

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
A crescente busca por autoconhecimento e desenvolvimento profissional motivou a Roots Talents, empresa especializada em treinamentos e recrutamentos, a lançar um novo curso focado em análise comportamental. Com o nome “Ferramentas de Análise Comportamental”, o curso será ministrado por Márcia Peixoto, especialista em recursos humanos e psicóloga, no dia 28 de setembro, no Instituto Euvaldo Lodi (IEL) na Paraíba.
O treinamento irá proporcionar uma imersão nos conceitos de DISC, sabotadores e dominância cerebral, oferecendo aos participantes uma oportunidade única de aprimorar a compreensão dos perfis comportamentais e superar desafios. “O objetivo é capacitar líderes, gestores e  profissionais de RH para que possam aplicar essa ferramenta e obter resultados mais assertivos em suas análises de comportamento, seja em seleção ou no desenvolvimento da equipe”, explica a psicóloga.
Márcia Peixoto ressalta a aplicabilidade do método. “Essas ferramentas comportamentais não são exclusivas de psicólogos. Elas são extremamente assertivas e podem ser aplicadas por profissionais de diferentes áreas para analisar o comportamento no ambiente de trabalho”, detalha.
O curso será realizado no Instituto Euvaldo Lodi- IEL PB, na avenida Epitácio Pessoa-1010, os ingressos  podem ser adquiridos facilmente pelo Sympla pelo link https://www.sympla.com.br/evento/curso-de-ferramentas-de-analise-comportamental/2604813  , que também fornece todas as informações do evento de forma prática.  O credenciamento terá início às 08h, com programação até às 16h.
Sobre a Roots Talent – Especializada em gestão de pessoas, a Roots Talent tem o propósito de conectar pessoas às organizações por meio de serviços de consultoria, treinamentos organizacionais, diagnóstico de perfis e outros, de forma que se sintam pertencentes. Sob direção de Márcia Peixoto, psicóloga especialista em RH com aproximadamente 30 anos de atuação na área de Gestão de Pessoas, a Roots atende organizações de diversos segmentos no Brasil. Para saber mais sobre a empresa,  siga @rootstalent no Instagram. O e-mail [email protected] . Para saber mais sobre a empresa,  o Instagram é @rootstalent.

Continue Lendo

Negócios

Lavagem profissional é aliada no combate a ácaros: dermatologista alerta sobre riscos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A presença de ácaros em roupas e tecidos pode trazer sérios riscos à saúde, especialmente para pessoas alérgicas e com sensibilidade na pele. De acordo com a dermatologista Marla Rocha, professora da pós graduação de Dermatologia na Afya Educação Médica, os ácaros são artrópodes que se alimentam de materiais com alto teor de proteínas, como a pele humana. Entre os mais conhecidos, o Sarcoptes scabiei se destaca por causar a escabiose, popularmente conhecida como sarna humana. “Esse ácaro se alimenta da camada mais externa da pele, onde abre túneis, se reproduz e deposita ovos”, explica a especialista.

Além de ser altamente transmissível, a escabiose pode se disseminar por meio de roupas não higienizadas corretamente e superfícies como travesseiros e camas compartilhadas. Marla destaca que a falta de bons hábitos de higiene, como não trocar roupas de cama com frequência, é um fator que contribui para o aumento das infestações.

Para prevenir a proliferação de ácaros, a dermatologista recomenda medidas simples, como manter ambientes limpos e trocar a roupa de cama semanalmente. “Pessoas alérgicas devem evitar o acúmulo de poeira em itens como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia. A limpeza da casa com pano úmido também é essencial para remover os ácaros presentes na poeira”, orienta.

Além dos problemas dermatológicos, como coceira e irritações, a presença de ácaros pode agravar quadros respiratórios, como rinites. “Pacientes alérgicos apresentam sintomas como espirros frequentes, prurido no nariz e ouvidos, coriza e até lacrimejamento dos olhos”, alerta Marla.

Higiene correta e completa – Quando se trata de higienização de roupas e tecidos a lavagem caseira nem sempre é eficaz. Além do risco de desbotar as roupas ou perder acessórios, peças mal lavadas ou mal secas podem contribuir para a proliferação de ácaros na parte interna das fibras.

Nesse contexto, a Minha Lavanderia João Pessoa, franquia nacional com mais de uma década de know how na área, se destaca como uma solução segura e eficaz. Todas as peças são lavadas conforme as instruções das etiquetas, garantindo a preservação das características dos tecidos e a eliminação completa de ácaros e outros micro-organismos. Uma lavagem profissional não apenas remove sujeiras visíveis, mas também garante que os tecidos fiquem livres de ácaros, contribuindo para a saúde e o bem-estar das
pessoas.

Bama e banho – Quando se fala em roupas de banho e cama, os cuidados devem ser redobrados. As roupas de cama e banho desempenham um papel crucial na manutenção da higiene e saúde pessoal e podem ser pontos de proliferação de ácaros, bactérias e fungos, especialmente em ambientes úmidos ou mal ventilados. Para garantir a eliminação desses microrganismos, a Minha Lavanderia recomenda a lavagem semanal das roupas de cama, como lençóis e fronhas, enquanto as toalhas de banho devem ser lavadas a cada três usos e as de rosto a cada dois dias. O uso de água quente e secagem completa são essenciais.

Ao optar por uma lavagem profissional como a oferecida pela Minha Lavanderia, os clientes não apenas preservam a qualidade e a durabilidade dos tecidos, mas também garantem um ambiente mais saudável, livre de microrganismos nocivos.

Além dos serviços básicos, é também uma lavanderia ecológica e utiliza o sistema de lavagem Wet Clean, processo computadorizado que limpa as fibras das roupas com profundidade, sem danificá-las. A Minha Lavanderia trabalha com produtos biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente.

Em João Pessoa, a Minha Lavanderia está localizada na Av. Esperança, 1126, em Manaíra. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h30, e aos sábados das 9h às 13h. Para mais informações, entre em contato no (83) 99161-9340 ou no site https://minhalavanderia.com.br . O instagram é @minhalavanderia.jpmanaira.

Continue Lendo